30 de agosto de 2022

CATALÃO E REGIÃO COMPLETAM 103 DIAS SEM CHUVA; PREVISÃO DE FRIO E DE UMIDADE RELATIVA DO AR BAIXA PARA O RESTANTE DA SEMANA

Foto: Badiinho Moisés

Desde a última sexta-feira (26), o professor Rafael Ávila do Laboratório de Climatologia da Universidade de Catalão (UFCAT), vem divulgado notas técnicas e de alerta para comunicar a população tanto da nossa cidade quanto de cidades da nossa região, sobre a chegada de uma massa de ar frio que irá derrubar levemente os termômetros no perímetro urbano, com queda mais acentuada na zona rural.

De acordo com o climatologista Rafael Ávila, o friozinho que está previsto para chegar em Goiás, em Catalão e em municípios da nossa região, não será nenhum pouco comparado que vivenciamos no mês de maio, quando algumas cidade de Goiás chegaram a registrar 4ºC. Ávila disse que na área urbana os ponteiros poderão ficar abaixo dos 14ºC, e nas comunidades rurais, poderão ficar abaixo dos 10ºC, afirmando o profissional que a previsão é que esse frio prevaleça até sexta-feira, 2 de setembro.

Um triste dado repassado ao Badiinho pelo professor Rafael Ávila, é que Catalão e região já somam 103 dias sem chuva, o que faz com que a umidade relativa do ar registram baixa consideravelmente, como foi no último final de semana chegando a 18%, mas sempre ficando na casa dos 20%.

Leia a nota abaixo:

NOTA TÉCNICA | Terça-feira (30) a massa de ar seco mantém o tempo estável com predomínio de sol em todas as regiões do Estado de Goiás, o avanço do ar frio de origem polar pelo Brasil, vai propiciar uma leve redução nas temperaturas mínimas em alguns municípios, com destaque para regiões sudoeste e centroleste do Estado de Goiás. Nível de Alerta para a umidade relativa do ar com índices abaixo de 20%. informações: Professor Rafael de Ávila Rodrigues Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT FONTE: CIMEHGO.

 

Publicado por: Badiinho Moisés