Saibam quais são as oportunidades de trabalho ofertadas através do Sistema Nacional de Emprego (SINE) por meio da Secretaria de Trabalho e Renda de Catalão (SETRAER). As vagas desta quarta-feira (20/06) são:
-Ajudante de obras, masculino; -Chapeiro, com experiência na CTPS, masculino; -Desenhista e projetista, com experiência na CTPS em Auto cad ,masculino; -Empregada doméstica, que possa morar no local, feminino; -Encarregado de obras, com experiência na CTPS em obras industriais e publicas ,masculino; -Enfermeiro, com experiência na CTPS, graduação em enfermagem, ambos os sexos; -Motorista de caminhão guincho munk com experiência na CTPS, curso Mopi, cargas indivisíveis, CNH “D”; -Operador de caixa, com experiência na CTPS, feminino; -Pedreiro, com experiência na CTPS, masculino; -Pintor de edifício, com experiência na CTPS, masculino; -Técnico de controle de meio ambiente, com experiência na CTPS, ambos os sexos; -Técnico de documentação, com experiência na CTPS, ambos os sexos; -Técnico em enfermagem, com experiência na CTPS em primeiros socorros e emergência para resgates, escala 2×2, ambos os sexos; -Técnico de enfermagem, com experiência na CTPS em segurança do trabalho, ambos os sexos; -Técnico em segurança do trabalho, com experiência na CTPS, ambos os sexos; -Vendedor pracista, com experiência, moto própria, ambos os sexos.
Informações sobre as vagas podem ser obtidas na sede da secretaria, na Avenida 20 de agosto, 1857, Centro, em frente a Caixa Econômica Federal.
Observação: Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio.
Leia a entrevista com o Dr. Carlos Renato de Ávila Teixeira e descubra:
Dr. Carlos Renato de Ávila Teixeira
Dr. Carlos Renato de Ávila Teixeira é formado em medicina pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFENAS), no estado de Minas Gerais, com residência em oftalmologia pelo Hilton Rocha, em Belo Horizonte (MG). Há 15 anos iniciou sua carreira profissional na cidade de Catalão atendendo no Instituto da Visão – até 2012 instalado dentro do Hospital São Nicolau –. Em 2013 passou a integrar o Centro de Diagnóstico em Oftalmologia (CDO), um grupo de médicos oftalmologistas que se juntaram e investiram em equipamentos modernos para atender as demandas de Catalão e região.
Nesta entrevista, além de explicar o que é o CDO e sua funcionalidade, Dr. Carlos Renato também fala sobre dois eventos de que participou no mês de maio. O primeiro foi o 18º Congresso Internacional de Catarata e Refrativa, realizado entre os dias 16 e 19 de maio em São Paulo-SP, sendo o terceiro maior evento de catarata e refrativa do mundo. O outro evento foi realizado em Catalão no dia 26 de maio e foi voltado a debater o glaucoma, doença dos olhos que causa bastante preocupação e que pode levar à cegueira.
18º Congresso Internacional de Catarata e Refrativa
De 16 à 19 de maio Dr. Carlos Renato participou do 18º Congresso de Catarata e Refrativa realizado em São Paulo-SP.
Blog do Badiinho: O senhor participou de um evento que contou até com a participação do ministro da Saúde, o 18º Congresso Internacional de Catarata e Refrativa, considerado o terceiro maior evento do mundo debatendo a doença. O que tirou de proveito que impactará nos pacientes de Catalão, principalmente naqueles portadores de catarata?
Dr. Carlos Renato:Meu foco profissional realmente é o tratamento da catarata e a gente sempre está acompanhando as inovações, sempre presente nos congressos que são realizados. Neles sempre são apresentadas atualizações e a nossa disposição é sempre oferecer o melhor serviço e a melhor qualidade em cirurgia. Também nesses eventos a gente tem a oportunidade de realizar negócios, pois são neles que são expostos os equipamentos mais modernos.
Nesse último congresso tivemos a oportunidade de efetivar bons negócios, que irão trazer para Catalão quatro novos equipamentos, sendo três equipamentos de diagnósticos e um equipamento novo para cirurgia de catarata. Os três primeiros equipamentos são conhecidos como trio de ouro, utilizados para realização de exames pré-operatórios para tentar minimizar qualquer erro refrativo no pós-operatório da catarata. Hoje a pessoa que quer tratar a sua catarata quer aproveitar o tratamento da cirurgia para ter uma visão perfeita, e até se livrar do uso dos óculos. Os equipamentos entram justamente nesse contexto, ou seja, vão nos ajudar a escolher e determinar o melhor o grau dessa lente e o modelo ideal para cada paciente.
