Ícone do site Badiinho

STF inicia julgamento de Bolsonaro e aliados por suposta trama golpista

Ex-presidente Jair Bolsonaro 03/02/2023 REUTERS/Marco Bello

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começa nesta semana o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus. Eles respondem por suposta tentativa de golpe de Estado, já que, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), buscavam anular as eleições de 2022.

Datas das sessões

O presidente da Turma, ministro Cristiano Zanin, abrirá a primeira sessão. Logo depois, o relator da ação penal nº 2.668, ministro Alexandre de Moraes, apresentará o relatório do caso. Em seguida, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, terá até duas horas para expor a acusação. No entanto, ele pode utilizar menos tempo.

Depois disso, os advogados dos oito réus assumirão a tribuna. Cada um terá até uma hora para apresentar a defesa. Assim, a expectativa é que a primeira semana termine apenas com as sustentações orais. Portanto, o voto de Alexandre de Moraes deve abrir a segunda semana, em 9 de setembro.

Quem são os réus

Crimes atribuídos

De acordo com a PGR, os acusados respondem por tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e participação em organização criminosa armada, entre outros crimes. Contudo, Alexandre Ramagem responde a menos acusações, já que o STF acatou pedido da Câmara dos Deputados e retirou duas imputações.

Sair da versão mobile