12 de agosto de 2024
Pesquisa Atlas coloca Ronaldo Caiado como o governador mais bem avaliado do Brasil
A pesquisa AtlasIntel, divulgada no último sábado (10), confirmou que o governador Ronaldo Caiado (UB) continua sendo o mais bem avaliado entre os governadores brasileiros. Segundo o levantamento, Caiado tem a aprovação de 75% dos eleitores, enquanto 17% desaprovam sua gestão e 8% optaram por não responder ou não sabem. O segundo lugar na lista é ocupado por Rafael Fonteles, do Piauí, com 68% de aprovação, seguido por Mauro Mendes (UB), do Mato Grosso, com 64%.
O estudo foi realizado entre 15 de julho e 04 de agosto de 2024. Na última pesquisa do AtlasIntel, conduzida em dezembro de 2023, Caiado já liderava o ranking com 72% de aprovação. Naquela ocasião, os segundos e terceiros lugares eram ocupados por Wanderlei Barbosa (Republicanos) do Tocantins, com 69%, e Antônio Denarium (PP) de Roraima, com 66%. Rafael Fonteles e Mauro Mendes estavam em 12° e 8°, respectivamente.
Entre os governadores com as piores avaliações estão Wilson Lima (UB) do Amazonas, com 25%; Cláudio Castro (PL) do Rio de Janeiro, com 26%; e Raquel Lyra (PSDB) de Pernambuco, com 28%.
A pesquisa entrevistou mais de 24 mil eleitores em todo o Brasil, com uma margem de erro de 1 a 5 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%.
Metodologia
A AtlasIntel, que realiza pesquisas também no México, Argentina e Estados Unidos, utiliza a metodologia Random Digital Recruitment (RDR). Esta técnica consiste em coletar respostas através de convites aleatórios enviados a usuários durante a navegação na internet. As amostras são ajustadas para corrigir possíveis distorções na representação de grupos específicos. Procedimentos de segurança garantem que usuários não respondam mais de uma vez ao estudo.
Confira a lista de governadores mais bem avaliados:
Ronaldo Caiado (GO) 75%
Rafael Fontele (PI) 68%
Mauro Mendes (MT) 64%
Jorginho Mello (SC) 60%
João Azevedo (PB) 59
Helder Barbalho (PA) 58%
Wanderlei Barbosa (TO) 57%
Elmano de Freitas (CE) 56%
Ratinho Jr (PR) 56
Tarcisio de Freitas (SP) 53%
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés