Início Site Página 1701

Final de semana marcado por acidentes envolvendo motocicletas; adolescente de 12 anos e uma jovem de 18 anos ficaram feridas

0

Ao todo o 10º Batalhão de Bombeiro Militar atendeu oito acidentes de trânsito que envolviam motocicletas, isso somente de sexta-feira (21) a domingo (23).

Foto: Reprodução

Adolescente de 12 anos e uma jovem de 18 anos ficam feridas; motorista fugiu sem prestar socorro

O mais grave de todos eles,  foi um em que envolveu um carro de passeio e uma motocicleta, na noite do último sábado (22), na Rua Mário Cerqueira Netto, no Residencial Estrela, onde ficaram feridas uma jovem de 18 anos de idade e uma adolescente de 12 anos, ambas foram encaminhadas ao Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão por uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros. Neste acidente, o motorista do carro fugiu do local sem prestar nenhum socorro às vítimas.


Entregador de gás de cozinha fica ferido em acidente; motorista de caminhonete abandonou veículo e fugiu sem prestar socorro a vítima 

Homem de 30 anos de idade ficou ferido. Foto: Fledson Bolivar/Zap Catalão

Outro acidente de maior gravidade envolvendo uma motocicleta e uma caminhonete de passeio, também foi registrado no início da noite do último sábado (22), por volta das 18h40, na Avenida 20 de agosto, no Centro de Catalão, onde um entregador de gás de cozinha, um homem de 30 anos de idade, teve graves ferimentos e teve que ser encaminhado ao Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão pelos Bombeiros. Neste acidente, o condutor do outro veículo envolvido, uma caminhonete Volkswagen Amarok, abandonou o veículo e fugiu, não prestando socorro à vítima.


Homem de 51 anos de idade fica ferido em acidente 

Outro acidente registrado envolvendo motocicleta, aconteceu na BR 050, próximo ao trevo da Adubos Araguaia, perímetro urbano de Catalão. O condutor de uma CG Tintan 150, um homem de 51 anos de idade, foi socorrido e encaminhado ao Pronto Socorro da Santa de Catalão com algumas escoriações. 


Editorial

Cruzamento da Subestação Rodoviária. Foto: Google Maps

É obvio que existem alguns pontos de Catalão que proporcionam desconforto e até um certo risco aos motoristas e motociclistas, a exemplos dos trevos de acesso ao setores Pontal Norte, Castelo Branco e Santa Terezinha, Jardim Primavera e Cruzeiro. Outro local de grande dificuldade de trafegabilidade, é o cruzamento da Subestação Rodoviária do bairro São João, principalmente em horários de picos, problemas estes que não isentam os condutores por tantos acidentes em nossa cidade, que na grande maioria deles, são ocasionados por excesso de velocidade, condutores que bebem e dirigem, desrespeito as sinalizações, uso do celular enquanto dirige e, principalmente, a falta de atenção. 

Trevo de acesso ao setor Castelo Branco em horários de pico se torna um caos total. Foto: Arquivo – Blog do Badiinho

Escrito por: Badiinho Filho 

Celulares irregulares serão notificados a partir deste domingo

0
Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) inicia neste domingo (23) a notificação de portadores de aparelhos de telefone celular irregulares em 10 estados. São considerados irregulares os aparelhos adulterados, roubados, extraviados e não certificados pela Anatel.

Segundo a agência, a medida atinge os usuários de celulares de estados das regiões Centro-Oeste, Sul, Norte e Sudeste.

Nos estados do Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Tocantins, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, quem estiver utilizando aparelhos irregulares vai começar a receber a partir de hoje mensagens alertando sobre o problema. Nesses estados, a medida vale para aparelhos irregulares habilitados a partir de 23 de setembro de 2018.

