InícioCatalão-GOVacina contra gripe é liberada para todos em Catalão

Vacina contra gripe é liberada para todos em Catalão

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Catalão, Graciele Torres, informou ao Blog do Badiinho que a vacinação contra a influenza já está disponível para toda a população com idade a partir de seis meses. Inicialmente, a campanha foi voltada apenas aos grupos prioritários. No entanto, agora qualquer cidadão pode procurar uma unidade de saúde para receber a dose.

De acordo com Graciele, mais de 10 mil doses já foram aplicadas desde o início da campanha, somente nos grupos prioritários. “Mesmo assim, ainda estamos buscando atingir a meta desse público. Portanto, se você faz parte dele e ainda não se vacinou, procure uma de nossas salas de vacinação”, orientou.

Aumento de doenças respiratórias exige atenção

Com a chegada do clima mais frio, os casos de síndromes respiratórias tendem a aumentar. Por isso, Graciele alerta para a importância da imunização como forma de prevenção. “Vivemos um período de sazonalidade, com crescimento nos casos de gripe. Atualmente, a principal forma de proteção é a vacina, além de cuidados básicos como a etiqueta respiratória, uso de máscara em caso de sintomas, higienização das mãos e proteção ao tossir”, explicou.

Horários estendidos facilitam o acesso

Para ampliar o acesso da população, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou horários diferenciados de atendimento. Na unidade da Rua 20 de Agosto, a vacinação ocorre das 13h às 19h. Já no bairro São João, o atendimento vai das 7h às 17h, sem intervalo para almoço. Além disso, nas terças e quintas, o serviço se estende até as 19h. No bairro Castelo Branco, a vacinação também está disponível durante o horário de almoço.

Vale destacar que todas as unidades básicas de saúde de Catalão estão abastecidas com doses da vacina contra a influenza.

Atualização da caderneta é essencial

Graciele reforçou ainda que é fundamental manter a caderneta de vacinação em dia. Quem perdeu o cartão pode procurar a unidade mais próxima para verificar o histórico vacinal. “Nesse caso, avaliamos individualmente se será necessário iniciar ou completar o esquema de imunização”, explicou.

Por fim, a coordenadora incentivou todos a procurarem os postos de vacinação. “Temos várias vacinas disponíveis na rede. Nossa equipe está preparada para orientar conforme a faixa etária e as condições de saúde de cada pessoa”, finalizou.

Badiinho Moisés
Badiinho Moisés
Blogueiro há 15 anos, proprietário da empresa Badiinho Publicidades, e também repórter de rádio e televisão na emissora Cultura FM 101,1, em Catalão-GO.

- Anúncio -

spot_img

Inscreva-se para Ficar por Dentro das Novidades!

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -

- Anúncio -