As obras de ligação da rede de esgoto e da linha de abastecimento de água para o bairro Pontal Norte, em Catalão (GO), começaram nesta semana. Os serviços estão sendo executados nas margens da BR-050, em frente à entrada do bairro e à Secretaria de Saúde. A iniciativa marca um avanço importante na infraestrutura da região, após mais de três anos de espera.
Articulação entre Prefeitura e Eco050
Segundo o superintendente do Serviço de Água e Esgoto (SAE), Rogério Pires, o projeto só foi possível graças à atuação direta do prefeito Velomar Rios. Pois, ele intermediou a negociação com a diretoria da Eco050, concessionária responsável pela rodovia. A empresa autorizou a travessia da tubulação pela BR-050, permitindo o avanço de cerca de 30% das redes de esgoto já construídas, mas até então inativas.
“É uma obra muito esperada pela população do Pontal Norte e do Jardim Planalto. Conseguimos a autorização para cortar o asfalto já pavimentado e instalar as tubulações de esgoto e água”, afirmou o prefeito.
Travessia terá 80 metros
A travessia terá 80 metros de extensão. Apesar do custo significativo para a SAE, a Prefeitura e a própria Eco050, a expectativa é de que essa etapa seja concluída em até duas semanas. Em seguida, será iniciada a fase de interligações internas nas residências do bairro.
Ademais, o prefeito também destacou a sensibilidade do engenheiro Guilherme, da Eco050, que atendeu prontamente ao pedido da administração municipal.
Duplicação da BR-050 também está em andamento
Além disso, Velomar Rios aproveitou para atualizar a população sobre as obras de duplicação da BR-050. Iniciadas em agosto de 2023, elas têm prazo de conclusão até agosto de 2025. Segundo ele, as fortes chuvas paralisaram os serviços por cerca de cinco meses, o que pode gerar um pequeno atraso. A empresa, no entanto, estima que o impacto seja de no máximo 30 dias.
“Esperamos que, se houver atraso, seja de no máximo um mês. A partir de setembro ou início de outubro, a população poderá transitar com mais segurança e conforto. Isso vai dar uma nova cara à nossa cidade”, completou.
Obras de saneamento ainda estão na fase estrutural
Por fim, Velomar esclareceu que a obra atual trata da instalação das tubulações principais, com diâmetro de 1,20 metro. Assim, elas servirão de base para a passagem das redes de esgoto e água. Portanto, só depois dessa etapa é que será possível iniciar as ligações nas casas da comunidade.