Mensagem

Os aparelhos irregulares receberão a partir de hoje a seguinte mensagem, enviada pelo número 2828: “Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em XX dias. Acesse www.anatel.gov.br/celularlegal ou ligue *XXXX”

O bloqueio dos aparelhos será feito a partir de 8 de dezembro de 2018. A última mensagem, na véspera do bloqueio, apresentará o seguinte conteúdo: “Operadora avia: Este celular IMEI XXXXX é irregular e deixará de funcionar nas redes celulares. Acesse www.anatel.gov.br/celularlegal ou ligue *XXXX”

 

Certificado

De acordo com a legislação, todo aparelho celular em uso no país deve ser certificado ou ter sua certificação aceita pela Anatel. “Aparelhos celulares certificados passaram por uma série de testes antes de chegarem às mãos do consumidor. O usuário deve sempre procurar o selo da Anatel no verso da bateria do celular e também no carregador”, informou a assessoria.

Com o bloqueio, a Anatel pretende coibir o uso de telefones móveis não certificados, com IMEI adulterado, clonado ou outras formas de fraude. Segundo a Anatel, os usuários que já têm aparelhos móveis irregulares habilitados não serão desconectados, caso não alterem o número.

IMEI (do inglês International Mobile Equipment Identity) é o número de identificação do celular. O IMEI DB, como é chamado, é acessado por fabricantes, operadoras e agências reguladoras de todo o mundo, razão pela qual aparelhos que são certificados em qualquer país têm o IMEI inserido lá.


Número

Para saber se o número de IMEI é legal, basta discar *#06#. Se a numeração coincidir com o que aparece na caixa, o aparelho é regular. Caso contrário, há uma grande chance de o aparelho ser irregular.

A agência disse que uma parceria entre prestadoras, fabricantes e a Anatel serviu para a implantação de um sistema informatizado que identifica os celulares irregulares em uso na rede.

Chamado de “Celular Legal”, o projeto de bloqueio foi divido em três fases. A fase piloto (1ª fase) começou com o envio e mensagens em 22 de fevereiro de 2018 para os usuários do estado de Goiás e do Distrito Federal, e o bloqueio começou a realizado a partir do dia 09 de maio.

“Até julho deste ano, foram bloqueados por irregularidades 41.827 acessos de telefonia e internet móvel em Goiás e no Distrito Federal, o que representou 0,3% do total de 12.587.694 de acessos em funcionamento, sendo 5.308.975 no DF e 7.278.719 em GO”, disse a Anatel.

De acordo com a agência, a terceira fase abrangerá os estados da Região Nordeste e demais estados da Região Norte e Sudeste, incluindo São Paulo. Para esses estados, o encaminhamento de mensagens aos usuários a partir de 7 de janeiro de 2019 e impedimento do uso dos aparelhos irregulares a partir de 24 de março de 2019. Nesses estados, a medida vale para aparelhos irregulares habilitados a partir de 7 de janeiro de 2019.

Consumidores que estejam utilizando aparelhos irregulares antes dessas datas não serão desconectados caso não alterem o seu número. Já aqueles que conectarem às redes de telecomunicações aparelhos irregulares após essas datas serão notificados por mensagens SMS e, após 75 dias, o aparelho não irá mais funcionar nas redes de telecomunicações.

Celulares estrangeiros

Celulares comprados no exterior vão continuar funcionando no Brasil, desde que sejam certificados por organismos estrangeiros equivalentes à agência reguladora. Um celular só é considerado irregular quando não possui um número IMEI registrado no banco de dados da GSMA, associação global de operadoras.

Não serão considerados irregulares os equipamentos adquiridos por particulares no exterior que, apesar de ainda não certificados no Brasil, tenham por origem fabricantes legítimos.

Escrito por: Redação/Agência Brasil 

Gás de cozinha deve ficar R$ 3 mais caro em Goiás

0
Foto: Reprodução

O gás de cozinha (GLP) vai ficar mais caro nos próximos dias, segundo divulgado, na última sexta-feira, 21, pelo Sindicato das Empresas Revenderas de Gás da Região Centro-Oeste, por conta de um reajuste entre 3,6% a 4,4% no preço do produto nas distribuidoras.

