5 de outubro de 2021

Chuva e vento forte causaram estragos em Goiandira e Nova Aurora; na Escala de Beaufort, vento chegou a velocidade de 90 km/h

Vento forte causou estragos em vários setores de Goiandira. Foto: Reprodução/Pref. Goiandira.

No final da tarde de ontem, segunda-feira (04), uma chuva acompanhada de vento forte atingiram Goiandira e Nova Aurora, causando diversos estragos zona urbana e rural de ambos municípios.

Ao Badiinho, climatologista e coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), professor Rafael Ávila, disse a escala da força do vento de Beaufort foi de força 10, cuja a velocidade foram entre 78 a 90 quilômetros por hora em Goiandira.

Em sua conta no Facebook, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Goiandira publicou uma nota e várias fotos do prefeito Allisson Peixoto visitando esses locais.

De acordo com a nota, o bairro mais afetado foi o residencial Portal do Sol, logo na entrada da cidade para quem chega no sentido Catalão pela GO 210. No setor, várias construções foram danificadas, e até mesmo o nome da cidade em letra caixa afixada na entrada da cidade foi destruído pelo vento, além de registro de quedas de várias árvores e de postes da rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia elétrica em vários setores de Goiandira.

Allisson Rosa, prefeito de Goiandira, durante sua visita nas áreas atingidas pela ventania, também pode registrar o destelhamento de várias casas, a queda de parte do muro do Parque de Exposições, porém, felizmente apenas danos materiais foram registrados e nenhuma pessoa ficou ferida.

Devido os estragos na entrada da cidade, servidores da Prefeitura de Goiandira com apoio da Polícia Militar tiveram que orientar os motoristas que por ali passavam.

 

Estragos também foram registrados em Nova Aurora

Oito postes na zona rural de Nova Aurora de Goiás foram danifcados, sete deles caíram. Foto: Reprodução

Outro município bastante afetado pela ventania foi Nova Aurora de Goiás, localizado a 39 quilômetros de Catalão, porém, os locais mais afetados foram as comunidades rurais da região.

De acordo com a nota enviada pela Enel Distribuição, companhia energética de Goiás, no total foram três os municípios impactados pela chuva forte da tarde da última segunda (04). Além de Goiandira e Nova Aurora, Cumari também teve registros de estragos, principalmente no que comprometeu o fornecimento de energia.

Na mesma nota, distribuidora de energia esclareceu que imediatamente mobilizou equipes para a região, e que já haviam identificado 7 postes quebrados e outros 2 desaprumados, além de uma cruzeta danificada. Ontem mesmo, 6 equipes trabalhavam na região para reconstruir o trecho da rede elétrica danificado e normalizar o fornecimento de energia aos clientes impactados o mais breve possível.

Até o fechamento da matéria, às 07h45, todo o município de Nova Aurora de Goiás ainda se encontrava com o fornecimento de energia elétrica interrompido desde às 16h30 de ontem.

Já em Goiandira, por telefone, o prefeito Alisson Peixoto informou que o fornecimento de energia elétrica foi restabelecido às 3 horas da manhã desta terça-feira (05), dando condições ao pleno funcionamento de todos os órgãos do município.