28 de maio de 2022

BATALHÃO RURAL DA PM FECHA ABATE CLANDESTINO DE GADO, EM CATALÃO; CAVALOS E EQUIPAMENTOS TAMBÉM FORAM RECUPERADOS

Foto: BPMGO/Divulgação

Os policiais militares do Batalhão Rural da Polícia Militar do Estado de Goiás, da corporação pertencente ao 9º Comando Regional de Polícia Militar (9º CRPM), realizou diversas ações nos últimos dias que culminaram em prisões e recuperação de animais e equipamentos agrícolas de propriedades rurais na nossa região e até mesmo em outros estados, como é o caso mais recente de um trator que furtado e usado para a prática de estelionato.

 

FURTO, ESTELIONATO E RECEPTAÇÃO DE MAQUINÁRIO

Foto: BPM Rural/Divulgação

De acordo o BPM Rural/Catalão, após eles receberem informações anônimas sobre o envolvimento de um proprietário de guincho, no transporte de um trator, o qual seria fruto de um furto seguido de estelionato, ocorrido no estado de Minas Gerais, a viatura do Batalhão Rural iniciou as diligências até encontrar o suposto dono do guincho, que após passar por entrevista técnica promovida pelos policiais militares, relatou que não havia realizado o transporte do equipamento agrícola, mas afirmou, que havia recebido o trator como forma de pagamento de uma dívida, com a promessa que o maquinário era de origem lícita.

Foto: BPM Rural/Divulgação
Foto: BPM Rural/Divulgação

Os policiais informaram que o maquinário havia sido colocado à venda em uma loja aqui de Catalão. De posse dessas informações,  a equipe de policiais do Batalhão Rural deslocou até a referida loja e encontraram o trator da marca Massey Ferguson e um pulverizador. O suspeito de receptação e todo o equipamento foram conduzidos para a delegacia para os procedimentos legais.

A comunicação do BPM Rural/Catalão, disse que  o autor do furto foi por eles localizado no Setor Universitário na última quinta-feira (26/05), e ao ser abordado e indagado pela equipe, ele negou o fato, mas mesmo assim ele conduzido para a delegacia onde prestou esclarecimentos e foi liberado logo em seguida.

Foto: BPM Rural/Divulgação

 

 

FURTO DE CAVALOS

Foto: BPM Rural/Divulgação

No último dia 16 deste mês de maio, três cavalos foram furtados em uma propriedade da região de Morro Agudo, próxima da comunidade Cisterna, zona rural no município de Catalão, porém, o proprietário dos animais procurou a  polícia na última quarta-feira (25).

Após o registro feito, e de posse das informações, imediatamente a equipe do Batalhão Rural realizou uma visita solidária e colheu informações sobre o fato, iniciando levantamentos na região.

 

Durante o patrulhamento os policiais avistaram um indivíduo montado em um cavalo com as características de um dos haviam sido subtraídos e, durante a abordagem, o indivíduo acabou confessando o crime. Ao desenrolar da ocorrência os animais foram  localizados e devolvidos ao legítimo dono.

A polícia encaminhou os dois suspeitos até a delegacia de Catalão onde eles foram autuados pelo crime de furto.

 

ABATE CLANDESTINO DE GADO

Foto: BPM Rural/Divulgação

O Batalhão Rural de Catalão no último dia 30 de maio, localizaram e fecharam  um abate clandestino de gado que estava funcionando em uma propriedade da região do Pé do Morro, atrás do Aterro Sanitário de Catalão.

O BPM Rural informou que esse abate era pertencente a um proprietário de açougue de Catalão e que forneciam carne para outros estabelecimentos da cidade, e já os rejeitos, como ossos, buchadas e demais rejeitos eram vendidos para outro município do interior de Goiás.

O Batalhão Rural da Polícia Militar Rural (BPM Rural) disse que diligências foram iniciadas após receberem denúncia de moradores da região do Pé do Morro, zona rural de Catalão, de que funcionava na região um abate de gado clandestino. Diante da informação, a viatura do Batalhão Rural deslocou para averiguação no lugar apontado pelo denunciante.

A comunicação do BPM Rural informou que durante o patrulhamento, que foi acompanhada por uma equipe da  Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), a qual recebeu a mesma denúncia, se depararam com uma caminhonete Chevrolet S10, de cor prata, foi possível  perceber o nervosismo dos ocupantes  ao verem as viaturas da Agrodefesa e da BPM Rural.

Diante da reação dos ocupantes da caminhonete, os policiais militares e os servidores da Agrodefesa procederam a abordagem e, ao abrirem a lona que cobria a carroceria da camionete, foi constato várias partes de gado abatido como cabeça, couros e vísceras. O autor relatou que compraram de dois proprietários de açougue de Catalão e, posteriormente iriam enviar para Hidrolândia. Juntamente com os autores e a equipe da Agrodefesa, os policiais deslocaram-se até́ o aterro sanitário de Catalão para descarte do material.

Durante o descarte, as equipes verificaram que apenas o couro de um dos animais apresentava marca, em seguida,  os policiais do BPM Rural e os agentes da Agrodefesa foram até́ um dos pontos comerciais para verificar se foi entregue carne bovina sem Nota Fiscal, porém, a equipe da Agrodefesa não conseguiu confirma a entrega de material sem a devida Nota Fiscal,

Todos os envolvidos foram encaminhados para a Central de flagrante para as devidas providências.

Leia também: 

ENTREVISTA: “OS POLICIAIS ESTÃO PREPARADOS PARA QUALQUER SITUAÇÃO”, AFIRMOU AO BADIINHO O T.C CARVALHO, COMANDANTE DO BATALHÃO RURAL DA PM-GO

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Informações do BPM Rural