Até o momento, algumas revendedoras ainda não repassaram o reajuste para o consumidor final, mas o preço do botijão de 13 quilos, comercializado em média entre R$ 75 e R$ 80, pode passar a custar entre R$ 78 e R$ 83.

Segundo o presidente do sindicato, Zenildo Dias do Vale, o aumento ocorre por causa do pagamento da data base dos servidores do setor. “Todo ano, esses trabalhadores tem reajustes salariais e isso é repassado para as revendedoras”, explicou.

A entidade pontua que por conta da liberdade de preços e o livre mercado, cada revendedor tem autonomia para decidir sobre o repasse dos custos ao consumidor final. De acordo com o sindicato, por enquanto, não há previsão de desabastecimento e nem motivo para que a população se desespere e faça estoque de gás em casa.

Zenilto destaca que o consumidor que encontrar alguma revendedora praticando preços abusivos pode denunciar no Procon através do telefone 151.

Escrito por: Redação/Fonte: Diário da Manhã

Prefeito de Caldas Novas, preso em operação do MP-GO, é solto em Goiânia

0
Evandro Magal (PP) foi solto na noite deste sábado (22) (Foto: Reprodução)

O prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal (PP), preso pela Operação Negociata, no último dia 13 de setembro, foi solto na noite deste sábado (22). O prefeito e outras oito pessoas foram detidos pela operação do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), que investiga fraudes em licitação, pagamentos de propina e lavagem de dinheiro na Prefeitura de Caldas Novas, no Sul do Estado. A soltura foi confirmada pelo advogado de Magal, Leandro Silva.

Os investigados estavam detidos no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. Além do prefeito estavam presos também: a ex-pregoeira da prefeitura, Rosane Rodrigues, o ex-secretário de Saúde Luciano Filho; o ex-presidente do Fundo de Previdência de Caldas Novas (CaldasPrev) João Afonso Neto e Rony Lopes de Jesus, servidor municipal que trabalhava com licitações; a enfermeira Yara Bandeira Azevedo, o diretor da Secretaria de Administração de Caldas Novas, Marcos Patrício Alencar e o empresário José Júnior. Um último envolvido, Sandro Silva Guimarães, foi preso em Santa Vitória (MG) e trazido para a Capital.

Escrito por: Redação/Fonte: O Popular

Adib e Roberto Tiú falam em deixar a administração do CRAC de Catalão, diz matéria do Jornal O Catalão

0
Prefeito de Catalão, Adib Elias é um dos principais incentivadores do time de futebol na cidade de Catalão. Foto: Pidim/Reprodução

Jornal O Catalão nesta última edição, revela que o Prefeito Adib Elias Júnior e o atual presidente do Clube Recreativo e Atlético Catalano (Crac), Roberto Tiú, poderão repassar a direção do time para outro grupo assumir, aja vista as dificuldades para se montar uma equipe competitiva para o Campeonato Goiano 2019, isso se permanecer a decisão do Ministério Público local em impossibilitar repasses ao Crac de Catalão.

Leia o que diz a nota do semanário do jornalista José Pedro Júnior (Pidim).


Nova Diretoria

O Prefeito de Catalão, Adib Elias Júnior acredita que se o MP não liberar que a Prefeitura possa ajudar o Crac, provavelmente o Crac não terá condições de montar uma equipe para o próximo ano. Inclusive está abrindo mão para que ele e o Roberto Tiú deixem a administração para uma diretoria séria. O prefeito promete uma ajuda de R$ 100 mil reais, da prefeitura, para a nova diretoria para os quatro meses de campeonato.

Neste ano a Prefeitura de Catalão foi surpreendida com uma ação do Ministério Público de Catalão, a qual foi acatada pelo Juiz de Direito Dr. Marcos Vinícius Ayres Barreto, a qual impossibilitou o repasse entre município e Prefeitura no montante de até R$ 1 milhão de reais. Na época os vereadores de Catalão haviam aprovado em sessão plenária da Câmara , Projeto de Lei autorizando o repasse.

