Início Site Página 1748

Após decisão judicial que impede o Crac de receber ajuda financeira da prefeitura de Catalão, diretoria mantém apresentação de elenco nesta sexta (15)

0
Apresentação dos 26 jogadores, técnico e comissão técnica acontecerá às 16 horas de hoje, sexta-feita, 15 de junho, no Estádio Genervino da Fonseca. (Foto: Internet/Reprodução).

Mesmo após o imbróglio jurídico ter sido divulgado no início desta semana pelo Prefeito de Catalão, Adib Elias Júnior, a apresentação dos 26 jogadores do Clube Recreativo e Atlético Catalano (Crac), técnico e comissão técnica para disputa da 2ª divisão do Campeonato Goiano 2018 está mantida, e acontecerá normalmente hoje, sexta-feira, 15 de junho, às 16 horas, no Estádio Genervino da Fonseca, onde também será realizada uma coletiva de imprensa com o prefeito e as demais pessoas que estejam ligadas ao Leão do Sul.

Na quinta-feira da semana passada, 07 de junho, o presidente do CRAC de Catalão, Roberto Silva, antecipou com exclusividade ao Blog do Badiinho, alguns nomes que estarão na equipe deste ano, buscando o título da divisão de acesso e o retorno para a elite do futebol goiano. Confiram abaixo: 


Conheçam alguns nomes que foram contratados para a divisão de acesso do Goianão 2019
 

O time contará com os goleiros Michel Alves, ex-Vila Nova-GO e Vasco da Gama-RJ, o goleiro Luan também estará na equipe, ele já defendeu a Anapolina-GO e a Abecat-GO.  Outro contratado é o lateral direito Douglas que jogou no Grêmio Novorizontino-SP, além do meio-campista Zisu que passou pelo Brasiliense-DF, além do centroavante Tozim que já jogou pela Aparecidense-DF. Quanto o restante dos atletas que já foram contratados, Roberto Silva disse que será divulgado somente no dia da apresentação.

Técnico será Zé Roberto 

O Leão do Sul será comandado pelo técnico Zé Roberto que já trabalhou com a equipe catalana em 2012, ano em que o Crac conseguiu vaga na Série C do Campeonato Brasileiro. Zé Roberto será auxiliado por Lucas Andrade e o restante da comissão técnica os mesmos que sempre trabalharam no clube em outras temporadas, sendo eles: Sander, Vásil, Meinha e Vanderlei.

Justiça impede Prefeitura de Catalão de conceder qual subvenção financeira ao Crac

Decisão judicial poderá deixar Crac de Catalão fora da 2ª divisão do Campeonato Goiano 2018; Adib disse que tentará contato com mineradoras para viabilizar recursos


Escrito por: Badiinho Filho 

Fotos: Reprodução

Catalão: jovem de 23 anos fica ferido após acidente entre moto e micro-ônibus

0
Motocicleta e condutor ficaram debaixo do micro-ônibus. Foto: Corpo de Bombeiros. (Foto: Corpo de Bombeiros/Reprodução).

Na madrugada desta sexta-feira, 15 de junho, os militares do 10º Batalhão de Bombeiro Militar de Catalão, foram acionados para atenderem uma ocorrência de acidente de trânsito entre um ônibus que transportavam colaboradores de uma mineradora com uma motocicleta.

O acidente que aconteceu por volta da meia noite de hoje, na Rua Bélgica, próximo do Nosso Mercadão, deixou o condutor da moto ferido, um jovem de 23 anos de idade, o qual foi encaminhado ao Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão. Segundo relatos do Corpo de Bombeiros, o jovem teria ficado debaixo do micro-ônibus, mas ao chegarem ao local, à vítima já havia sido arrastada para a rua por populares.

O condutor do micro-ônibus, um homem de 39 anos de idade, também teve que ser conduzido para a Santa Casa, por decorrência do estado de choque que culminou em uma crise nervosa.

Militares do Corpo de Bombeiros resgatou e encaminhou a vítima ao Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão. (Foto: Corpo de Bombeiros/Reprodução). 

Escrito por: Badiinho Filho 

Fotos: Corpo de Bombeiros/Reprodução 

Ministro do STF suspende todas as ações contra tabela de frete no país

0
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux. Foto: Internet/Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux determinou ontem, quinta-feira, 14, a suspensão de todas as 53 ações que contestam a resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que tabelou os preços mínimos de fretes para o transporte rodoviário.

