Ícone do site Badiinho

“Desenvolvimento passa por instituições fortes”, diz Daniel Vilela durante transferência simbólica da capital para Goiás

Ao lado do governador Ronaldo Caiado e demais autoridades, o vice-governador Daniel Vilela participou da tradicional visita às sedes do Ministério Público, Tribunal de Justiça e Defensoria Pública, durante as celebrações pelos 298 anos da antiga capital - Foto: André Costa e Jota Eurípedes

A transferência simbólica da capital do Estado para a cidade de Goiás, nesta terça-feira (29), reafirmou o compromisso do Governo Estadual com a história, a democracia e o fortalecimento das instituições públicas. A programação contou com a presença do governador Ronaldo Caiado e do vice-governador Daniel Vilela, que visitaram sedes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e OAB-GO. Também foi instalada a nova sede da Grande Loja Maçônica do Estado.

Unidades fortes para um Estado mais desenvolvido

Assim, durante os eventos, Daniel Vilela ressaltou a importância das instituições para o progresso.

“Reconhecemos que o desenvolvimento de Goiás passa, necessariamente, por instituições fortes, que atuam de forma coordenada e comprometida com o bem público”, afirmou.

Além disso, o vice-governador também elogiou o papel de Ronaldo Caiado na valorização simbólica e prática da cidade histórica.

“O governador resgatou simbolicamente e institucionalmente o espírito dessa cidade, com grandes ações e investimentos que projetam um futuro promissor”, completou.

Novas sedes e integração entre os Poderes

A OAB-GO aproveitou a ocasião para inaugurar a nova sede da subseção da entidade na cidade. O prédio abriga também o Museu do Registro Empresarial Goiano.
O presidente da OAB-GO, Rafael Lara, destacou a harmonia entre os Poderes.

“Goiás tem sido exemplo para o Brasil. Essas pontes de diálogo foram construídas com o exemplo do governador desde o primeiro dia de gestão”.

A conselheira federal da OAB e filha do governador, Ana Vitória Caiado, comemorou a entrega da nova sede.

“A antiga capital precisava de um espaço que refletisse a grandeza da advocacia goiana. Hoje esse sonho se realiza”, disse.

Ademais, o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, reforçou o simbolismo do novo museu.

“Desde os armazéns antigos até as linhas de alta tecnologia, o espírito empreendedor do nosso povo permanece inegociável”, afirmou.

Justiça, memória e homenagens

Na sede do Poder Judiciário local, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Marcus da Costa Ferreira, também celebrou a iniciativa.

“A transferência simbólica da capital é uma justiça feita à cidade de Goiás e à sua história”, destacou.

Além disso, a programação incluiu ainda palestras e a entrega da comenda Cora Coralina à primeira-dama Gracinha Caiado, durante a instalação da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás.

Mais de R$ 600 milhões em investimentos

Desde 2019, a cidade de Goiás recebeu mais de R$ 600 milhões em investimentos do Governo Estadual. Dessa forma, os recursos foram aplicados em infraestrutura viária, saúde, educação, cultura e programas sociais.
Assim, dentre as obras, destacam-se:

Portanto, a transferência simbólica reforça o papel histórico da cidade e seu novo protagonismo no desenvolvimento do Estado.

Com informações da Vice-Governadoria – Governo de Goiás

Sair da versão mobile