Leia também:

Decisão judicial poderá deixar Crac de Catalão fora da 2ª divisão do Campeonato Goiano 2018; Adib disse que tentará contato com mineradoras para viabilizar recursos

Após decisão judicial que impede o Crac de receber ajuda financeira da prefeitura de Catalão, diretoria mantém apresentação de elenco nesta sexta (15)

 

Escrito por: Badiinho Filho 

Movimentação da PM de Catalão durante a semana

0

Polícia Militar apreende menor infrator

Foto: Divulgação da PM/Reprodução

Na madrugada dessa segunda-feira, (17), a Polícia Militar realizava várias abordagens policiais a pessoas suspeitas em locais estratégicos em Catalão.

Ao abordar um menor infrator de 17 anos no bairro Santa Terezinha, a busca pessoal foi realizada e foram localizadas, em sua posse, 17  porções com características e odor de Crack e a importância de RS 40,00 reais em espécie.

Diante do ocorrido, o menor infrator e todo material apreendido foi encaminhado ao DP de plantão para os procedimentos cabíveis.

Polícia Militar apreende menor infratora

Foto: Divulgação da PM/Reprodução

Na noite da última segunda-feira (17), a Polícia Militar apreendeu uma menor infratora de 17 anos por cometimento e ato infracional análogo ao crime de receptação de joias e instrumentos musicais, na cidade de Catalão.

A menor infratora e os objetos furtados foram encaminhadas à presença da autoridade competente para as devidas providências.


PM realiza a prisão em flagrante de autor de furto de veiculo

Foto: Divulgação da PM/Reprodução

O agressor da sociedade, de 23 anos, natural de Paracatu/MG, teria furtado uma motocicleta em Três Ranchos e evadido sentido Catalão, na tarde da última terça-feira (18).

Após a montagem do cerco policial, o infrator da lei perdeu o controle do veículo (motocicleta) e sofreu uma queda, já na entrada da cidade de Catalão, às margens da GO 330, no Bairro Castelo Branco.

Foto: Divulgação da PM/Reprodução

Nesse momento o infrator está sendo socorrido e, posteriormente, será autuado por desobediência e furto de veículo e encaminhado ao presídio local.


Estudantes de Catalão participam de projeto de universidade particular para conhecer estrutura da Polícia Militar

Foto: Divulgação da PM/Reprodução

Na última quinta (20), a Polícia Militar participou da Feira de Profissões oferecida pela Faculdade UNA aos alunos do ensino médio.

Foto: Divulgação da PM/Reprodução

Na oportunidade os participantes ouviram sobre a carreira Policial Militar e puderam conhecer um pouco do armamento e equipamento utilizados pela PM.

Polícia Militar recupera veículo furtado

Foto: Divulgação da PM/Reprodução

Na tarde da sexta-feira, (21), a Polícia Militar recebeu informação sobre dois roubos de celulares praticados com emprego de uma faca, no início desta semana.

Após várias diligências e abordagens, o agressor da sociedade foi identificado e sua motocicleta, utilizada nos crimes e produto de roubo, foi recuperada no Residencial Estrela.

A faca utilizada nos roubos também foi apreendida.

Dessa forma, o infrator da lei deverá ser preso, posteriormente, por receptação e roubo.

Polícia Militar recupera mais um veículo furtado e prende receptadores

Foto: Divulgação da PM/Reprodução

Na tarde da sexta-feira, (21), a Polícia Militar realizou uma abordagem a um indivíduo que trafegava em uma motocicleta produto de furto em Catalão, na área Central.

Após a entrevista técnica, os PMs chegaram a um casal que teria realizado a venda do ilícito ao abordado.

A mulher, de 23 anos e o homem, de 29, residentes no Bairro Paineiras, não souberam informar a procedência do veículo.