Fux atendeu a um pedido feito pela Advocacia-Geral da União (AGU), para quem o caso deve ser decidido pelo STF, que já analisa três ações de inconstitucionalidade sobre o tema, protocoladas pela Associação do Transporte Rodoviário de Carga Do Brasil, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Na decisão, o ministro entendeu que a suspensão das ações é necessária para evitar decisões conflitantes na Justiça. O ministro ainda convocou audiência de instrução do processo para o dia 20 de junho.

O tabelamento do frete foi uma das reivindicações de caminhoneiros atendidas pelo governo no fim do mês passado para tentar pôr fim à paralisação que durou 11 dias, afetando amplos setores da economia.

Também na quinta(14), Fux concedeu prazo de 48 horas para que a Presidência da República e órgãos do governo federal se manifestem sobre as ações. Após receber as informações, o ministro vai julgar a ação. Conforme a decisão, a ANTT, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Secretaria de Promoção da Produtividade e Advocacia da Concorrência, do Ministério da Fazenda, e o presidente Michel Temer, na condição de chefe do Executivo, deverão enviar suas alegações ao Supremo.

O procedimento de solicitação de informações é praxe em ações constitucionais em tramitação na Corte.

Escrito por: Redação/Agência Brasil

Foto: Internet/Reprodução 

 

Oportunidades de emprego: vagas desta sexta-feira (15)

0

Saibam quais são as oportunidades de trabalho ofertadas através do Sistema Nacional de Emprego (SINE) por meio da Secretaria de Trabalho e Renda de Catalão (SETRAER). As vagas desta sexta-feira (15/06) são:

-Cozinheira com experiência na CTPS, feminino;
-Técnico em enfermagem, com experiência na CTPS em primeiros socorros e emergência para resgates, escala 2×2, ambos os sexos;
-Empregada doméstica,com experiência na CTPS, disponibilidade para morar no local, feminino;
-Operador de munck, com experiência na CTPS , CNH “D”, curso Moop e cargas indivisíveis;
-Motorista de caminhão, CNH “D”,curso Moop e cargas indivisíveis.

Informações sobre as vagas podem ser obtidas na sede da secretaria, na Avenida 20 de agosto, 1857, Centro, em frente a Caixa Econômica Federal.

Observação: Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio.

Cheryshev marca dois, Rússia goleia Arábia na abertura da Copa e diminui desconfiança

0
Com a vitória, a Seleção Russa se coloca como candidatos a uma das vagas em seu grupo. Foto: (Internet/Reprodução). 

Se havia desconfiança com a anfitriã Rússia antes, ela diminuiu depois da goleada por 5 a 0 sobre a Arábia Saudita, em jogo que abriu a Copa do Mundo de 2018, nesta quinta-feira, em Moscou. Com Estádio Luzhniki recebendo um público de mais de 79 mil pessoas, os russos não tomaram conhecimento do adversário, com destaque para Cheryshev, que marcou dois gols, e Golovin, com duas assistências e um gol de falta no fim.

Neste sábado, às 9h (de Brasília), em Ecaterimburgo, ocorre o outro jogo do Grupo A, entre Egito e Uruguai, que inicialmente, eram os favoritos na chave. Com o resultado desta sexta, os comandados por Stanislav Cherchesov se colocam como candidatos a uma das vagas.

 No jogo, os russos, empurrados pela torcida, trataram de ir à frente. Ainda que tenham deixado espaço para contra-ataques, empurraram o adversáro para trás e conseguiram abrir o marcador aos 11min, com Gazinsky escorando de cabeça cruzamento da esquerda de Golovin. Três minutos depois, Mário Fernandes recebeu em profundidade e tocou para trás, mas Dzagoev foi trabado na hora do chute. Mesmo assim, o goleiro Al-Muiaouf teve de se esticar todo para fazer a defesa.

 A Rússia sofreu um duro golpe aos 22min, quando o autor da assistência caiu em campo, com a mão na parte posterior da coxa direita. Ele acabou substituído por Cheryshev. Talvez pela mudanças, talvez pela vantagem, os russos diminuíram o ritmo. E passaram a tentar explorar os contra-ataques, diante de uma Arábia Saudita pouco inspirada.

