2 de setembro de 2020

ESTIAGEM COMPLETA 98 DIAS EM CATALÃO; TENDÊNCIA É DE TEMPO QUENTE E SECO NOS PRÓXIMOAS E SEM PREVISÃO DE CHUVA

Com quase 100 dias de tempo seco, próximos dias continuam sem previsão de chuva em Catalão e região. Foto: Reprodução.

O mês de setembro marca o final do inverno e o início da primavera, mais precisamente, tendo início no dia 22 de setembro, às 10h31.

A tendência para a primeira quinzena está previsto a atuação de bloqueio atmosférico em toda a região Centro-Sul do Estado de Goiás, impedindo o deslocamento das frentes frias para a região. Em consonância, teremos a presença de uma área de alta pressão atmosférica (massa de ar quente e seco) que ganhará força ao longo dos próximos dias, ou seja, teremos tempo quente e seco com temperaturas em elevação e umidade relativa do ar com valores inferiores a 30%, os quais, são índices muito abaixo dos 60% recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A partir da segunda quinzena, a expectativa, é o rompimento do bloqueio e, dessa maneira, as frentes frias conseguem avançar em direção ao Centro-Oeste e a chuva deve retornar.

As informações acima reportadas são do Professor Rafael de Ávila Rodrigues, responsável pelo Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), com base em estudos feitos com cruzamento de dados do INMET/CIMEHGO.

Foto: Divulgação/Reprodução

 

ENFRENTE O CLIMA SECO COM SEIS MEDIDAS SIMPLES

Para além dos problemas respiratórios, o tempo seco pode causar dores de cabeça, irritações nos olhos, nariz, garganta e pele. A garganta pode ficar seca, a voz rouca, inclusive com possibilidade de inflamação na faringe. Por isso, alguns cuidados são fundamentais para atravessar o clima seco com a saúde em plena forma. Basta seguir alguns cuidados simples que deixam o corpo livre dessas reações incômodas. Confira:

BEBA BASTANTE ÁGUA

Com a baixa umidade do ar, o cuidado mais básico e que deve ser feitos por todos – em especial idosos e crianças -, é hidratar o corpo com bastante água mineral. “A hidratação pode ser feita também com os sucos de fruta naturais, água de coco, verduras e frutas suculentas”, ensina a alergista Marta Guidacci. Além disso, também é recomendado evitar o consumo de fast-food.

MANTENHA A CASA LIMPA 

Quanto mais seco o clima, mais ácaros e fungos aparecem. Por isso, o acúmulo de poeira pode desencadear as doenças respiratórias. É muito importante, em especial quando o clima estiver seco, manter a higiene doméstica em dia. Passar um pano úmido no piso e móveis afasta a poeira e protege a saúde.

DEIXE O SONO MAIS FRESQUINHO 

Deixe o sono mais fresquinho: As dicas da Secretaria do Estado para uma noite de sono tranquila é dormir em local arejado e umedecido. Os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios de água e até umidificadores.

LUBRIFIQUE OS OLHOS

Para evitar a secura e a irritação do olhos, o soro fisiológico é uma ótima opção. Use colírios apenas com a prescrição de um especialista

CUIDE DA PELE

“Outra dica que garante a saúde e a beleza da sua pele nos dias de baixa umidade do ar é apostar em cremes hidratantes”, explica Marta Guidacci. Para deixar a pele bonita, é preciso lambuzar o corpo com hidratantes e filtros solares, evitar banhos quentes, demorados, além do uso de sabonetes em barra, que são mais agressivos, e buchas.

ESPORTE NA HORA CERTA

A prática de esportes também merece atenção especial no tempo seco. O corpo se cansa mais facilmente, a garganta passa a arranhar e os olhos ficam irritados com facilidade. “É recomendado que os exercícios físicos sejam feitos nas primeiras horas da manhã, no final da tarde ou à noite, quando o clima seco não incomoda tanto”, diz Rafael Ollita, professor da academia Top Spin & Big Ball.

Natação, hidroginástica e os demais esportes na água são uma boa alternativa se o ar pesado estiver incomodando. Os exercícios aquáticos são os mais recomendados nesta situação, pois em um ambiente de piscina, a umidade do ar tende a ser maior do que em locais abertos, o que diminui essa constante agressão causada pela poluição ao sistema respiratório. (Fonte: Site Minha Saúde). 

 

Escrito por: Redação/Badiinho