Dessa forma, os três infratores da lei foram autuados por receptação e o veículo foi devolvido ao proprietário legal. 

Polícia Militar realiza a prisão de mais um traficante de drogas

Foto: Divulgação da PM/Reprodução

Na tarde desta sexta-feira, (21), a Polícia Militar realizou a prisão de mais um traficante de drogas.

O agressor da sociedade teria sido abordado no bairro Maria Amélia e, no interior de sua residência, foram localizadas várias porções de cocaína e aproximadamente R$ 700,00 em dinheiro, além de invólucros plásticos utilizados para preparar a droga.

Dessa forma, o traficante de drogas foi encaminhado à Delegacia de Polícia e, posteriormente, ao presídio local.

Texto e fotos: Comunicação Social do 18º Batalhão de Polícia militar de Catalão 

A partir deste sábado, candidatos só podem ser presos em flagrante

0

A partir deste sábado (22), candidatos a cargos eletivos nas eleições de outubro não poderão ser presos, a menos que seja em flagrante. A Lei Eleitoral veda prisões nos 15 dias anteriores à eleição. Após o primeiro turno, no dia 7 de outubro, a restrição valerá apenas para os candidatos que forem disputar o segundo turno.

A Lei Eleitoral também proíbe a prisão de eleitores, mas somente cinco dias antes do pletio, ou seja, a partir de 2 de outubro, os eleitores só podem ser presos em flagrante ou para cumprir sentença condenatória por crime inafiançável. A regra vale até 48 horas após a votação.

O Artigo 236 do Código Eleitoral diz que: “Nenhuma autoridade poderá, desde cinco dias antes e até 48 horas depois do encerramento da eleição, prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto”.

O juiz eleitoral ou até o presidente da mesa receptora de votos pode expedir a salvaguarda em favor do eleitor que sofrer qualquer tipo de violência na sua liberdade de votar, ou pelo fato de já haver votado. Quem desrespeitar essa garantia pode ser preso por até cinco dias.

Calendário

Neste sábado deve ser divulgado o quadro geral de percursos e horários programados para o transporte de eleitores para o primeiro e eventual segundo turnos de votação.

Hoje é o último dia para os partidos políticos, as coligações, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Ministério Público e as pessoas autorizadas em resolução específica impugnarem os programas a serem utilizados nas eleições de 2018, por meio de petição fundamentada.

Escrito por: Redação/Agência Brasil 

Os apoios da família Galdino de Ouvidor nas eleições 2018

0
Candidato a deputado estadual Thiago Simões (MDB), candidato do MDB ao Governo de Goiás, Daniel Vilela e o Excelentíssimo Senhor Prefeito de Ouvidor, Onofre Galdino (MDB). Foto: Internet/Reprodução

A cada ano eleitoral vivenciamos mudanças significativas nas campanhas eleitorais, de 1998 para a atualidade muita coisa mudou no processo eleitoral. Exemplo de forte mudança, é na questão volume de campanha, com a Operação Lava Jato a todo vapor, vimos empresários e empreiteiros serem presos, e em consequência disso, vimos o dinheiro das volumosas campanhas políticas desaparecer, ou seja, está cada dia mais escasso vermos grandes estruturas em campanhas eleitoras, a exemplo disso, está a candidatura da base governista, que não conseguiu deslanchar nas pesquisas de intenções de votos, aja vista as dificuldade de mostrar volume de campanha mesmo com a força da máquina administrativa.

Elsinho Galdino e o candidato a deputado estadual, Luiz Gustavo Sampaio (DC). Foto: Redes Sociais/Reprodução

Outra grande mudança que estamos vivenciando e o desemcabestramento de voto, ou seja, nem mesmo um chefe de família consegue encurralar todos os votos de seus próprios familiares, e um exemplo próximo de nós, está na vizinha cidade de Ouvidor, onde o poderoso reizinho da rica cidade abençoada pelas riquezas minerais, Excelentíssimo Senhor Prefeito, Onofre Galdino (MDB), apoia o candidato a deputado estadual, Professor Thiago Simões (MDB), o qual está no mesmo barco do governadoriável Daniel Vilela. Já seu irmão, empresário Elson Galdino, apoia o cartorário Luiz Gustavo Sampaio do Democracia Cristã, um dos principais entusiasmados da vitória de Caiado ao Governo de Goiás.