Doença da Catarata
Blog do Badiinho: A catarata é uma doença que aflige milhares de brasileiros, principalmente pessoas idosas. Mas o que é realmente a catarata?
Dr. Carlos Renato:A catarata é a perda da transparência de uma lente que todo ser humano tem dentro do seu olho e que se chama cristalino. O próprio nome já fala: quando nascemos, a lente é cristalina, transparente, e com o passar dos anos, com o nosso envelhecimento, ela naturalmente vai perdendo essa transparência, vai ofuscando, vai enfumaçando, o que provoca a qualidade da visão. A cirurgia de catarata é a substituição dessa lente opaca por uma lente transparente implantada dentro do olho do paciente, que corrige o grau. Se o paciente tinha um astigmatismo, hipermetropia ou outra coisa assim, ela pode usar uma lente especial que poderá corrigir esses transtornos.
Blog do Badiinho: Qual é a idade com maior incidência de catarata?
Dr. Carlos Renato: Normalmente a incidência maior é nos pacientes acima de 60 anos de idade, mas não raro às vezes diagnosticarmos pessoas até um pouco mais jovens com catarata. Temos sempre que lembrar que até recém- nascidos podem já ter catarata, daí aí a importância do acompanhamento médico. No caso dos bebês se faz o teste do olhinho, que serve também para detectar a catarata congênita. Sendo detectada, ela tem que ser tratada com urgência.
Blog do Badiinho: Como diagnosticar precocemente a catarata?
Dr. Carlos Renato:Mais uma vez salientamos a importância da avaliação do oftalmologista com freqüência. O diagnóstico é feito pelo oftalmologista por meio de um exame que se chama Biomicroscopia, e ele avalia a transparência do cristalino do paciente. É considerado por nós como um exame padrão e rotineiro, feito em todos os pacientes que entram em nosso consultório, e é através dele que descobrimos se a pessoa tem catarata ou não.
Blog do Badiinho: E o tratamento?
Dr. Carlos Renato:O único tratamento para a catarata é a cirurgia. Não existe colírio, não existem exercícios, não existe nada a não ser a cirurgia. Somente ela é o tratamento eficaz, adequado e cientificamente comprovado e seguro para tratar da catarata.
Evento em Catalãopara discutir o glaucoma
Blog do Badiinho: O senhor também realizou um evento em Catalão, onde diversos assuntos dentro da oftalmologia foram discutidos, mas o assunto mais discutido foi o glaucoma?
Dr. Carlos Renato: No dia 26 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma e o CDO resolveu contribuir com a nossa sociedade, até como uma forma de retribuir a valorização e o prestigio que ela tem nos concedido ao logo dos anos. Promovemos então esse evento, na ACIC/CDL, e lá pudemos levar esclarecimentos sobre a doença, como se prevenir, os riscos e o perigo dessa doença silenciosa. Muitas vezes ela não apresenta sintomas, mas pode levar a pessoa à cegueira. Aproveitando a mesma ocasião, realizamos várias palestras não somente sobre o glaucoma, mas sobre diversas áreas da oftalmologia, alertando sobre a importância de se realizar uma consulta. Falamos sobre a catarata, a retina, das cirurgias de catarata, além de problemas refrativos do olho.
Blog do Badiinho: O senhor tem uma estimativa de quantas pessoas são portadoras do glaucoma?
Dr. Carlos Renato: Uma estimativa precisa realmente não temos, mas posso afirmar que o quadro hoje é preocupante. Por se tratar de uma doença silenciosa, várias pessoas nos procuram quando a doença já está em nível muito avançado, aí o tratamento deixa a desejar. Na catarata, por exemplo, o tratamento, mesmo em estágio bem avançado, pode trazer um benefício e restaurar a visão da pessoa por completo. No glaucoma não, pois aquilo que a pessoa perdeu de visão ela não consegue recuperar mais.
Blog do Badiinho: O que é o glaucoma? Como diagnosticá-lo e qual o tratamento?
