Ícone do site Badiinho

PIB de Goiás cresce 7,7% no primeiro trimestre de 2025

Produção de soja impulsiona crescimento do PIB goiano no primeiro trimestre de 2025 - Foto: IMB/SGG

A economia goiana registrou crescimento de 7,7% no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. O avanço foi influenciado principalmente pela agropecuária, que apresentou alta expressiva de 17,4%. A produção de soja, com estimativas recordes para este ano, foi o principal destaque do setor.

Os dados constam no Boletim de Conjuntura Econômica, divulgado nesta segunda-feira (16), pelo Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Estatística (IMB).

Além do agronegócio, a indústria também contribuiu para o desempenho positivo, com crescimento de 1,6%. Dentro do setor, a construção civil avançou 5,3%, enquanto a indústria de transformação teve alta de 1,4%. Por outro lado, os serviços recuaram 0,6% no mesmo período.

Na comparação com o quarto trimestre de 2024, considerando o ajuste sazonal, o PIB de Goiás cresceu 3,6%. Nesse cenário, agropecuária e serviços tiveram variações positivas de 47,7% e 1,2%, respectivamente.

Segundo Adriano da Rocha Lima, secretário-geral de Governo, o resultado consolida o bom momento econômico do estado. “A agropecuária tem puxado o ritmo da economia, enquanto segmentos industriais estratégicos mostram sinais de recuperação”, afirmou.

O boletim completo está disponível no site: goias.gov.br/imb.

Com informações da Secretaria-Geral de Governo – Governo de Goiás

Sair da versão mobile