21 de setembro de 2020

CLIMA MUDA COMPLETAMENTE EM CATALÃO E REGIÃO; LABORATÓRIO DE CLIMATOLOGIA DA UFCAT EMITE NOTA DE ALERTA INFORMANDO POSSIBILIDADES DE FORTES CHUVAS

Com leve chuvisqueiro registrado nesta manhã de segunda-feira (21), temperatura caiu para 24°C e umidade relativa do ar subiu para 48%. Foto: Badiinho Filho.

Depois de dias de muito calor, e com a umidade relativa do ar bastante baixa, o clima em Catalão e nas cidades da região mudou completamente nesta segunda-feira (21). Logo pelo início da manhã, por volta das 06h30min, a população de Catalão foi acordada com leve chuvisqueiro, o suficiente para derrubar a temperatura e contribuir para elevar um pouco a umidade do ar, que nos últimos dias chegou a ficar em 12%.

De acordo com o professor Rafael Ávila, coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), que nós informou que a temperatura máxima foi registrada no último final de semana, quando no domingo (20), os ponteiros atingiram a marca de 37,8°C e a umidade relativa do ar chegou aos 13%.

Já nesta manhã de segunda-feira (21), quando os catalanos acordaram com um leve chuvisqueiro, os ponteiros dos termômetros caíram para 24°C e a umidade relativa do ar subiu para 48%.

No último sábado (19), publicamos aqui uma matéria com uma nota técnica do Laboratório de Climatologia da UFCAT, informando a mudança climática em Catalão e região, devido à perda de força do bloqueio atmosférico, o que possibilitará pancadas de chuvas que virão acompanhada de uma frente fria.

ALERTA DE CHUVA FORTE, GRANIZO, RAJADAS DE VENTOS E QUEDAS DE RAIOS, É EMITIDO PELA CLIMATOLOGIA DA UFCAT

Foto: Divulgação/Reprodução 

No dia de ontem, domingo (20), o professor Rafael Ávila, coordenador do Laboratório de Climatologia da UFCAT, entrou em contato com o Badiinho, para enviar um comunicado de alerta para a população de Catalão e de cidades da região sudeste, o qual alerta para a possibilidade de fortes chuvas, inclusive com granizo, rajadas de ventos e quedas de raios.

“Temos agora o cenário do avanço de uma frente fria para região sudeste do Brasil, com isso influenciando e possibilitando a formação  de  áreas de instabilidade em Goiás, apesar dos prognósticos não apresentarem grandes volumes de precipitação(mm)  para esta semana, mas como o tempo está muito quente e com a incursão desta massa mais fria poderemos ter a formação de sistemas convectivos locais acompanhados de rajadas de vento de moderado a forte, raios e eventualmente granizo”, diz no principal trecho da nota, a qual você lê na íntegra abaixo:


ALERTA| Com o intuito de uma ação de prevenção no período de hoje, domingo 20/09/2020 até 25/09/2020 sexta-feira.

Com 116 dias de estiagem em Catalão, o enfraquecimento gradativo do bloqueio atmosférico e consequentemente da massa de ar seco e quente, temos agora o cenário do avanço de uma frente fria para região sudeste do Brasil, com isso influenciando e possibilitando a formação  de  áreas de instabilidade em Goiás, apesar dos prognósticos não apresentarem grandes volumes de precipitação(mm)  para esta semana, mas como o tempo está muito quente e com a incursão desta massa mais fria poderemos ter a formação de sistemas convectivos locais acompanhados de rajadas de vento de moderado a forte, raios e eventualmente granizo.

As Queimadas outro problema que se agrava neste período, por enquanto não visualizamos uma solução para o problema já que as precipitações nesta primeira ocorrência, não serão de grande intensidade e terão formato de chuvas esparsas.

Temos informações locais de chuva leve ontem, dia 19/09/2020 nos municípios de Quirinópolis e São Simão. Já em decorrência da formação de áreas de instabilidade. “A princípio sem notificação de ocorrências”. Fonte: CIMEHGO

Informações: Professor Rafael de Ávila Rodrigues, Laboratório de Climatologia da UFCAT.

 

Escrito por: Badiinho Filho


Comentários