A diretoria do Sindicato Metabase se reuniu nesta terça-feira (3) com os trabalhadores da empresa CREC8 para apresentar e aprovar a nova proposta de Acordo Coletivo de Trabalho. Dessa forma, o documento, fruto de negociação sindical, foi aceito pelos trabalhadores e traz uma série de avanços significativos para a categoria.
Entre os principais destaques estão:
-
Reajuste salarial de 5,32%;
-
Reajuste de 10% no vale-alimentação;
-
Correção do vale-lanche com 100% do INPC acumulado;
-
Aumento no prêmio de produtividade, de 7% para 7,5%;
-
Reajuste de 120% no vale-Natal, que passa de R$ 400,00 para R$ 880,00, a ser pago em dezembro de 2025;
-
Adicional de 100% nas horas extras realizadas aos sábados para trabalhadores do turno 2×2 da barragem e do administrativo.
Assim, o presidente do Metabase, Diego Hilário, celebrou os avanços obtidos. Ele destacou o compromisso do sindicato em garantir condições dignas de trabalho e ampliar os direitos da categoria.
“Mais uma grande conquista desde que começamos com a representação dos trabalhadores da extração mineral. Dessa maneira, vamos escrevendo uma nova história com um Acordo Coletivo cada vez mais robusto: turno de trabalho digno, adicionais de horas extras acima da legislação, 13º no vale-alimentação, prêmios de turno e produtividade — e, o mais importante, nenhum direito a menos. Esse tem sido nosso objetivo: manter e ampliar nossos direitos”, afirmou Diego.
Portanto, o Metabase reforça que segue vigilante e atuante para garantir que os acordos firmados sejam cumpridos e que novas melhorias continuem sendo buscadas para os trabalhadores da mineração.