3 de abril de 2024

Velomar Rios assume publicamente pré-candidatura em Catalão e grupo da situação foca na formatação das chapas de vereadores

Secretário de administração, Nelson Faiad, Prefeito Adib Elias e o ex-prefeito Velomar Rios, durante entrevista concedida na última terça-feira (02/04). Foto: Caputra de tela/Transmissão no Facebook da Nova Liberdade

Encerrando a semana que marca o fechamento da janela de transferência partidária para parlamentares e o prazo final de filiação, que expira neste sábado, 6 de abril, observa-se uma intensificação das articulações do grupo liderado pelo atual prefeito Adib Elias em Catalão. O objetivo é evitar uma possível migração de vereadores e pré-candidatos para as duas principais coalizões de oposição, liderados pelo agropecuarista Elder Galdino (Republicanos) e Renato Ribeiro (PL).

Velomar Rios, ex-prefeito e ex-secretário de Saúde de Catalão, fez sua primeira declaração pública como pré-candidato à prefeitura na última terça-feira, 02 de março, durante uma entrevista na emissora Nova Liberdade FM. Estiveram presentes também o prefeito Adib Elias e o Secretário de Administração, Nelson Faiad, este último também ainda se colocando como pré-candidato.

A entrevista, marcada por um tom pacificador, indicou um fim para as tensões entre os correligionários de Nelson e Velomar Rios. Além disso, ficou claro que o nome de consenso do grupo será o de Velomar Rios, que liderou nas duas primeiras rodadas da Pesquisa Serpes/Blog do Badiinho.

Leia também:

-Serpes/Blog do Badiinho: Velomar lidera e Gustavo é o segundo

-Serpes/Blog do Badinho: Velomar cresce e segue liderando disputa pela prefeitura de Catalão

Embora Velomar Rios não tenha sido oficialmente anunciado como o pré-candidato do grupo da situação, as declarações em tom reconciliatório entre os três líderes deixaram isso implícito. Adib Elias, por sua vez, expressou o desejo de anunciar o nome do candidato em breve, possivelmente ainda esta semana ou no máximo na próxima.

Quanto à distribuição dos vereadores entre os partidos do grupo da situação, se nenhum mudar de opnião até a meia-noite de sexta-feira (05/04), ficou da seguinte maneira:

No MDB, permaneceram os vereadores Cláudio Lima, Luiz Socorro (Pamonheiro), Deusmar Barbosa, Marciel Tudo Caipira e Sargento Anísio Pereira.

No antigo PSC, agora fundido com o Podemos, permaneceram Ricardo Alisson, Cleuber Vaz e Idelvan da Saúde.

No antigo PROS, que se fundiu com o Solidariedade, permaneceram o vereador e presidente da Câmara, Jair Humberto, Maciel Batalha e Higor Bueno.

No União Brasil, permaneceram apenas os vereadores Gilmar Antônio Neto e Vanderval Florisbelo.

Todos os 17 vereadores optaram por tentar a reeleição, com exceção de Cláudio Lúcio, o Cacá dos Animais, que ainda está decidindo se permanecerá nos partidos da base ou se concorrerá por algum partido ligado aos candidatos de oposição, como Elder Galdino (Republicanos) ou Renato Ribeiro (PL).

O Blog do Badiinho ainda está se informando sobre a composição das chapas dos pré-candidatos à prefeitura de Catalão, Elder Galdino e Renato Ribeiro.

Escrito e publicado por: Badiinho Moisés