19 de junho de 2014

Sefac e Instituto Alcoa apoiam formatura do Proerd em Catalão

Escrito por: Natália Manfrim (Assessora de Comunicação da Sefac)

Proerd 1
“Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) formou aproximadamente mil novos alunos de escolas públicas e particulares de Catalão”

Na última sexta-feira (13), o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) formou aproximadamente mil novos alunos de escolas públicas e particulares de Catalão. Neste ano, o Instituto Alcoa e a Serra do Facão Energia S.A. (Sefac) doou R$ 34 mil ao programa.

Desenvolvido pela Polícia Militar, o Proerd tem como objetivo prevenir o uso de drogas e combater a violência entre jovens. Em onze anos, 25.500 mil alunos participaram do programa.

Segundo o coordenador do Proerd, Subtenente Wilton Ferreira, o número de formados representa o sentimento de dever cumprido. “Todo mundo fala que as drogas estão tomando conta, mas poucas pessoas fazem com que elas não cheguem até as crianças. Com o Proerd conseguimos chegar à vida dessas crianças antes dos traficantes e ensinar as consequências do uso das drogas”, ressaltou.

Proerd 2
“Christiane Frezza representante da Sefac entrega prêmios”

Em Catalão, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas e privadas durante três meses e meio praticaram lições do Proerd em sala de aula e no último dia de aula fizeram o juramento prometendo cumprir tudo que aprenderam no programa.

Na cerimônia de formatura foram premiadas as melhores redações feitas pelos alunos concluintes. O Instituto Alcoa e a Sefac doou alguns prêmios como bicicletas, tablets, computadores, celulares e outros. Nos textos, os alunos abordaram a experiência das aulas e sobre as lições que levam para o futuro. 

Um dos alunos premiados foi o jovem Caio Mendonça Parreiras (10 anos), do Colégio Nossa Senhora Mãe de Deus. Caio destacou em sua redação o efeito das drogas “Eu aprendi com as aulas o efeito que as drogas causam em nosso organismo. Algumas podem até levar a morte. Graças ao Proerd, vou ficar muito longe disso pelo resto da minha vida”, disse.

Para o pai do jovem Caio, Ney Sílvio Pereira Parreiras o programa é muito importante para alertar as crianças. Ele revelou que já notou diferença no comportamento do filho “notei que o meu filho está sentido a realidade de hoje, como anda as drogas e como é importante afastar delas”.

Para este ano de 2014, o Proerd capacitará mais de duas mil pessoas nas cidades de Catalão, Goiandira, Nova Aurora, Anhanguera, Ouvidor e Três Ranchos. Por meio de aulas lúdicas e descontraídas, policiais voluntários orientam estudantes do Ensino Fundamental a resistir às pressões do tráfico.