anuncie

19 de setembro de 2020

CHUVA ACOMPANHADA DE FRENTE FRIA É PREVISTA EM CATALÃO E REGIÃO NA PRÓXIMA SEMANA; FORTE CALOR E BAIXA UMIDADE DO AR, TORNA CLIMA DO SUDESTE GOIANO IDÊNTICO AO DE DESERTO

Segundo o Laboratório de Climatologia da UFCAT, previsão é que pancadas de chuva voltem a cair acompanhada de frente fria. Foto: Arquivo/Blog do Badiinho.

Os 115 dias sem chuva na cidade de Catalão e nas cidades da região sudeste, fez com que as temperaturas tivessem uma grande alta, além de provocar com que a umidade relativa do ar despencasse agressivamente, deixando essas cidades em situação de alerta.

Na manhã deste sábado (19), o Badiinho conversou com o responsável pelo Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), professor Rafael Ávila, que já havia enviado uma nota técnica, afirmou que previsão para esse final de semana será de muito calor, porém, com a perda de força do bloqueio atmosférico desde a última sexta-feira (18/09), favorece o avanço das frentes frias para a região centro sul do Estado de Goiás, que poderão chegar acompanhada de chuva.

De acordo com o professor Rafael Ávila, até o ontem, quinta-feira (18), a maior máxima havia sido registrado no dia 11 de setembro, quando os ponteiros atingiram 35,6°C e a umidade relativa do ar chegou aos 13%, esses números foram superados ontem, quando os ponteiros atingiram 36,4°C e a umidade relativa caíram para os 12%, a menor baixa registrada até ontem. “Estamos literalmente vivendo em clima de deserto”, alertou professor Rafael Ávila, professor e coordenador do Laboratório de Climatologia da UFCAT.

A nota técnica feita pela Climatologia da UFCAT, diz “que com a previsão de chegada da frente fria e consequentemente formação de áreas de instabilidade, ocorrerá uma mudança no tempo atmosférico com possibilidade de chuva para Catalão e região ao longo dos próximos dias. Leia a nota técnica na íntegra:

NOTA TÉCNICA| Enfraquecimento do Bloqueio Atmosférico favorece a chegada de Frente Fria para a região Centro Sul de Goiás

Os prognósticos segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (CIMEHGO) demonstram que a partir do dia 18/09/2020 o bloqueio atmosférico começa a perder intensidade favorecendo o avanço das frentes frias para a região Centro Sul do Estado de Goiás.

A temperatura máxima registrada em Catalão na primeira quinzena de setembro foi 35,6ºC (11/09/2020) e umidade relativa do ar registrada foi 13% (18/09/2020) chegando em Estado de Alerta devido ao ar bastante seco, vivenciando “clima de deserto”, totalizando 114 dias sem ocorrência de chuva.

Durante o último final de semana da estação de inverno o tempo continua quente e com declínio acentuado da umidade relativa do ar, sendo previstos valores inferiores a 20%. Mas com a previsão de chegada da Frente fria e consequentemente formação de áreas de instabilidade ocorrerá uma mudança no tempo atmosférico com possibilidade de chuva para Catalão e região ao longo dos próximos dias.

Fonte: INMET/CIMEHGO – Informações: Professor Rafael de Ávila Rodrigues, Laboratório de Climatologia da UFCAT.


PREVISÃO DO TEMPO EM CATALÃO E REGIÃO NESSE FINAL DE SEMANA

Foto: Laboratório de Climatologia da UFCAT/Reprodução.
Foto: Laboratório de Climatologia da UFCAT/Reprodução.


PRVISÃO DA UMIDADE RELATIVA DO AR EM CATALÃO E REGIÃO NESTE FINAL DE SEMANA

Foto: Laboratório de Climatologia da UFCAT/Reprodução.
Foto: Laboratório de Climatologia da UFCAT/Reprodução.

 

Escrito por: Badiinho Filho