Início Site Página 1723

Absolutos… Novo Horizonte, Crac, Goiânia e Goianésia vencem, e formam o G4

0

Os quatro vitoriosos na noite desta quarta-feira pelo campeonato Goiano da divisão de acesso, mostraram quem são os favoritos. Novo Horizonte, Crac, Goianésia e Goiânia venceram, e coincidentemente são os 4 primeiros da divisão de acesso. O jogo Trindade x Aseev foi adiado por falta de energia elétrica no Estádio Abrão Manoel da Costa em Trindade. O  motivo foi um temporal que caiu na cidade no início da noite, causando falta de energia elétrica em toda imediação do Estádio. A partida foi remarcada para a quarta-feira, dia 22/08/18, às 19h30.

Novo Horizonte

Em um jogo com seis gols, o time de Ipameri venceu por 4 a 2 o América em Morrinhos. O destaque da partida foi Dudu, que marcou dois a favor do Novo Horizonte. O fantasma segue invicto, na liderança isolada com 13 pontos. Em cinco partidas são 4 vitórias e 1 empate.

América 2×4 Novo Horizonte  – Centro Esportivo João Vilela (Morrinhos)
 
Árbitro: Bruno Rezende. Assistentes: Edson Antônio e Victor de Castro.
 
Gols: Bruno (cabeça) 9’, Emerson (NH) 24’ e Lídio (contra) (NH) 47’ do 1º tempo. Dudu Itapagé (NH) 6’, Danilo (NH) 30’ e Watthimen (pênalti) 35’ do 2º tempo.
 
Expulsão: Luan (A) 46’ do 2º tempo.
 
Renda: R$ 3.195,00. Público pagante: 345.
 
 

Crac

Crac venceu o Jaragua por 3 a 0 no Estádio Genervino da Fonseca, em Catalão, na noite da última quarta-feira (08). (Foto: Luis Cláudio – Blog da Verdade/Reprodução).

O leão recebeu o Jaraguá, e não teve dificuldades para conquistar mais três pontos importantes. Diante do Jaraguá, o Crac venceu por 3 a 0, e além de se reabilitar na competição, chegou aos 10 pontos, ficando na vice-liderança.

CRAC 3×0 Jaraguá  – Genervino da Fonseca (Catalão)
 
Árbitro: Rubens Paulo dos Santos. Assistentes: Hugo Correa e Roberto Pereira.
 
Gols: Édipo 34’ do 1º tempo. Gláucio 11’ e Allef 16’ do 2º tempo.
 
Renda: R$ 14.060,00. Público pagante: 781
 

Goiânia

Mesmo jogando em Jataí, a Jataiense não conseguiu parar o Galo. O time do técnico Edson Júnior voltou a vencer, e já abre uma boa vantagem em relação ao quinto colocado. Com a vitória por 2 a 1 no Arapucão, o Goiânia chegou aos 10 pontos e ocupa o terceiro lugar.

 Jataiense 1×2 Goiânia – Arapucão (Jataí)
 
Árbitro: André Luiz Castro. Assistentes: Bruno Pires e Danilo Bonifácio.
 
Gols: Márcio 44’ do 1º tempo. Robert 43’ e Robson (contra) (J) 45’ do 2º tempo.
 
Obs.: O gol de Márcio, goleiro, foi originário de pênalti defendido pelo goleiro Cleriston da Jataiense, porém, no rebote ele marcou.
 
Renda: portões fechados ao público em cumprimento de pena aplicada pelo TJD/GO à AE Jataiense.

Goianésia

A noite foi do experiente atacante Preto, que marcou dois gols, e ajudou o Goianésia a vencer o duelo contra o Santa Helena por 3 a 2. Nos últimos dois jogos em casa, o azulão marcou 7 gols, e agora tem 7 pontos ocupando o quarto lugar.

Goianésia EC 3×2 Santa Helena EC – Valdeir José de Oliveira (Goianésia)
 
Árbitro: Breno Souza. Assistentes: Márcio Soares e Márcio Marques.
 
Gols: Diego Lira 21’ do 1º tempo. Diego Lira 7’, Preto (G) 18’, Rafael Cruz (G) 23’ e Preto (cabeça) (G) 37’ do 2º tempo.
 
