1 de março de 2024

Temporal causa estragos em Catalão, interrompe aulas de colégio estadual, e previsão de instabilidade persiste

Colégio Abrahão André no bairro Pio Gomes, foi o mais afetado pelo temporal em Catalão na madrugada desta sexta-feira (01/03). Foto: Divulgação/10º BBM

Na madrugada desta sexta-feira, 1º de março, a cidade de Catalão foi surpreendida por um temporal que resultou em alagamentos e destelhamento em algumas residências e áreas da cidade. O elevado volume de chuva em um curto intervalo de tempo e a intensidade do vento contribuíram para a queda de árvores e danos significativos, incluindo a remoção de boa parte do telhado do Colégio Abrahão André no bairro Pio Gomes. Este incidente levou à interdição do local, com a suspensão das aulas, conforme comunicado emitido pela Coordenação Regional de Educação de Catalão. Leia o comunicado abaixo:

Imagem: Divulgação/CREC – Catalão

O climatologista, professor e coordenador do laboratório de climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Rafael Ávila, detalhou que, durante a manhã em Catalão (GO), a Estação Automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 44,2 mm de chuva entre 4 e 7 horas, com rajadas de vento atingindo cerca de 55 km/h.

Árvores foram arrancadas durante o temporal. Foto: Divulgação/10º BBM

Quanto à previsão do tempo para o final de semana, Ávila explicou que a sexta-feira (01/03) apresentará gradativamente um enfraquecimento do bloqueio atmosférico que tem dificultado a formação de nuvens de chuva. Isso ocorre devido ao avanço de uma frente fria pela região sudeste do Brasil, gerando áreas de instabilidade devido à combinação de calor e umidade em algumas regiões do Estado, incluindo Catalão e demais áreas de Goiás. As condições climáticas podem resultar em pancadas de chuva, com risco potencial de tempestades isoladas.

Ávila ainda acrescentou que a temperatura máxima poderá atingir os 32ºC, com a umidade relativa do ar variando entre 35% a 90%. O sol nasceu às 06:16hs e se porá às 18:41hs.

O prognóstico para o final de semana indica que a combinação de calor e umidade continuará propiciando a formação de áreas de instabilidade, resultando em pancadas de chuva isoladas em diversas regiões do Estado. Há ainda o risco potencial de tempestades isoladas, acompanhadas por rajadas de vento e raios. As informações foram fornecidas pelo Professor Rafael de Ávila Rodrigues, do Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT, com fonte do CIMEHGO.

Assista o vídeo publicado no perfil do Blog do Badiinho no Instagram:

Escrito e publicado por: Badiinho Moisés