 Assim, marcou o segundo gol ainda no primeiro tempo, aos 42min, com Cheryshev. Ele recebeu na área, deu belo corte para se livrar de dois marcadores e, livre, fuzilou o camisa 1 adversário. No segundo tempo as coisas pouco mudaram. Aos 6min, Samedov aproveitou liberdade para arriscar da entrada da área. A bola saiu por cima.

Os 11 árabes resolveram arriscar e quase marcaram. Al-Burayk cruzou da direita, Al-Sahlawi desviou de leve e a bola cruzou toda a extensão do gol, pois Al-Jassim não conseguiu tocar nela.

 Goleada

Como o adversário não marcou, os russos voltaram à rede. Aos 25min, Golovin recebe na entrada da área e cruza na medida para Dzyuba, sozinho, subir para marcar o terceiro. Já aos 45min, Cheryshev, ex-jogador do Real Madrid, marcou um golaço. Ele ajeitou na entrada da área e bateu com o lado de fora do pé esquerdo, acertando o ângulo superior esquerdo do gol árabe. Já nos acréscimo, Golovin cobrou falta na entrada da área e fechou a goleada.

 

RÚSSIA 5 x 0 ARÁBIA SAUDITA

 

 RÚSSIA

Akinfeev; Fernandes, Kutepov, Ignashevich e Zhirkov; Samedov (Kuzyaev), Gazinskiy, Dzagoev (Cheryshev), Zobnin e Golovin; Smolov (Dzyuba)

Técnico: Stanislav Cherchesov

 

 ARÁBIA SAUDITA

Abdullah; Alburayk, Osama, Omar e Yasser; Salem, Otayf (Fahad), Salman, Taiseer e Yahia (Hatan); Alsahlawi (Muhannad)

 

Técnico: Juan Antonio Pizzi

Local: Estádio Luzhniki, em Moscou (Rússia)

Data: 14 de junho de 2018 (Quinta-feira)

Horário: 12 horas (de Brasília)

Árbitro: Nestor Pitana (Argentina)

Assistentes: Emerson de Carvalho (Brasil) e Juan Pablo Belatti (Argentina)

Cartões amarelos: Golovin (RUS); Taiseer (ARA)

Público: 78.011 pessoas

Gols: RÚSSIA: Gazinskiy, aos 11 minutos do 1º Tempo, Cheryshev, aos 43 minutos do 1º Tempo e aos 46 minutos do 2º Tempo, Dzyuba, aos 25 minutos do 2º Tempo, e Golovin, aos 49 minutos do 2º Tempo.

 

 

Escrito por: Redação/Fonte: Superesportes.com.br

Foto: Internet/Reprodução

Copa 2018: Prefeitura de Catalão manterá expediente nos dias de jogos da seleção brasileira, porém, irá reduzir carga horária

0
Prefeitura Municipal de Catalão vai manter expediente nos dias dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo, mas reduzirá carga horária. (Foto: Internet/Reprodução).

A Prefeitura de Catalão divulgou decreto que trata sobre o funcionamento das repartições públicas municipais nos dias de participação da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo Fifa 2018, a realizar-se na Rússia. O expediente será mantido, porém, com carga horária reduzida.

Como consta no documento considerando que no horário da realização dos jogos disputados pela Seleção Brasileira todas as atenções estarão voltadas para esse evento, o fechamento parcial das repartições públicas municipais – nos dias de jogos – deve se efetuar sem redução drástica das horas de trabalho semanal a que os servidores públicos estão sujeitos nos termos da legislação vigente. Com isso, o expediente será mantido nas repartições públicas nos dias dos jogos, porém de forma reduzida.

Funcionará assim: nos dias em que os jogos se realizarem na parte da manhã, o expediente terá início às 13:30 horas e se estenderá até às 17 horas. Já quando os jogos acontecerem à tarde, o expediente se encerrará às 12 horas.

Ainda de acordo com o decreto, as repartições públicas que prestam serviços essenciais e de interesse público, que tenham o funcionamento ininterrupto, terão expediente normal. Caberá às autoridades de cada secretaria do município fiscalizar o cumprimento do estabelecido. Os dirigentes das Fundações e/ou Autarquias Municipais instituídas ou mantidas pelo poder público municipal poderão adequar o disposto no decreto às entidades que dirigem.

O decreto, de número 980/2018, foi assinado ontem (12) pelo prefeito Adib Elias, afixado em mural, divulgado aos servidores e ao público através de um comunicado e já está valendo.