Dr. Carlos Renato:O glaucoma é uma doença multifatorial. Existem vários fatores que atuam na doença e o mais conhecido da população é o aumento da pressão ocular. Mas é importante destacar que não é somente isso: existe o glaucoma em pessoas que têm a pressão ocular normal, e existem outros que têm a pressão ocular um pouco alta e não têm o glaucoma. A doença consiste em uma lesão, em um dano ao nervo ótico. O nervo do olho é machucado e lesado, sendo essa lesão gradual, inicialmente em um grau leve e vai se tornando cada vez mais grave. Os sintomas são poucos, praticamente inexistentes. A pessoa vai perdendo a visão periférica inicialmente e quando atinge a visão central, a doença já está em um estágio mais avançado. O diagnóstico deve se basear na prevenção e não nos sintomas, por isso a importância da consulta rotineira do paciente ao seu oftalmologista.
Saiba o que é o Centro de Diagnóstico em Oftalmologia de Catalão (CDO)
Blog do Badiinho: O que é o CDO e como o senhor passou a integrá-lo?
Dr. Carlos Renato:Hoje estou com pouco mais de 15 anos em Catalão, onde toda a minha vida profissional foi construída. Inicialmente meu consultório era dentro do Hospital São Nicolau e lá tivemos uma parceria por vários anos com uma relação muito saudável. Continuo ainda realizando algumas cirurgias lá, mas em virtude da constante necessidade de realizarmos investimentos em equipamentos caros, percebemos a importância de se formar um grupo, e esse grupo na verdade ele tende até a crescer. Hoje nós somos quatro oftalmologistas no CDO e é bastante significativa a qualidade dos equipamentos que temos em nossa clínica. Isso só foi possível graças à nossa união, porque o custo desses investimentos para um único médico é muito alto. Um OCT, por exemplo, que é um tomógrafo de alguns exames no olho, atende uma cidade com população de 500 mil habitantes, e hoje podemos garantir à população catalana um dos melhores aparelhos de OCT do mundo. No CDO os pacientes vão encontrar tudo aquilo que é oferecido nas clínicas dos grandes centros.
Blog do Badiinho: Muito obrigado por atender às dúvidas que nos chegaram. Suas considerações finais…
Dr. Carlos Renato:Antes de mais nada, gosto sempre de esclarecer que a cirurgia de catarata é segura. A tecnologia que a gente emprega é de última geração; usamos anestesias somente com colírios, não necessitando mais do uso de injetáveis, e o paciente já sai com os olhos abertos após a cirurgia. A pessoa não deve ter medo. A melhor saída para a catarata é o tratamento o quanto antes, pois quanto mais cedo, melhor será o resultado e a recuperação. No mais, quero agradecer a credibilidade que tenho recebido nesses pouco mais de 15 anos de Catalão, uma cidade que me abraçou, me acolheu e pela qual tenho uma enorme consideração e paixão.
Escrito por: Badiinho Filho/Revisão: João Antônio Pinheiro
Com a aproximação de uma das maiores festas religiosas do país, a festa do Divino Pai Eterno em Trindade GO, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) auxiliou dezenas de comitivas a atravessarem as rodovias federais goianas nestes últimos quatro dias.
Nesta segunda-feira (19), um grupo de carreiros oriundos da região da estrada de ferro, composto de oito carros de bois, cada carro com quatro juntas de animais, foi auxiliado pela PRF para atravessar a BR 153, km 514, às 11h30, no perímetro urbano de Aparecida de Goiânia.
A rodovia foi fechada, nos dois sentidos, por cerca de vinte minutos, formando um congestionamento de quase um quilômetro para cada lado.
A PRF orienta aos responsáveis das comitivas que, para evitarem acidentes, entrem em contato com a polícia, com antecipação, para agendarem apoio para que as travessias possam ser feitas com segurança.
As travessias feitas sem o controle de trânsito podem gerar sérios transtornos tanto para as comitivas como para os usuários da rodovia.
Neste sentido os organizadores da Romaria dos Carreiros estão orientando as comitivas a fazerem, previamente, contatos com a PRF para agendarem apoio para realizarem as travessias em segurança.
Droga estava escondida dentro de pedaços cozidos. Foto: Reprodução
Para quem acha que já viu de tudo, olhem a criatividade desse aí que escondeu droga dentro de pedaços de carne cozidos.
Esconder drogas em partes íntimas é algo muito manjado, nesse vídeo veiculado no Programa Balanço Geral do apresentador Fernando Garcia, na TV Sucesso Catalão, emissora afiliada da Rede Record, mostra que a droga foi escondida dentro de pedaços de carnes que estavam cozidos e entraria em um presídio, porém foram impedidos durante a revista.
A pessoa que vez o vídeo pediu que não fosse identificado o local.
No vídeo abaixo, Wallace Landim ‘Chorão’, disse que o Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), pediu a segurança da casa para que retirassem ele e seus acompanhantes de dentro do plenário.
