26 de janeiro de 2015

SAÚDE DE CATALÃO: Hospital São Nicolau pode paralisar atendimento pelo SUS da UTI e Hemodiálise por atraso de repasses

Escrito por: Badiinho Filho (Com informações do site Portal Catalão

39005720
“Hospital São Nicolau prestes a paralisar UTI e Hemodiálise para pacientes do SUS”

Como anunciado aqui na última sexta-feira (23), que um hospital particular estava prestes a parar o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por atraso nos repasses. O site Portal Catalão, publicou matéria agora a pouco matéria, informando que o Hospital São Nicolau poderá de atender serviços conveniados da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Hemodiálise, caso os valores que somam-se R$. 1.800.000.00. O anúncio foi feito pelo diretor do hospital, Willian André Safatle ao site.

Segundo o diretor, na última sexta-feira (23), foi realizado em Goiânia, uma reunião com diretores de oito hospital que vivem a mesma situação. Eles protocolaram junto ao Ministério Público, denúncia relatando a falta de repasse das verbas feitas pelo Ministério da Saúde, que deve ser feita pelas prefeituras aos hospitais particulares e conveniados.

“Houve uma negociação verbal com a secretaria de Saúde de Catalão, para que o repasse de R$ 530 mil referente ao mês de outubro seja depositado hoje (26), mas quanto a regularização dos meses de novembro e dezembro, teremos reunião a ser agendada”. Disse Willian em entrevista ao site.

O diretor também revelou que, além do atraso da verba federal, o complemento de recurso próprio, que é de responsabilidade do município, está atrasado desde o mês de agosto do ano passado.

Os dependentes principalmente de hemodiálises, estão bastante temerosos que a paralisação aconteça, pois o São Nicolau é o único de Catalão e região que realiza o tratamento.

Willian Safatle, disse que em 10 anos como diretor do hospital, afirmou ser a primeira vez que vive essa situação. “Estou mantendo tudo com recursos próprios, mas não consigo mais por muito tempo. São procedimentos caros que exigem muitos cuidados e esperamos que essa situação se resolva logo. Finalizou.