26 de fevereiro de 2021

VEJA O LEVANTAMENTO DE LEITOS DE UTIs CIDADE DE CATALÃO; SECRETÁRIO DE SAÚDE AFIRMOU QUE TODOS OS LEITOS ESTAVAM OCUPADOS HOJE PELA MANHÃ, E QUE 4 PACIENTES AGUARDAVAM VAGAS

Leitos da UTI Geral da Santa Casa de Catalão. Foto: Arquivo/Blog do Badiinho

Em entrevista concedida para uma emissora de rádio da cidade de Catalão, o Secretário de Saúde, Velomar Rios, informou que naquele momento a cidade não possuía nenhum leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que quatro pacientes aguardavam a liberação de vagas em outros municípios por parte da regulação.

O Blog do Badiinho fez um levantamento das UTIs ativas na cidade de Catalão, por meio de contato direto com a assessoria de comunicação dos três hospitais de Catalão.

A assessoria de imprensa do Hospital Naser Faiad, informou que a unida conta com 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI/COVID), das quais 5 delas destinadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Além das 20 leitos de UTI/COVID, a unidade conta também outros 9 leitos de UTI Geral, cujas as vagas para SUS é rotativa.

O Badiinho também conversou por telefone com o provedor da Santa de Misericórdia de Catalão, Dr. Aguinaldo Gonçalves Mesquita, o qual disse que na unidade, conta atualmente com um total de 12 leitos de UTI/COVID, além mais 11 leitos para internações clínicas, os quais ele explica que são para os pacientes que não necessitam de tratamento mais avançado, bem como para aqueles que necessitam de um período de acompanhamento após deixarem a UTI. Dr. Aguinaldo disse ainda, que a Santa Casa de Catalão também conta com um total de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) geral, para todos os tipos de tratamentos mais avançados do paciente que não sejam de Covid.

Já o Hospital São Nicolau, atualmente conta com um total de 10 leitos de UTI/COVID, todas pertencentes ao sistema privado da unidade, e atualmente conta com mais 5 leitos de UTI geral.  

O Secretário de Saúde de Catalão, Velomar Rios, também informou que serão habilitados nos próximos dias, mais 7 leitos no Hospital Nasr Faiad, todos eles serão destinados ao sistema público de saúde do município. De acordo com Rios, já foram aprovados os trâmites burocráticos, restando agora a contratação dos profissionais para a conclusão da habilitação por meio de portaria do Ministério da Saúde. Velomar ainda explicou, que com a habilitação novos leitos, Catalão a um total de 47 de leitos de UTI, chegando a capacidade máxima do que as estruturas locais suportam. 

 

Até a publicação da matéria, não recebemos a informação se os quatro pacientes conseguiram serem acomodados em leitos de UTI.  

Secretário Municipal de Saúde, Velomar Rios. Foto: Reprodução

 

Escrito por: Badiinho Filho