24 de janeiro de 2024

UNIÃO DE ESTADOS: RONALDO CAIADO ELEITO LÍDER DO BLOCO BRASIL CENTRAL

Governador Ronaldo Caiado é eleito por unanimidade para a presidência do Consórcio Brasil Central em 2024. Foto: Lucas Diener

Ronaldo Caiado foi eleito por unanimidade como o novo presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), sucedendo Mauro Mendes. A decisão foi tomada durante o Fórum de Governadores do BrC, em Brasília. Além de Goiás, o bloco é composto pelos estados do Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.

Em coletiva à imprensa, Caiado expressou sua satisfação pelo apoio dos colegas governadores e destacou a responsabilidade associada à liderança do bloco, que representa uma população de 26 milhões de habitantes em 875 municípios. Ele enfatizou a importância de tomar decisões de forma colaborativa, abordando temas como saúde, orçamento e segurança pública.

O governador ressaltou que pretende construir uma agenda alinhada às atividades de cada estado, mas mantendo a harmonia nas ações e experiências compartilhadas. Caiado também mencionou a continuidade de iniciativas conjuntas, como a aquisição de medicamentos, visando eficiência e economia.

Ao abordar a gestão bem avaliada do seu estado, com uma aprovação de 72%, de acordo com a pesquisa AtlasIntel, Caiado propôs a expansão da colaboração para áreas como infraestrutura e aquisição de materiais de consumo. Ele afirmou a disposição do consórcio em colaborar com outros estados, sem preconceitos, para compartilhar boas práticas em segurança, educação e saúde, buscando a melhoria da qualidade de vida da população.

Na transição de liderança, Mauro Mendes destacou a união do bloco formado por sete estados que, desde 2015, compartilham experiências e trabalham juntos para desenvolver políticas públicas eficazes.

Paralelamente à eleição, o Governo de Goiás apresentou o projeto vencedor do Prêmio Boas Práticas do Consórcio Brasil Central, destacando a iniciativa “Estudantes de Atitude” na área de educação. O programa, lançado em 2019, promove a cidadania, formação ética e moral, transparência e prevenção da corrupção na rede estadual de ensino, sendo elogiado por seu alcance significativo em diversas unidades escolares e municípios.

Escrito e publicado por: Badiinho Moisés