1 de abril de 2024

Chuva em Catalão deu uma trégua no final de semana, mas a previsão aponta tempestades

Climatologista afirma que previsão indica possiblidades de tempestades no decorrer da semana. Foto: Facebook/Paulo Hummel JR

Após um breve alívio das chuvas no último final de semana, o climatologista Rafael Ávila prevê uma semana de altas temperaturas, porém com a possibilidade de chuvas intensas em forma de tempestades. Segundo Ávila, nesta segunda-feira (01/03), o calor e a umidade ainda serão fatores influentes na formação de áreas de instabilidade em diversas regiões de Goiás, resultando em pancadas de chuva isoladas, com potencial para tempestades.

As temperaturas máximas podem atingir os 31ºC, com a umidade relativa do ar variando entre 55% e 95%. O nascer do sol está previsto para às 06:22hs, enquanto o pôr do sol ocorrerá às 18:18hs.

Um alerta foi emitido, indicando risco potencial para chuvas intensas, com médias entre 20 a 30 mm/h ou 50 mm/dia, podendo ser acompanhadas por rajadas de vento superiores a 60 km/h e raios.

O prognóstico para a semana no estado de Goiás aponta para a mesma tendência de instabilidade, com a combinação de calor e umidade favorecendo a formação de áreas de instabilidade em várias regiões, o que pode resultar em pancadas de chuva com potencial para tempestades.

Os registros da Estação Automática do Instituto Nacional de Meteorologia indicam que, em março de 2024, foram acumulados 411 mm de chuva, o dobro do esperado para o período. Ávila revelou ainda que entre quarta (27) e quinta-feira (28/04) da semana passada o acumulad0 de chuva em 24 horas foi de 101,2mm.

Essas informações foram fornecidas pelo Professor Rafael de Ávila Rodrigues, do Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT, com fonte no CIMEHGO/INMET.

Escrito e publicado por: Badiinho Moisés