14 de setembro de 2022

SECRETARIA DE SAÚDE DE CATALÃO TRATA O PRIMEIRO CASO DE VARÍOLA DOS MACACOS COMO ENCERRADO; PACIENTE JÁ ESTÁ DE ALTA MÉDICA

Secretário de Saúde de Catalão, Velomar Rios. Foto: Reprodução

Em entrevista para uma emissora de rádio local, o Secretário de Saúde do município de Catalão, Velomar Rios, disse que o primeiro caso de Monkeypox, conhecido como a varíola do macaco já recebeu alta médica e terminou o período de quarentena, ou seja, não cumpre mais isolamento domiciliar e estando apto a retomar suas atividades laborais e cotidianas normalmente.

O primeiro caso da varíola dos macacos em Catalão foi confirmando na noite da última terça-feira (13), por meio de nota emitida pela prefeitura do município.

De acordo com o Secretário de Saúde, a doença não deixou no rapaz de 31 anos de idade nenhum tipo de sequelas e não transmitindo a doença para nenhuma outra pessoa próxima a ele.

“Cumpriu a quarentena, sendo que ele foi atendido no serviço médico no dia 29 de agosto, completando hoje 17 dias, e normalmente o isolamento ele de 21 a 28 dias dependendo da reação do paciente, e nesse caso específico o médico já autorizou o final do isolamento, pois as bolhas já estavam todas secas sem nenhum risco de transmissão”, disse Velomar Rios.

“É um caso isolado, e o paciente afirma que não viajou, ou seja, ele nega todos os quesitos para a contaminação e então o serviço médico não tem a mínima noção de como ele pode ter sido contaminado”, afirmando que o melhor de isso, “é que o primeiro caso na nossa cidade já está encerrado”, comemora Velomar Rios.

Rios ainda se surpreso com apenas esse caso em nossa cidade, pois a população catalana viaja muito, seja a turismo ou a negócio, a movimentação da nossa população é muito grande, tanto as que vão daqui para outras regiões do país quanto as que chegam de outras localidades, afirmando ele acreditar que teríamos aqui registros dos primeiros casos em Goiás, “felizmente não tivemos”, exceto esse mais recente tratado como encerrado.

Velomar Rios também explicou que por conta de uma falha, o caso não foi notificado no momento oportuno, e quando a pasta da saúde teve conhecimento, o órgão foi fazer busca ativa, onde chegaram ao paciente ao serviço médico que o atendeu, que apesar de positivo foi fechado de forma tranquila e não deixando nenhum tipo de transmissão na cidade.

Sobre a transmissibilidade, Velomar explicou que trata-se de uma doença de transmissão humana, tendo apresentado transmissibilidade pelas veias aéreas, porém, a grande maioria dos casos detectados até o momento, a transmissibilidade tem sido por meio de relações sexuais.

Leia também:

-SECRETARIAS DE SAÚDE MUNICIPAL E ESTADUAL NÃO CONFIRMAM CASO DE VARÍOLA DOS MACACOS EM CATALÃO

-SAÚDE DE CATALÃO CONFIRMA PRIMEIRO CASO DE VARÍOLA DOS MACACOS; VEJA COMO ESTÃO OS CASOS EM GOIÁS

 

Publicado por: Badiinho Moisés