Expulsão: Lucas Silva (SH) 25’ do 2º tempo.
 
Renda: R$ 6.620,00. Público pagante: 617.
Escrito por: Redação/Agência Futebol Goiano 
Foto: Reprodução 

Temer sanciona lei do frete e veta anistia a multas

0
Foto: Reprodução

O presidente Michel Temer sancionou, com um veto, a Lei 13.703/18 que estabelece a Política de Frete Mínimo para o Transporte Rodoviário de Cargas. A política foi uma das reivindicações dos caminhoneiros que paralisaram as estradas de todo o país em maio. Foi vetado o parágrafo que previa anistia a multas judiciais aplicadas durante a greve dos caminhoneiros.

O texto da lei está publicado na edição de hoje (9) do Diário Oficial da União e não fixa os valores, mas cria as regras para que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) defina o piso, levando em conta fatores como os custos referentes ao óleo diesel, pedágios e especificidades das cargas.

A lei especifica que os pisos mínimos de frete deverão refletir os custos operacionais totais do transporte, definidos e divulgados nos termos da ANTT, com priorização dos custos referentes ao óleo diesel e aos pedágios.

A ANTT publicará duas vezes por ano, até os dias 20 de janeiro e 20 de julho, uma norma com os pisos mínimos referentes ao quilômetro rodado por eixo carregado, consideradas as distâncias e as especificidades das cargas, bem como planilha de cálculos utilizada para a obtenção dos pisos mínimos. A norma será válida para o semestre em que for editada. Uma primeira tabela foi publicada pela ANTT em maio.

Sempre que o preço do óleo diesel tiver oscilação superior a 10% no mercado nacional, em relação ao preço considerado na planilha de cálculos, para mais ou para menos, nova norma com pisos mínimos deverá ser publicada pela ANTT, considerando a variação no preço do combustível.

O texto especifica que a fixação dos pisos mínimos deverá contar com a participação das partes envolvidas, como representantes dos embarcadores, dos contratantes dos fretes, das cooperativas de transporte de cargas, dos sindicatos de empresas de transportes e de transportadores autônomos de cargas.

Pela lei, fica vedado qualquer acordo ou convenção – individual, coletiva, de entidade ou representação – que resulte em pagamento menor que o piso mínimo estabelecido.

Há previsão de punição para quem não seguir a tabela a partir de 20 de julho deste ano. O infrator terá que indenizar o transportador em valor equivalente a duas vezes a diferença entre o valor pago e o que seria devido. Serão anistiadas as indenizações decorrentes de infrações ocorridas entre 30 de maio de 2018 e 19 de julho de 2018.

Veto

Em maio, o governo editou a medida provisória que prevê o valor mínimo do frete como parte do acordo com os caminhoneiros para encerrar a paralisação. Durante a tramitação no Congresso Nacional, os parlamentares incluíram no texto um artigo para anistiar multas recebidas pelos caminhoneiros e empresas transportadoras durante a greve da categoria. O trecho, vetado pelo presidente Michel Temer, estabelecia que seria concedida anistia às multas e sanções previstas Código de Trânsito Brasileiro e em outras normas ou decisões judiciais, aplicadas em decorrência das paralisações dos caminhoneiros nas manifestações ocorridas entre 21 de maio e 4 de junho de 2018.

Na razão do veto, o governo justifica que há inconstitucionalidade na anistia. “A aplicação das multas e sanções previstas no Código de Trânsito Brasileiro foram impostas por decisão judicial cautelar em tutela provisória e em função do poder de polícia do Estado. Deste modo, além de representar ingerência fiscal reflexa entre os Poderes, a propositura deveria estar acompanhada de seu impacto orçamentário e financeiro como requisito de validade. Por estas razões, impõe-se o veto”.

Escrito por: Redação/Agência Brasil 

Foto: Reprodução 

Catalão volta a sofrer com repentinas quedas de energia

0
Subestação da Enel Distribuição em Catalão: Foto: Arquivo Blog do Badiinho

Há cerca de uma semana a cidade de Catalão sofre com repentinas quedas na energia elétrica, como aconteceu no final da noite da última quarta-feira (08), por volta das 23h e início da manhã de hoje, por volta das 07h.

