26 de janeiro de 2019

CALDAS NOVAS: CRIANÇA DE POUCO MAIS DE 1 ANO COM MÁ FORMAÇÃO NO APARELHO DIGESTIVO DEVE SER OPERADA NOS PRÓXIMOS DIAS

Prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal (PP), afirmou que criança faz exames pré-operatórios e cirurgia para retirada de bolsa de colostomia deve ser liberada nestes próximos dias. Foto: Redes Sociais/Reprodução

Com dados obtidos por uma reportagem exibida pela TV Caldas, levada ao ar na sexta-feira da semana passada (18/01), e que foi publicada no perfil da emissora no Facebook, publicação que já conta com cerca de 1.551 likes, 589 comentários e 8.012 compartilhamentos. O caso do pequeno Pablo Daniel também destacado pelo Blog do Badiinho.

Pablo Daniel, de pouco mais de um ano de idade, é filho do coletor de lixo reciclável, Daniel de Jesus Oliveira, que mora com a família em um barraco de lona e sobrevive com cerca de R$ 700 reais por mês. Pablo Daniel nasceu com uma má formação em seu aparelho digestivo e, sua família lutava junto a Secretária Municipal de Saúde de Caldas Novas, para conseguirem marcar o procedimento cirúrgico para que ele pudesse fazer a remoção da bolsa de colostomia, e assim, levar uma vida normal como qualquer outra criança.

Pablo Daniel, com pouco mais de 1 ano de idade, filho de um coletor de lixo reciclável de Caldas Novas, com má formação no aparelho digestivo, aguardava cirurgia há mais de 1 ano e meio. Foto: TV Caldas/Reprodução

Após a publicação de nossa matéria, no domingo passado (20/01), o prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal (PSDB), entrou em contato com o Blog do Badiinho, informando que estava tomando as devidas providências e acompanhando o caso de perto. Magal disse ainda, que por conta da crise financeira no Hospital Materno Infantil, em Goiânia, a unidade havia desmarcado a cirurgia por várias vezes, que segundo o prefeito, seria por conta da grave crise financeira vivenciada na saúde pública da capital. Magal também afirmou que o HMI não  consideravam a cirurgia do pequeno Pablo Daniel como de urgência, e sim como cirurgia eletiva, mas afirmou ao Blog do Badiinho que nessa semana que se passou, o seu Secretário de Saúde resolveria a questão, palavra que foi cumprida. 

Na última quarta-feira, 23 de janeiro, Evandro Magal usou suas redes sociais para informar que o pequeno Pablo Daniel havia sido encaminhado para um hospital especializado em Goiânia, onde realizou consulta particular e avaliação. 

Em outro vídeo também postado em sua rede social na quinta-feira (24/01), a diretora do Hospital Municipal de Caldas Novas, informa que o pequeno Pablo Daniel estava realizando todos os exames solicitados pelo médico de Goiânia. 

Ao Blog do Badiinho, o prefeito Evandro Magal, afirmou que dentro desses próximos 15 dias, a cirurgia deverá ser liberada, assim que ficarem prontos todos os exames pré-operatórios.

Então, nestes próximos dias, o caso do garotinho Pablo Daniel, de Caldas Novas, estará resolvido definitivamente. Ótima postura do prefeito Magal, que encarou o problema de frente e agiu rapidamente, assim que o caso virilizou na internet. 

 

Escrito por: Badiinho Filho