5 de dezembro de 2018

Cemig promove demolições de casas na beira do lago de Três Ranchos; prefeito Hugo Deleon disse que enfiará na frente das máquinas se for preciso

As informações é que serão demolidas inicialmente 15 edificações a beira do lago de Três Ranchos. Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Prefeito da cidade de Três Ranchos, Hugo Deleon de Carvalho, comprou a briga da população trirranchense, que está indignada e revoltada com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que por meio de medidas judiciais pediu reintegração de posse de casas que foram construídas em áreas do reservatório há cerca de 30 anos atrás, mas que somente agora tais edificações vêm sendo demolidas, o que está gerando ira nos moradores da cidade do Lago Azul, que contam apenas com a renda do turismo.

O Prefeito Hugo Deleon usou as redes sociais para anunciar que ficará ao lado da população, e que ao longo dos últimos anos, a Cemig nada contribuiu com a cidade, e questionou os reais motivos das casas estarem sendo demolidas, pois elas estão sem erosões, detém de muros de arrimos, ou seja, não degrada o meio ambiente, muito pelo contrário, são preservados com gramados, coqueiros, que além de gerar renda, também embelezam a beira do lago.

O prefeito diz ter ciência que a Cemig têm que preservar o patrimônio dela que é o reservatório, o qual seria a cota 661 com relação a altitude ao nível do lago, porém, Deleon disse que quando essas casas começaram a serem construídas, a Cemig não realizou o trabalho de fiscalização para impedir as edificações fossem erguidas, afirmando também ter o conhecimento das invasões, que segundo ele, não foram de má fé, pelo contrário, foram de boa-fé, dentro das cotas 660, e somente depois que a Cemig chegou afirmando que teria que serem feitas dentro da cota 661, e já começam as demolições.

Hugo Delon disse que existe uma batalha judicial com vários processos, inclusive um contra a própria prefeitura de Três Ranchos, o qual ele afirmou ter atuado como advogado na época em que era Procurador Jurídico do município, onde ele contestou essas demolições, entre elas, a do Centro de Atendimento ao Turista, que corre o risco de ser demolido também.

Na mesma transmissão feita em seu Facebook no início da noite de ontem, Hugo Deleon  convoca a imprensa, os caseiros, donos de casas que estão militando na Justiça contra a Cemig, moradores da cidade de Três Ranchos e da nossa região, para participarem de uma manifestação a partir das 09h da manhã desta quarta-feira, 05 de dezembro, em frente a Prefeitura Municipal, no Centro de Três Ranchos. “Eu estava em Goiânia na segunda e hoje (terça-feira, 04) em Brasília-DF, cheguei mais cedo e andando pela cidade vi o clamor que era geral, por eu onde a gente passou, as pessoas não se falava em outro assunto a não ser nas demolições das casas. Não doí somente no coração, doe na alma a gente ver essa situação, e para que? Qual é o sentido prático disso. Estou convidando toda a imprensa e a nossa população para estar com a gente, e se for preciso até que enfiemos na frente de uma máquina para que as demolições não aconteça, a gente vai fazer”, disse Hugo Deleon de Carvalho em transmissão feita em seu Facebook. Assista o vídeo feito pelo Prefeito Hugo Deleon: 

Um morador da cidade do Lago Azul, fez um vídeo mostrando a demolição de uma casa de veraneio, onde maquinários já teriam destruído boa parte da edificação.

Num outro vídeo, várias aparecem retirando os móveis e eletrodomésticos do interior da residência.

As informações é que serão demolidas inicialmente 15 edificações a beira do lago de Três Ranchos.

 

Escrito por: Badiinho Filho