20 de julho de 2022

ABERTO O PRAZO PARA REALIZAÇÃO DE CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS; EM GOIÁS, AGENDAS FICAM PARA A RETA FINAL

Ronaldo Caiado (UB): definição de vice com antecedência; Marconi Perillo (PSDB): último a se lançar pré-candidato ao governo: Gustavo Mendanha (Patriota): ainda em busca de nome para vaga de vice. Foto: Fábio Lima/Reprodução

Começou hoje, quarta-feira, 20 de julho, e vai até  5 de agosto o período em que os partidos podem realizar convenções para escolher seus candidatos para a eleição deste ano. A maior parte das executivas estaduais decidiu deixar a definição para a reta final, o que aponta para o cenário ainda aberto para diferentes possibilidades de coligações.

Os partidos dos três pré-candidatos que lideram a disputada ao governo de Goiás, segundo a primeira rodada da pesquisa Serpes, decidiram realizar convenção no prazo final, 5 de agosto.

De acordo com o levantamento, publicado na noite de sexta-feira (15), o governador Ronaldo Caiado (UB) tem 37,6% das intenções do voto. Em segundo está o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriota), com 18,7%. O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) aparece em terceiro, com 15%. Entre estes três, apenas Caiado definiu o local da convenção, no CEL da OAB, em Aparecida de Goiânia.

Caiado e Mendanha já lançaram suas pré-candidaturas há meses. Já Marconi tornou oficial sua nova busca pelo comando do Executivo goiano em evento realizado no sábado (16). Entretanto, em entrevista coletiva, o tucano afirmou que buscaria por alianças nos próximos dias e a decisão final seria tomada apenas em 5 de agosto.

Caiado já tem Daniel Vilela (MDB) consolidado como vice, mas ainda precisa tomar decisão sobre o Senado. O grupo governista tem atualmente cinco nomes com interesse em buscar, com apoio de Caiado,  a única vaga na Casa.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já autorizou candidaturas isoladas ao Senado, mas Caiado afirmou nesta semana, em entrevista ao Trilhas da Política, da CBN Goiânia, que “uma candidatura pulverizada vai ter uma amplitude que não sei se vamos dar conta de atender”.

Por outro lado, Mendanha já anunciou o deputado federal João Campos (Republicanos) como pré-candidato ao Senado Federal em sua chapa. O acordo do Republicamos com o ex-prefeito envolveu o presidente nacional da sigla, Marcos Pereira. No entanto, a legenda deve entrar dividida na eleição. O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, e o deputado estadual Jeferson Rodrigues são aliados de Caiado.

Quanto ao candidato a vice da chapa, Campos afirma que Gustavo está trabalhando no tema com prioridade.


VISITA

A convenção do PL será no dia 29 de julho em Goiânia e deve contar a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro. O pré-candidato do partido ao governo de Goiás, deputado federal Vitor Hugo, postou vídeo, nesta terça-feira (19), ao lado do presidente, em que os dois anunciam a visita de Bolsonaro. O evento será realizado às 18h, mas o local ainda não foi definido.

“A vinda do presidente a Goiás representa apoio inequívoco dele à nossa pré-candidatura”, disse Major Vitor Hugo. O ex-senador Wilder Moraes (PL) é pré-candidato ao Senado na chapa. Segundo Vitor Hugo, o nome da vice deve ser anunciado na convenção. “O perfil ideal é uma mulher, evangélica, empresária ou do agro, do entorno de Brasília ou da Região Metropolitana”, afirmou.

O Novo deve ser um dos primeiros partidos a realizar convenção em Goiás, no dia 23. O evento deve confirmar a chapa pura com Edigar Diniz para o governo e Leonaro Rizzo para o Senado. O nome para vice deve ser divulgado no evento.

ESQUERDA

Em Goiás, O  PT ainda não definiu a data da convenção, mas vai acontecer no fim do prazo, em 4 ou 5 de agosto. O partido lançou a pré-candidatura de Wolmir Amado ao governo estadual, mas articulações nacionais com o objetivo de ampliar o palanque de Luiz Inácio Lula da Silva nos estados pode mudar o cenário goiano.

Uma das possibilidades é de composição com Marconi Perillo (PSDB). Apesar de as lideranças locais do PT e do PSDB já terem afirmado que há dificuldades nesta aliança,  o cenário ainda está aberto. Presidente estadual do PT, Kátia Maria diz que teve “primeira conversa” com Gilvane Felipe, que está no comando da executiva goiana do Cidadania, partido que formou federação com o PSDB. Kátia afirma que não dialogou com Marconi.

Já a convenção do PSOL está marcada para 30 de julho, oportunidade em que, segundo Cíntia Dias, seu nome deve ser confirmado para disputa ao governo. O partido tem a pré-candidatura de Manu Jacob ao Senado, mas ainda vê como possibilidade aliança com UP ou PCB.

Segundo Helga Martins, pré-candidata do PCB ao governo, a convenção do partido deve ocorrer entre os dias 21 e 25 de julho. Ela também afirma que há possibilidade de composição com o UP e PSOL. No entanto, a UP decidiu nesta semana lançar a pré-candidatura de Reinaldo Pantaleão ao governo, que até então era o nome do partido ao Senado. Luciana Amorim é pré-candidata a vice. A convenção da sigla foi marcada para 29 de julho.

 

BASE AGUARDA CAIADO PARA DECIDER SOBRE SENADO

Partidos que atualmente estão na base de Ronaldo Caiado (UB) vão aguardar definição do governador para tomar decisões relacionadas ao Senado. Por este motivo, as convenções dessas siglas estão previstas para acontecer em 5 de agosto, prazo final. Atualmente, o grupo tem os nomes de Delegado Waldir Soares (UB), Zacharias Calil (UB), Lissauer Vieira (PSD), Luiz do Carmo (PSC) e Alexandre Baldy (PP).

A convenção do PSD vai ocorrer na Assembleia Legislativa de Goiás, onde Lissauer é presidente. O partido divulgou nas redes sociais encontro, nesta terça-feira (19), entre o presidente do partido , Vilmar Rocha, e o deputado federal João Campos (Republicanos), pré-candidato ao Senado na chapa de Gustavo Mendanha (Patriotas). O Republicanos também deve realizar convenção no dia 5 de agosto, junto com o Patriota.

Alexandre Baldy (PP) e Daniel (MDB) também visitaram o presidente. Vilmar disse que o momento é de conversas e não há nenhuma definição.

Luiz do Carmo já fez críticas à possibilidade de candidaturas isoladas na base governista. Já Baldy demostra tranquilamente em disputar o Senado no grupo de Caiado, mesmo que não seja o único nome.

O Pros também deve realizar convenção no dia 5 de agosto. O delegado Eduardo Rodovalho é pré-candidato ao Senado. Segundo o presidente do partido em Goiânia, Brenno Alves, há diálogo com Mendanha, Caiado e com Marconi Perillo (PSDB).

 

Publicado por: Badiinho Moisés/Texto: Karla Araújo – O Popular