Para quem acha que os caminhoneiros estão satisfeitos com o que vem acontecendo, está completamente enganado, a insatisfação da classe ainda é grande e poderá acarretar em um novo movimento, maior e bem mais organizado do que o que ocorreu em maio.
Depois da paralisação que fizeram no mês passado, a qual serviu para mostrar para o Brasil inteiro que tudo o que é consumido por todos nós brasileiros chega carregado em um dos mais de três milhões de caminhões distribuídos em todas as rodovias do nosso país, recado entendido por todos os cidadãos, mas o governo frouxo e omisso não entendeu não, pois do que foi prometido, pouca coisa foi cumprido, ou melhor, quase nada, pois dois pontos importantíssimos do acordo e que foram exigidos pela categoria estão sendo empurrados com a barriga dos políticos.
O que seria esses dois pontos? O Marco Regulatório do Transporte que vai definir novas regras no transporte rodoviário no país, e o que, pois fim a paralisação de quase 10 dias no mês de maio, que é a tabela de frete mínimo, que até hoje está indefinida e a que foi publicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no final do mês maio, não vem sendo cumprida aos caminhoneiros.
No início deste mês, mais uma vez mostrando inoperância e atendendo aos endinheirados do país, o Governo Federal ameaçou revogar a tabela que teria sido publicada no final do mês de maio, porém, a pressão dos caminhoneiros impediu tal façanha, mas até hoje nada foi definido. Várias reuniões na ANTT foram realizadas, porém, a conversa é sempre a mesma, chegar a um denominador que agrade a todos, o que nunca acontece.
Nesse imbróglio todo está um caminhoneiro de destaque, nascido no interior de São Paulo, mas morador de Catalão Goiás, Wallace Landim, conhecido pelos caminhoneiros de todo o Brasil como Chorão, está desde o começo do movimento lutando, reivindicando melhores condições de trabalho para sua classe. Depois de encerrado o movimento nas estradas, Chorão acampou em Brasília-DF, com inúmeras dificuldades financeiras para manter-se na luta, ele continua firme fazendo pressões na ANTT e na Câmara dos Deputados para conseguir colocar em votação o Marco Regulatório do Transporte e que seja estabelecida de forma justa uma tabela de frete mínimo.
Sua única forma de divulgar e de se relacionar com todos os seus colegas caminhoneiros de vários cantos do Brasil está sendo as redes sociais, como o Facebooke o Whatsapp, as quais Chorão fizeram novas atualizações ontem e hoje, com vídeos e imagens feitas diretamente de Brasília-DF. Em um desses vídeos, ele chama a atenção de alguns parlamentares para que incluam na pauta de votação o Marco Regulatório e a tabela de frete mínimo.
No dia de ontem, terça-feira, 19 de junho, a produção do Blog do Badiinho foi contatada pela mãe do bebê que faleceu na sexta-feira da semana passada, 15 de junho, com suspeita de meningite. A senhora solicitou que a matéria fosse retirada do site e de todas as redes sociais. Respeitando o momento delicado que toda a família passa, decidimos em acatar o pedido.
Pedimos a compreensão de nossos leitores e desde de já agradecemos.
O vídeo que está circulando nas redes sociais é de um pai da cidade de Catalão, que desde que ficou desempregado está trabalhando em uma fazenda do município de Anápolis-GO. No curto vídeo feito em um aparelho celular, Frederico Henrique conta a dramática história de seu filho de três meses que passa por um sérios problema de saúde e precisa urgentemente de atendimento médico, mas as dificuldades são enormes quando se trata de Sistema Único de Saúde (SUS) as dificuldades são imensas.
“Assim que a criança nasceu em Catalão, transferida para Anápolis e colocada na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, onde ficou hospitalizado por cerca de um mês, com dois meses de vida o bebê sofreu duas paradas cardíacas e após alguns exames, descobriu uma doença no fígado”, assim disse uma pessoa ligada aos familiares .
Segundo informações de um outro vídeo que foi publicado no próprio perfil do pai da criança, o bebê passou a madrugada inteira deitado em uma cadeira no hall do Hospital de Goiânia, na luta para conseguir uma vaga para fazer o seu tratamento.
Luta por vaga na rede pública
Neste outro vídeo também postado na página pessoal do facebook do pai da criança, mostra o pequeno Caio Henrique, com apenas 3 meses de vida, deitado em uma cadeira do Hospital Materno Infantil de Goiânia, local onde eles passaram a noite inteira esperando uma vaga, que até onde sabemos não haviam conseguido.
