12 de maio de 2022

UBS's DE CATALÃO ABREM PARA VACINAÇÃO CONTRA VÁRIAS DOENÇAS NO SÁBADO (14); VEJA O QUE LEVAR

Foto: Divulgação/Pref. De Catalão

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Catalão estarão abertas no próximo sábado (14/04) para que a comunidade atualize a carteirinha de vacinação. Poderão ser vacinados adultos e crianças que não tenham recebido os imunizantes ou que estejam com esquemas incompletos.

O projeto, chamado “Em dia com a saúde”, também inclui os distritos de Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde, e vai acontecer das 8h às 15h.

Serão oferecidas as vacinas BCG; Hepatite B; Poliomielite 1, 2 e 3 (VIP inativada); Poliomielite 1 e 3 (VOP atenuada); Rotavírus Humano G1P1; DTP+HIB+HB (penta); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Pneumo 10 (valente); Meningo C; Febre Amarela; Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola, Varicela (SCRV); Hepatite A; Varicela; Papiloma vírus humano 6, 11, 16, 18 (HPV); Meningo ACWY e influenza trivalente.


Prevenção ao câncer de colo uterino

Outro serviço que estará disponível, entretanto, voltado somente para as mulheres, se refere à coleta de exame de prevenção ao câncer de colo uterino, mais conhecido como Papanicolau. O atendimento será gratuito, basta a paciente apresentar documento original com foto (RG), comprovante de endereço e cartão SUS, para que a equipe possa atualizar seu cadastro. Não precisa de agendamento prévio.


O que levar?

. Apresentar documento com foto e comprovante de endereço

. Levar carteirinha de vacinação

. Menores deverão estar acompanhados por responsáveis


Exame Papanicolau

O exame colpocitologia oncológica, ou Papanicolau, faz a coleta das células da região do colo uterino para identificar infecções vaginais ou sexualmente transmissíveis e, principalmente, alguma lesão precursora de câncer de colo uterino, que é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 64 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.


Câncer de colo de útero

O câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

É causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

A importância da conscientização sobre este tipo de câncer, é que na grande maioria das vezes ele pode ser evitado.

– principal forma de prevenção, é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.

Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual.

Além disso, o exame preventivo (conhecido como Papanicolau), deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.


Publicado por: Badiinho Moisés