A conclusão é que o poderoso reizinho de Ouvidor, Excelentíssimo Senhor Prefeito, Onofre Galdino, estará no lucro em caso de vitória tanto do Senador Ronaldo Caiado (DEM) quanto de Daniel Vilela (MDB) para Governo de Goiás.  

Escrito por: Badiinho Filho 

Mesmo com candidatura de última hora Vanderlan (PP) disputa de igual para igual uma das duas vagas de Senador da República por Goiás

0
Foto: Divulga Cand TSE/Reprodução


A pesquisa Ibope divulgada pela TV Anhanguera afiliada da Rede Globo em Goiás, mostrou que Alessandro Aquino (PCO) está com 3% das intenções de votos, Agenor Mariano (MDB) 4%, Fabrício Rosa (PSOL) 1%, Jorge Kajuru (PRP) 28%, Lúcia Vânia (PSB) 26%, Luís César Bueno (PT) 2%, Professora Magda Borges (PCB) 3%, Marconi Perillo (PSDB)  29%, Professora Geli (PT) 2%, Santana Pires (Patriota) 2%, Vanderlan Cardoso (PP) 28%, Wilder Moraes (DEM) 6%, votos nulos e brancos para a 1ª vaga de Senador somam-se 15%, e para a 2ª vaga 19%. Já os entrevistados que não sabem em quem vão votar somam-se 32%.

A pesquisa Ibope encomendada pela TV Anhanguera, ouviu 812 entrevistados entre dos dias 18 e 20 de setembro. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral, no TRE, sob o número GO- 09015/2018 e no TSE sob o número de protocolo BR-09138/2018.


Escrito por: Badiinho Filho 

GO 330: motorista de 61 anos de idade morre em acidente em Pires do Rio

0
Manoel Velbe Silva, de 61 anos de idade, não resistiu e veio a óbito. Foto: Reprodução

Um acidente envolvendo dois caminhões deixou um morto na noite desta quinta-feira (20), no quilômetro 143, da GO-330, no trecho entre as cidades de Pires do Rio e Urutaí. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu por volta das 21h50, e envolveu um caminhão Mercedes Benz/L 1519, com placas de Formosa/GO, carregado com madeiras, e um caminhão Volvo /FH 400 placas de Vianópolis/GO.
 
Segundo a PRE, o caminhão Mercedes Benz deslocava na rodovia sentido Urutaí à Pires do Rio, quando envolveu em acidente, colidindo frontalmente contra a lateral traseira de uma carreta volvo que deslocava no sentido oposto, deixando o motorista do Mercedes Benz preso as ferragem e gravemente ferido.
Após o acidente a carreta Volvo perdeu a estabilidade e parou em uma ribanceira as margens da pista, já o outro caminhão parou no acostamento da rodovia.
Foto: Reprodução
 
Equipe do Corpo de Bombeiros de Pires do Rio foi acionada e após prestar os primeiros socorros ao motorista e seguida transportou ao Pronto Socorro do Hospital Municipal de Pires do Rio, mas devido à gravidade dos ferimentos o motorista identificada como Manoel Velbe Silva, de 61 anos de idade, não resistiu e veio a óbito. Já o motorista do Volvo não se feriu e foi submetido ao teste de etilômetro sendo o valor constatado de 0,00 mg/l Ainda não há informações sobre o que provocou o acidente. A PRE esteve no local e registou a ocorrência, após perícia os veículo envolvidos foram retirados do local no início da manhã de hoje (sexta-feira, 21).

 

Escrito por: Redação/Fonte: Palmelo News