Lembrando que um incêndio na subestação da Enel Distribuição de Catalão, ocorrida no dia 15 de dezembro, provocou instabilidades na energia elétrica de Catalão e cidades de Catalão por cerca de 30 dias.

O Blog do Badiinho solicitou nota para a comunicação da Enel Distribuição de Goiás, mas até o fechamento da matéria o e-mail não havia sido respondido.

Escrito por: Badiinho Filho 

Foto: Reprodução 

Depois de quase três meses de seca, chuva voltou a cair em Catalão e melhora umidade do ar

0
Início da manhã desta quinta-feira (09) em Catalão. Foto: Cristina Mesquita/Reprodução

Depois de quase três meses sem cair nenhuma gota de água, na noite de ontem, quarta-feira (08) e madrugada desta quinta-feira (09), voltou a chover novamente em Catalão e região.

Com as chuvas, a umidade do subiu para 95% a temperatura mínima do ar está em 17º C com máxima 35ºC, com possibilidade de mais chuva a noite.

Vejam a precisão do tempo para hoje e amanhã, segundo dados do Inmet

Escrito por: Badiinho Filho 

Fotos: Reprodução

Oportunidades de emprego: vagas desta quinta-feira (09/08)

0

Saibam quais são as oportunidades de trabalho ofertadas através do Sistema Nacional de Emprego (SINE) por meio da Secretaria de Trabalho e Renda de Catalão (SETRAER). As vagas desta quinta-feira (09/08) são:

-Auxiliar de cozinha, com experiência na CTPS, ambos os sexos, disponibilidade de horário;
-Entregador de sanduiche, que tenha moto própria, masculino, disponibilidade de horário;
-Mecânico diesel de linha pesada, com experiência na CTPS, CNH “D”;
-Motorista carreteiro, com experiência na CTPS,CNH “E”, curso Mopp,masculino;
-Motorista entregador, com experiência na CTPS, CNH “AB”, masculino;
-Operador de empilhadeira, com experiência na CTPS, masculino;
-Vendedor pracista, com experiência, ambos os sexos, que tenha disponibilidade para fazer viagens;
-Vendedor pracista, com experiência, ambos os sexos, que tenha moto própria e disponibilidade para fazer viagens.

Informações sobre as vagas podem ser obtidas na sede da secretaria, na Avenida 20 de agosto, 1857, Centro, em frente a Caixa Econômica Federal.

Observação: Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio.

STF aprova reajuste de salário de ministros para 2019

0
Foto: Reprodução

Por 7 votos a 4, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, há pouco, enviar ao Congresso Nacional proposta de aumento dos salários dos ministros da Corte , para 2019. O salário atualmente é de R$ 33,7 mil e o percentual de reajuste, de 16%.

Caso o reajuste seja aprovado no Orçamento da União, que será votado pelo Congresso, o salário dos ministros poderia chegar a R$ 39 mil, valor que provocaria efeito cascata nos salários do funcionalismo – o subsídio dos ministros é o valor máximo para pagamento de salários no serviço público.

A inclusão, que foi decidida em uma sessão administrativa, é tratada anualmente e deve ser enviada ao Ministério do Planejamento até o dia 31 deste mês para compor o Orçamento dos Três Poderes que será analisado pelo Congresso.

Votaram a favor do aumento os ministros Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Luiz Fux e Alexandre de Moraes. A presidente da Corte, Cármen Lúcia, votou contra o reajuste, assim como os ministros Rosa Weber, Edson Fachin e Celso de Mello.

Uma barreira para a concessão do reajuste pode ser a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019, que proibiu a concessão de reajustes para servidores no ano que vem e também veda temporariamente a criação de novos cargos no funcionalismo público. 

Escrito por: Redação/Agência Brasil 

Foto: Reprodução 

Terra corre risco de entrar em efeito estufa irreversível, alertam cientistas

0
(Foto: Pixabay)

O planeta precisa urgentemente de uma transição para uma economia verde, pois a contaminação por combustíveis fósseis ameaça empurrar a Terra para um duradouro e perigoso estado de efeito estufa, alertaram pesquisadores na segunda-feira, 6.