Escrito por: Redação-Badiinho/Com informações da Secom – Prefeitura de Catalão

Foto: Internet/Reprodução 

Motorista pode fazer declaração eletrônica de acidente de trânsito

0
Polícia Militar de Goiás informa que a declaração eletrônica de acidente de trânsito é um instrumento oficial, feito pela internet. (Foto: Badiinho).

A Polícia Militar de Goiás informa que a declaração eletrônica de acidente de trânsito é um instrumento oficial, feito pela internet, para registro de ocorrências de acidentes em rodovias estaduais do estado. Será permitido que registros de acidentes de qualquer natureza, sejam feitos eletronicamente, desde que que preencham os seguintes requisitos:

1 – Não ter vítimas, mesmo que aparentemente lesões do tipo leve;

2 – Não ter ocorrido ou provocado vazamento de produto perigoso;

3 – Não ter provocado dano ao meio ambiente ou ao patrimônio público;

4 – Não envolver veículo oficial;

5 – Não envolver mais de três veículos;

6 – Não ter correlação com crime de trânsito (alcoolemia, por exemplo);

7 – Não ter provocado interrupções de pista.

A DeAT pode ser feita por pessoa com mais de 18 anos, ou civilmente emancipada, que possua endereço de e-mail. No entanto, o registro eletrônico é uma opção, com objetivo de auxiliar aqueles que trafegam pelas rodovias goianas, oferecendo comodidade e rapidez no registro dos boletins de acidentes.

Com esta ferramenta, a Agetop, através da Polícia Militar Rodoviária, oferece a todos que trafegam nas rodovias do estado de Goiás uma alternativa fácil e ágil de registrar o acidente de trânsito, garantindo a segurança e conforto. Acesse https://raivirtual.ssp.go.gov.br

Escrito por: Redação/Fonte: Governo de Goiás

Foto: Badiinho 

Oportunidades de emprego: vagas desta quinta-feira (14)

0

Saibam quais são as oportunidades de trabalho ofertadas através do Sistema Nacional de Emprego (SINE) por meio da Secretaria de Trabalho e Renda de Catalão (SETRAER). As vagas desta quinta-feira (14/06) são:

-Auxiliar de cozinha, com experiência na CTPS em salgados;
-Auxiliar de estoque, com experiência na CTPS, conhecimentos em informática, ambos os sexos;
-Auxiliar de serviços de alimentação,masculino;
-Empregada doméstica, com experiência, e que tenha disponibilidade para dormir no local de trabalho, feminino;
-Empregada doméstica, com experiência na CTPS;
-Representante comercial autônomo, com experiência em medicamentos, veículo próprio,ambos os sexos.

Informações sobre as vagas podem ser obtidas na sede da secretaria, na Avenida 20 de agosto, 1857, Centro, em frente a Caixa Econômica Federal.

Observação: Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio.

Nesta quinta (14) é lembrado o Dia Mundial do Doador de Sangue

0
Foto: Internet/Reprodução

Nesta quinta-feira (14/06) é lembrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data, criada em 2014, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem o objetivo de agradecer o empenho dos doadores voluntários e conscientizar o público em geral sobre a falta de doadores por todo o mundo.

Dados recentes, mostram que no Brasil, 1,8% da população doa sangue, número que está dentro dos parâmetros, de pelo menos 1%, mas longe da meta da OMS, de 3% da população doadora.

A médica hematologista Nadia Misael, da Aliança Instituto de Oncologia, afirma que a doação pode trazer diversos benefícios. “Para o doador, o benefício é saber que sua saúde está adequada e que sozinho o mesmo irá conseguir recuperar a quantidade de células doadas. Além de ajudar alguém que está necessitando muito desta do sangue, para sair da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), realizar uma quimioterapia ou se recuperar de uma cirurgia”, aponta.

De acordo com Nadia há dois tipos de doação, por aférese ou doação de sangue total. A modalidade mais comum é a doação de sangue total, na qual, é retirado cerca de 400 a 450 ml de sangue. Neste tipo, o doador não entra em contato com o anticoagulante, diferente da aférese. Essa doação é rápida, dura menos de 10 minutos, com poucos efeitos colaterais.

Menos comum, na doação por aférese o sangue do doador é processado em uma máquina, para isso, é utilizado um anticoagulante. “Nesta modalidade, é retirado um grupo específico de células, apenas as plaquetas ou hemácias”, explica.

