30 de dezembro de 2021

Confirmado primeiro caso do vírus H3N2 em Catalão

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o primeiro caso do vírus H3N2 em Catalão na tarde desta quinta-feira (30). Em nota, a prefeitura declarou que amostras de materiais vem sendo colhidas em pacientes com sintomas gripais negativos para Covid-19 e encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen/GO), para investigar possível circulação do vírus no município.

Segundo o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, o infectado é um profissional da saúde de, 26 anos, que está com sintomas leves e deve ficar isolado de 7 a 10 dias conforme prescrição médica.

Pelo fato de ser um vírus respiratório, assim como o que causa a covid-19, a prevenção ocorre da mesma forma, ou seja, com distanciamento entre as pessoas, uso de máscara e higiene das mãos.

Mesmo com letalidade menor que a Covid-19, o H3N2 tem mais chances de evoluir para casos graves em grupos de risco (crianças, idosos, gestantes e indivíduos com comorbidades). A propagação do vírus pode ter relação com a baixa cobertura vacinal contra a gripe e com a flexibilização das medidas de restrição e prevenção adotadas contra a Covid-19.

Publicado por: Badiinho Mois