Se o gelo polar continuar derretendo, as florestas encolhendo e os gases de efeito estufa aumentando – como acontece a cada ano -, a Terra chegará a um “ponto de inflexão”, isto é, de dano irreversível.

Cruzar este limiar “garante um clima de 4ºC a 5ºC superior à era pré-industrial, e níveis do mar entre 10 e 60 metros mais altos do que os de hoje”, advertiram cientistas nas Atas da Academia Nacional de Ciências. E isso “poderia acontecer em apenas algumas décadas”, alertaram eles.


‘Terra estufa’

“É provável que uma ‘Terra estufa’ seja incontrolável e perigosa para muitos”, afirma o artigo escrito por cientistas da Universidade de Copenhague, da Universidade Nacional da Austrália e do Instituto de Pesquisas de Efeitos Climáticos de Potsdam, na Alemanha.

Ao final do século ou até mesmo antes, os rios transbordariam, as tempestades causariam estragos nas comunidades costeiras e os recifes de coral desapareceriam.

Escrito por: Redação/Jornal O Popular 

Foto: Reprodução 

Indignação: caminhoneiros reclamam falta de banheiros e fazem necessidades em matagal em frente a Fertilizantes Tocantins

0

Um motorista carreteiro de Ponta Grossa-PR, vez um vídeo e divulgou nas redes sociais, mostrando sua indignação com a recém inaugurada em Catalão, Fertilizantes Tocantins. Neste vídeo o motorista relata que ele e seus outros colegas caminhoneiros estão tendo que fazer suas necessidades em uma mata em frente a empresa, pois lá, não contam com um banheiro decente e ao menos um bebedouro para matar a sede desses trabalhadores.

Lembrando que no final do mês de maio e início de junho, os caminhoneiros se uniram e pararam o país por 11 dias para reivindicarem melhores condições de trabalho, pois afinal, eles são maltratados e pisoteados, e pelo visto, muita gente ainda não tirou nada de experiência da paralisação que eles fizeram, mesmo eles mostrando que quem faz o Brasil andar são eles, e no caso da potente Fertilizantes Tocantins e tantas outras empresas, não produzirão nada sem a matéria prima, a qual é carregada na carroceria de um caminhão que é dirigido por um ser humano e não por robôs. Então minha gente, vamos respeitá-los e trata-los com dignidade.

Nossa redação enviou solicitação de nota para os responsáveis pela comunicação da empresa, mas até a publicação da matéria não havíamos recebido retorno.

O Blog do Badiinho segue a disposição da empresa para quaisquer esclarecimento sobre este fato.

Escrito por: Badiinho Filho 

Vídeo: Redes Sociais/Reprodução 

Balanço da Expo Catalão 40 anos: 16 mil pessoas assistiram show do cantor Gusttavo Lima

0
sábado, 4, foi o dia registrado com o maior número de visitantes no Parque de Exposições e mais de 17 mil pessoas passaram pelo local. Foto: Ascom SRC/Reprodução

A Expo Catalão 2018 chegou a o fim neste domingo, 5, e ficou marcada pela superação de recordes de público, de atrações, de expositores e de volume de negócios.

O Torneio Leiteiro que acontece há cerca de 35 anos premiou o primeiro, segundo e terceiro lugar das categorias novilha e vaca. Clayton Martins, produtor rural da região, levou o primeiro lugar das duas categorias e seus animais tiveram uma média de quase 70 quilos de leite por dia nas três esgotas realizadas. Essa foi uma marca que superou todas até o momento, como comenta Marcus Moreira, organizador do evento, “por muitos anos o recorde ficou em 65 quilos de um produtor de São Paulo, isso mostra que é importante o melhoramento genético de nosso plantel, desafiar sempre para melhores resultados”. Ao total foram seis expositores com 12 animais.

A Expo Kids deste ano atendeu um número maior de crianças durante seis dias. Com o tema O Sítio do Pica-Pau Amarelo, tivemos quase quatro mil meninos e meninas de 0 a 12 anos que brincaram em um espaço preparado especialmente para eles com uma super piscina de bolinhas, artesanato, musica e teatro. Tudo isso, gratuitamente.