Segundo a médica, essa doação demora um pouco, cerca de uma hora ou mais, a depender do acesso venoso do paciente. Ela acrescenta que existe o retorno para o doador de anticoagulante, por isso, alguns pacientes podem ter alguns efeitos colaterais desta medicação. São candidatos a doação por aférese os doadores frequentes com bom acesso vascular.

Nadia destaca que para realizar a doação de sangue é necessária uma entrevista prévia para avaliação da saúde do doador, que precisa ter entre 16 e 69 anos e ainda pesar mais de 50 quilos. “Não é necessário jejum para a doação de sangue”, finaliza.

 

Escrito por: Redação 

Foto: Internet/Reprodução 

Royalties beneficiam municípios goianos atingidos pela mineração; Mineração aumenta partilha

0
 “Mineradora CMOC, em Catalão, no Sudeste do Estado: município será beneficiado com novas regras de compensação financeira (Foto: Diomício Gomes).


A exploração de recursos minerais, após a assinatura de decretos pelo presidente Michel Temer (MDB) na última terça-feira (12), tem novas regras para a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), que é uma espécie de royalties do setor. Essa receita tem peso importante no caixa dos 143 municípios com produção em Goiás e parte do bolo passará a ser dividido com mais cidades, aquelas que são afetadas, mas não recebiam por isso.

Na prática, os produtores que tinham direito a 65% do recolhido com a CFEM passaram a receber 60% desde janeiro, uma redução que em abril significou R$ 379 mil a menos do que poderiam receber. Por outro lado, desde novembro novas alíquotas e base de cálculo passaram a valer, o que de janeiro a abril permitiu crescimento médio de 28,23% na arrecadação em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo análise da superintendência da Agência Nacional de Mineração em Goiás (ANM/DNPM).

“Não haverá muita diferença na prática. O que muda é os municípios que eram impactados em sua infraestrutura pela proximidade com a produção terão o benefício”, explica o superintendente da ANM em Goiás, Dagoberto Pereira Souza, sobre o que considera uma reparação. Ainda não houve a divulgação de quais cidades passarão a receber os 15% da arrecadação da compensação.

Mas o decreto (número 9.407, de 12 de junho de 2018) determinou em quais hipóteses os municípios não produtores afetados pela atividade terão direito ao CFEM. Isso ocorrerá quando houver operação portuária de embarque e desembarque, quando os territórios forem cortados por infraestrutura utilizada para o transporte (ferrovia ou dutoviário) e quando na localidade estiverem localizadas as pilhas de estéril, barragens ou instalações de beneficiamento.

A utilização de espaços em municípios vizinhos é comum. Mina em Ouvidor, por exemplo, tem pilhas de estéril em Catalão e, por sua vez, produção catalana tem barragens de rejeitos e estação de beneficiamento em Ouvidor. Fora isso, há diversos ônus para infraestruturas nas cidades vizinhas à produção.

Em Campo Verde, próximo a Alto Horizonte, o prefeito Haroldo Naves (MDB) explica que não há mineração, mas tem barragem que ficará como “herança” a 10 quilômetros da captação de água para a população e caminhões da vizinha produtora deterioram as ruas. “Essa nova legislação vem para democratizar. Agora, esperamos informações e esclarecimento maior para conhecer como será operacionalizado o recurso”, diz ele, que também é presidente da Federação Goiana dos Municípios.

As mudanças implantadas pelo governo federal, para o superintendente de mineração da Secretaria de Desenvolvimento, Tasso Mendonça Júnior, modernizaram e vão tornar mais claro como é feita a cobrança já que agora é o preço de mercado que vale para a cobrança e não o valor de custo dos produtos.

Enquanto não há definições dos municípios que passarão a receber o CFEM, o valor que já é descontado dos produtores, segundo informou a ANM, será posteriormente repassado pelos Estados aos seus municípios.

De outro lado, o prefeito de Catalão, Adib Elias (MDB), pontua que o CFEM é muito menor do que o ganho pelo setor mineral. “Na arrecadação, a mudança é pouca agora. A cidade arrecada pouco em relação ao tamanho da causa. O dinheiro é bem vindo, mas não concordo com o tanto e brigamos com isso”, diz ao defender mais transparência.

Escrito por: Redação/Fonte: Jornal O Popolar

Fotos: J. O Popular/Reprodução