21 de setembro de 2021

Defesa Civil de Goiás emite alerta de temporais entre quarta e quinta; Catalão e região completa 164 dias sem chuva

Nesta terça-feira (21), a Defesa Civil emitiu alerta para raios, chuvas intensas e vendavais em Goiás entre quarta e quinta. Foto: Arquivo/Badiinho.

A Defesa Civil emitiu nesta terça-feira (21) um alerta de risco para raios, chuvas intensas e vendávais em Goiás entre o meio dia desta quarta-feira (22) até às 12 horas de quinta-feira (23). 

A chefe regional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Elizabeth Alves, explicou em entrevista para emissora de rádio de Goiânia, que isso seria o reflexo da frente fria oriunda do Sul do Brasil que está se deslocando e deve refletir antes do previsto em Goiás. Há previsão de formação de áreas de instabilidade a pancadas de chuvas isoladas na região sudoeste do Estado e em Goiânia. 

 

Onda de calor

O Instituto NAcional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta. O aviso é de onda de calor que pode atingir as regiões do Centro, Leste, Sul, Norte e Noroeste de Goiás. Segundo o aviso as temperaturas podem ficar 5ºC acima da média até às 2o horas desta terça-feira (21). O Inmet orienta entrar em contato com a Defesa Civil, por meio do 199, em caso de dúvidas e orientações. 

Alerta de emergência

No fim de semana, Goiás entrou em alerta de emergência devido aos indíces da umidade relativa do ar ficarem abaixo de 10% em algumas cidades. Altas temperaturas também foram registradas em alguns municípios goianos. 

Climatologia confirmou possibilidades de pancadas de chuva durante essa semana 

Nesta terça-feira (21), Catalão completa 164 dias sem chuva, ou seja, 5 meses e 14 dias. Foto: Badiinho Filho

A segunda-feira foi sem muitas alterações nas condições do tempo que seguiu estável com céu claro e temperaturas máximas elevadas e umidade relativa do ar em declínio no período da tarde. O nascer do sol foi às 06:08hs e o pôr do sol às 18:12hs.

Durante o final de semana foram registrados os seguintes valores dos índices de umidade relativa do ar em Goiás, com isso caracterizando índice de emergência, entre os dias 18 e 19 de setembro de 2021: Jataí: 8%, Goianésia: 8%, Itapaci: 9%, Cidade de Goiás: 9%, Iporá: 10%, Porangatu: 10%, Goiânia: 10%, Aragarças: 9%, Silvania: 12%, Catalão: 10%, Alto Paraiso de Goiás: 12%, Posse: 9%, Bom Jesus de Goiás: 10%.

A semana vai ser movimentada, no decorrer teremos temperaturas altas e umidade relativa do ar baixa. No dia 22/09 às 16h21hs, temos o início da primavera onde iremos comentar suas características em outro informativo, por volta dos dias 24 e 25, já no próximo final de semana teremos prognósticos de mudanças nos padrões de condição do tempo atmosférico, onde o avanço de uma frente fria poderá influenciar e provocar pancadas de chuvas isoladas. Tudo isso iremos informar durante a semana, acompanhe nossas divulgações.

As informações acima foram concedidas ao Badiinho pelo professor Rafael Ávila do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), com base nos dados da Secretaria de Estado de Meio e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Professor Rafael Ávila, coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução

 

Publicado por: Badiinho Filho/Informações do O Popular – Climatologia da UFCAT