A Prova dos Três Tambores da Associação Nacional dos Três Tambores (ANTT) levou mais uma vez as mulheres para uma disputa acirrada na arena. A prova foi vencida na categoria adulto por Ana Carolina Cardozo e a infantil foi para Maria Eduarda Cardozo, mãe e filha de Araraquara ocuparam o mais alto degrau no pódio. A próxima etapa é a final em Indaiatuba – SP, de 10 a 11 de agosto. Segundo Daniel Netto, diretor de rodeio, foi uma prova muito disputada com mais de 80 participantes, superando 2017.

No rodeio, o primeiro lugar foi para Gilvan Alves Freitas, de Piracanjuba. A Companhia KGB que ficou a cargo da montaria em touros e agradou o público com uma apresentação diferenciada, unindo as tradições do rodeio com a modernidade. A premiação foi de R$ 15 mil reais distribuídas do primeiro ao quinto lugar. A etapa final do circuito será de 19 a 22 de outubro em Goiânia.

Os expositores de gado também fizeram bons negócios. Foram 200 cabeças de bovinos para exposição e comercialização das raças, Nelore, Tabapuã, Senepol, Giro, Girolando e Holandês. Dos animais levados para vendas foram negociados cerca de 70% sendo que o leilão da Fazenda Santa Anna realizado dia 04 de agosto vendeu os 41 lotes disponíveis.

Gusttavo Lima levou cerca de 16 mil pessoas na noite do último sábado (04). Foto: Ascom-SRC

E já que a pecuária foi de recordes, sábado, 4, foi o dia registrado com o maior número de visitantes no Parque de Exposições. Mais de 17 mil pessoas passaram pelo local. Durante os doze dias de Expo Catalão foram quase 82.500 pessoas. “Todo o sucesso da 40ª Expo Catalão é devido a pessoas engajadas e de parcerias essenciais para que tudo desse certo. Pensamos em atrações que agradasse todos os públicos. Pensamos também nos parceiros e contabilizamos cerca de R$ 10 milhões em negócios iniciados antes e após a festa. Recebemos parceiros novos e concretizamos antigos como Caixa Econômica e Prefeitura Municipal. Foi um verdadeiro desafio, mas estamos felizes com o resultado. Agradeço a toda diretoria e a todos que ajudaram a fazer da Expo Catalão 40 anos a melhor de todos os tempos!” Finaliza Renato Ribeiro, presidente do Sindicato Rural de Catalão.

Foto: Ascom SRC/Reprodução
Foto: Ascom SRC/Reprodução
Foto: Ascom SRC/Reprodução
Foto: Ascom SRC/Reprodução
Foto: Ascom SRC/Reprodução
Foto: Ascom SRC/Reprodução
Foto: Ascom SRC/Reprodução
Foto: Ascom SRC/Reprodução
Foto: Ascom SRC/Reprodução
Foto: Ascom SRC/Reprodução
Foto: Ascom SRC/Reprodução
Foto: Ascom SRC/Reprodução

Escrito por: Redação/Ascom – SRC

Fotos: Ascom-SRC/Reprodução 

NA ROTA DA PM: quatro pessoas são presas por suspeita de promoverem furtos em residências de Catalão

0
Quatro pessoas foram presas, entre elas uma mulher. Foto: Divulgação da PM/Reprodução

Na data de ontem, terça-feira (07), a Polícia Militar realizou uma operação na Cidade de Catalão com intuito de identificar e prender autores de furtos em residência.

Durante a operação realizada nos bairros Pio Gomes, Ayrton Senna e Vila Chaud, as equipes da Polícia Militar realizaram a prisão de quatros pessoas, uma mulher de 25 anos e de três homens de 19, 24 e 30 anos.

Foram recuperados vários objetos furtados como joias, calçados e aparelhos eletrônicos. Foto: Divulgação da PM/Reprodução

Após a operação, todos foram conduzidos para DP ficando a disposição do Delegado de Polícia Plantonista e os objetos ficaram apreendidos para posterior restituição.

Escrito por: Redação/Comunicação 18º BPM 

Fotos: Divulgação da PM/Reprodução