A notícia que chega direto de Goiânia pelo próprio pai é que a criança ainda não foi colocada em quarto e que seria feito alguns exames agora no período da tarde. Para quem quiser ajudar, entrar em contato com o Frederico, pai do pequeno Caio Henrique através do telefone de contato: (64) 9 9297-3212.
Yuri de Oliveira Caetano Santos, 23 anos de idade, morreu a tiros na pecuária de Pires do Rio. (Foto: TV Sucesso/Reprodução).
Na madrugada do último domingo (17), ultima noite de Exposição Agropecuária de Pires do Rio, com o registro de um homicídio, onde Yuri de Oliveira Caetano Santos, 23 anos de idade, morreu com um tiro no rosto.
Segundo informações da Polícia Militar, após despendimentos entre dois jovens, o autor teria ido em sua casa, buscado uma arma de fogo, voltado para a festa agropecuária e atirado contra Yuri, que chegou a ser atendido pelo Corpo de Bombeiros ainda no local, na sequencia foi levado para o Pronto Atendimento do Hospital Municipal de Pires do Rio, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
A Polícia Civil de Pires do Rio começou a investigar o caso, inclusive com suspeito de quem possa ter cometido o crime, porém, ele ainda não havia sido preso até a data de ontem, segunda-feira (19).
Caminhão que estava estacionado se desgoverna e invade residência de Catalão
Caminhão desgovernado invadiu casa no Bairro São João no último final de semana. (Foto: Zap Catalão/Reprodução).
Na noite do último domingo, 17, na Rua Leopoldo de Bulhões, no Bairro São João, um caminhão estacionado desceu desgovernado e bateu em uma residência, quebrando o muro e o portão da residência.
Segundo depoimento do motorista para a equipe da TV Sucesso, o veículo havia passado por manutenção nos freios recentemente, afirmando ele também que ele irá pagar pelos danos materiais na casa, onde no dia de ontem, segunda-feira (18), um pedreiro já teria começado reparar os estragos pelo acidente. Felizmente ninguém se feriu.
Antes de ser preso, Lula foi entrevistado no programa Papo com Trajano, que vai ao ar no YouTube. (Foto: Youtube/Reprodução).
Em seu primeiro comentário sobre a Copa do Mundo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está preso há dois meses na sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, criticou a atuação da Seleção Brasileira no empate contra a Suíça e disse que a primeira semana do Mundial da Rússia provou que a Alemanha não é invencível.
A coluna de Lula foi enviada à equipe do programa Papo com Trajano, comandado pelo jornalista José Trajano, e lida por um locutor na emissora educativa TVT, sediada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e pela Rádio Brasil Atual.
“Treino é treino, jogo é jogo. O jogo de estreia da seleção mostrou uma máxima do futebol que sempre repetimos. Jogo de Eliminatórias é uma coisa, jogo de Copa do Mundo é outra”, declarou o ex-presidente. “Sinceramente, o fato é que não jogamos bem e o adversário fez o que tinha de fazer, que era impedir o jogo do Brasil.”
O petista não poupou críticas ao estilo de jogo do adversário da Seleção Brasileira. “(A Suíça) Marcou forte, de forma muito dura, e não deixou a seleção jogar. Também não deixou o Neymar jogar, fazendo faltas e faltas.
Escrito por: Redação – Badiinho/Fonte: Super Esporte
O texto abaixo foi publicado pelo colunista Pablo Santos da coluna Direito e Justiça do Jornal O Popular na edição desta terça-feira, 19 de junho.
Prefeitura de Catalão deve rescindir contrato com o Crac
O juiz Marcus Vinícius Ayres Barreto, da 2ª Vara da Comarca de Catalão acatou pedido de antecipação de tutela solicitando pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e determinou a rescisão do Termo de Convênio nº 3/2015 firmado com o Clube Recreativo e Atlético Catalano (Crac), além de proibir a celebração de novos convênios para repasse de recursos para o custeio e despesas do time. A ação de impropriedade administrativa é de 2015, proposta pela Promotora de Justiça Ariete Cristina Rodrigues Vale, contra o ex-prefeito Jardel Sebba, o município de Catalão e o clube esportivo.
Segundo a promotora, em vez de os recursos, que somariam R$ 740 mil, serem utilizados para o desporto educacional, foram usados para o pagamento de salários de jogadores, comissão técnica e despesas para manutenção do time.
Coluna Fio Direto do Jornal Diário da Manhã, escrita pela Suely Arantes, o caso também é destacado. Leiam abaixo: