20 de janeiro de 2017

POLÍTICA: Prefeito Iris Rezende (PMDB) vai ao encontro do governador Marconi Perillo (PSDB) no Palácio Pedro Ludovico Teixeira

Escrito por: Badiinho Filho Catalão GO/Fonte: Jornal O Popular e Diário de Goiás

Fotos: Reprodução

“Troca de gentilezas marcaram encontro entre o prefeito Iris Rezende e o governador Marconi Perillo”

O governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB), recebeu na manhã de hoje, sexta-feira, 20, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, a visita do prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB).

O encontro foi antecipado pelo prefeito da capital goiana, uma vez que o governador já teria dito que faria uma visita a ele. A quase três décadas os dois travam acirradas e acaloradas disputas eleitorais, desde de 1.998, o tucano Marconi Perillo vem superando o peemedebista Iris Rezende nas disputas ao governo de Goiás.

O encontro que durou cerca de 1 hora e 20 minutos contou com a presença de todo o secretariado do governador convocado por ele próprio. “Assim que tomei conhecimento eu solicitei a audiência porque não posso desconhecer a hierarquia”, disse Iris Rezende.

“Na foto governador Marconi Perillo (PSDB) e o prefeito Iris Rezende (PMDB) acompanhados de secretários de estado”

O prefeito Iris também frisou que “divergências eleitorais não podem influenciar governantes que tem espírito público”.

“Iris é um prefeito diferenciado, não é uma pessoa qualquer”, destacou Marconi Perillo (PSDB), governador de Goiás.

O prefeito levou dois pedidos ao governador e foi prontamente atendido: disponibilização, por parte do Estado, dos programas do Sistema Eletrônico de Protocolo (Sepnet), Modelo de Gestão do Plano Plurianual e Execução Orçamentária e Financeira (Siofnet), desenvolvidos pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan).

O governador colocou também à disposição de Iris toda a equipe estadual da área de Meio Ambiente e Cidades, para discussão do novo Plano Metropolitano, além de todas as informações a respeito de projetos de saneamento básico em Goiânia. “Compreendemos pela experiência que temos, pelo nível de maturidade que temos, a importância de estabelecermos relações convergentes, maduras, inteligentes, que possam efetivamente contribuir com o futuro da cidade”, reiterou.

O Estado deve prorrogar a disposição dos técnicos que foram cedidos ao município. Segundo o governador, o desenvolvimento dos softwares vai permitir economia de R$ 10 milhões para os cofres do Município.

Logo após a reunião, o governador afirmou, em entrevista coletiva, que Iris Rezende é um “prefeito diferenciado, não é qualquer pessoa”, referindo-se à experiência administrativa de quem foi prefeito de Goiânia, agora já no quarto mandato, deputado estadual mais votado, presidente da Assembleia Legislativa, governador de Estado por duas vezes, senador da República, ministro de Estado, “um líder muito importante na história de Goiás e do Brasil”.

Explicou que a convocação de todo o secretariado foi uma demonstração de “respeito pessoal” à figura da Iris Rezende.

Sobre o debate envolvendo a prorrogação do contrato de concessão do Município Goiânia com a Saneago, o governador disse que esse assunto será discutido entre ele e Iris “tecnicamente”, no mais alto nível. Para o governador, não há porque fugir a esse debate, mesmo porque a Saneago realizou obras muito importantes em Goiânia nos últimos anos, só na região Noroeste foram construídos, segundo ele, 600 quilômetros de rede de esgoto e a capital será servida agora com o abastecimento de água do Sistema Produtor Mauro Borges, da Barragem do João Leite. “Não haverá nenhum obstáculo maior na relação minha com o prefeito Iris”, arrematou.

ENCONTRO ENTRE ADIB ELIAS (PMDB) E  MARCONI PERILLO (PSDB)

A reunião entre o prefeito de Catalão Adib Elias (PMDB) e o governado Marconi Perillo (PSDB), era para ter acontecido no dia 06 de dezembro do ano passado, mas não ocorreu devido um conflito com deputado Gustavo Sebba (PSDB), filho do ex-prefeito Jardel Sebba, que ao tomar conhecimento da reunião queria participar. Jornalistas da capital que estavam por lá afirmaram que Adib Elias (PMDB) e Gustavo Sebba (PSDB) se encontraram nos corredores do 10º andar do Palácio Pedro Ludovico onde está instalado o gabinete do governador. Em uma emissora de rádio de Catalão, o prefeito Adib Elias (PMDB) afirmou em entrevista que não esteve no Palácio, que ao ser informado que o deputado (Gustavo Sebba) estava lá, nem sequer foi lá, após o conflito não tornaram a falar mais no encontro. (Click aqui e relembre o caso). 

Já estiveram com o governador os peemedebistas Gustavo Medanha, prefeito de Aparecida de Goiânia, Ernesto Roller, prefeito de Formosa e hoje, sexta-feira, 20, Iris Rezende Machado (PMDB), prefeito da grande Goiânia e um dos maiores adversários políticos do governador Marconi.  

O governador Marconi Perillo tem recebido todos os prefeitos eleitos desde o início de novembro do ano passado.