Início Site Página 1685

ENERGIA ELÉTRICA CONTINUA OSCILANDO EM CATALÃO; ENEL DISSE QUE NÃO REGISTROU AUMENTO NAS RECLAMAÇÕES

0

Desde a última quinta-feira (18), quando caiu uma chuva em nossa cidade, várias pessoas usam as redes sociais para relatar problemas com o fornecimento de energia em diversos bairros de Catalão. O problema é que esses chamados piques de energia estão sendo registrados constantemente, isso desde o final do ano passado, quando o equipamento no centro de distribuição da Enel em Catalão pegou fogo por falta de manutenção, de lá para cá, essas quedas repentinas acontecem.

Na manhã de hoje, segunda-feira, 22 de outubro, alguns setores registram oscilações na energia. Em nota, a Enel Distribuição informou que não registrou reclamações aumento no número de reclamações por falta de energia em Catalão na manhã de hoje (22). Mas só lembrando que a cidade sofre com oscilações, ou seja, a energia cai e retorna na sequência.

A nota esclarece que o serviço serve normalizado, e a empresa esclareceu que na quinta-feira (18), houve um aumento de ocorrências na região devido à chuva e os fortes ventos que atingiram o município e causaram danos à rede elétrica. Leiam nota completa abaixo:


NOTA – ENEL DISTRIBUIÇÃO GOIÁS 


A Enel Distribuição Goiás informa que não registrou aumento no número de reclamações por falta de energia em Catalão na manhã de hoje (22) e que o serviço segue normalizado. A empresa esclarece que na quinta-feira (18), houve um aumento de ocorrências na região devido a chuva e os fortes ventos que atingiram o município e causaram danos à rede elétrica. A situação foi agravada pela queda de galhos e árvores sobre a fiação elétrica. A companhia ressalta que aumentou o número de equipes para restabelecer o fornecimento de energia para os clientes impactados o mais breve possível.

Escrito por: Badiinho Filho 

FINAL DE SEMANA: PM DE CATALÃO PRENDE TRAFICANTE E APREENDE ARMAS EM SANTO ANTÔNIO DO RIO VERDE

0

Preso mais um traficante de drogas em Catalão

Foto: Divulgação da PM/Reprodução

Na tarde do último sábado, 20/10, durante patrulhamento realizado na área central de Catalão, as equipes da Polícia Militar receberam informações de um rapaz que estaria conduzindo um veículo VW Gol de cor branca, estava traficando drogas nessa área. 

Depois de visualizar o veículo, os policiais militares o abordaram, sendo encontrado com o infrator da lei, de 24 anos, de posse de aproximadamente 5 kg de maconha, além de dinheiro, provavelmente oriundo do tráfico.

O rapaz foi preso e os objetos ilícitos apreendidos.

 

Polícia Militar apreende quatro armas de fogo no distrito de Santo Antônio do Rio Verde

Foto: Divulgação da PM/Reprodução

Em patrulhamento pelo distrito de Santo Antônio do Rio Verde, na manhã do último domingo, 21/10, a Polícia Militar abordou um indivíduo em atitude suspeita, de 59 anos, e localizou em sua residência, quatro armas de fogo, sendo elas: 01 rifle calibre .22 LR; 01 espingarda gauge 28, marca Boito; 01 espingarda gauge 12, marca Rossi; e 01 revólver calibre .38 SPL, marca Taurus.

Durante as buscas, em conformidade com o artigo 5°, inc. XI da CF/88, foram localizadas diversas munições nos calibres das armas apreendidas, além de insumos usados para a prática de recarga de munições.

Diante do ocorrido, as armas, munições e insumos de recarga foram apreendidos e o agressor da sociedade foi preso em flagrante.

Foto: Divulgação da PM/Reprodução


Escrito por: Redação/Fonte: 18º BPM – Catalão/GO

EQUINO QUE ESTAVA EM SITUAÇÃO DE ABANDONO E AMPARADO POR VOLUNTÁRIA, FOI SUBMETIDO A EUTANÁIA; ENTENDA O CASO

0

Animal estava em situação de abandono no Loteamento Maria Amélia I. Foto: Reprodução

Postamos aqui na última sexta-feira (19), o caso do equino que estava em situação de abandono na  rua Getúlio Dias de Oliveira, no Setor Maria Amélia I. Poucas horas depois da nossa publicação, uma voluntária e protetora de animais, Thaís Fauvel, esteve no local acompanhada de um médico veterinário, e levaram o animal que apresentava um grave ferimento em uma de suas patas traseiras, para um sítio na saída de Goiandira. Porém, o estado da mula se agravou e ela foi submetida ao protocolo de eutanásia (ato de proporcionar morte sem sofrimento a um animal doente atingido por afecção incurável que produz dores intoleráveis).

A voluntária Thaís Fauvel, explicou que a mula foi avaliada por três veterinários, e que se tratava de um animal idoso e que estava bastante debilitado. A voluntária disse ainda que durante o transporte para o sítio, o osso da pata com o ferimento deslocou e ficou exposto. Segundo Thaís, o animal não aguentaria uma transferência para a cidade mineira de Uberlândia, e em Catalão não teria condições apropriadas para dar sequência ao tratamento, e a solução para que a mula não sofresse agonizando, se fez necessário o sacrifício.

A produção do Blog do Badiinho entrou em contato com o médico veterinário, Dr. Brener Amadeu, que atendeu voluntariamente o animal, e confirmou que ele foi submetido ao protocolo de eutanásia, devido as condições clínicas e o tipo de fratura.

Essa mula, foi levada para um lar temporário, em um chácara na saída para Goiandira, sobre minha escolta e com suporte do CETAS, ou seja a Prefeitura deu todo o suporte necessário, e o protocolo de eutanásia foi realizado nesse lar temporário, porque o animal, vamos dizer, que ele acabou se machucando mais no transporte.

Animal recebeu primeiros socorros e foi levado para um lar temporário. Foto: Reprodução

Fizemos esse transporte da melhor forma possível, com realização de bandagem no animal, como em algumas fotos que você (Badiinho) teve acesso, mas era uma fratura muito complicada, exposta, enfim, esse tipo de fratura é muito difícil a reabilitação, principalmente no local de onde era, ou seja, não cabia parafusos, pinos e placas,  era uma fratura muito ruim. Então por isso os protocolos imediatos que a gente faz, as vezes controle de dor, analgesia que a gente fez no local, no atendimento eu fiz aplicações de anti-inflamatórios, fiz analgésicos, ou seja, fiz todo o aparato que o Médico Veterinário tem para fazer no local para controle de dor, até porque ela seria transportada e acabaria sentindo maior dor e o animal ao chegar ali (lar temporário), prostrou-se, ficou com muita dor e tivemos o registro de aumento de sangramento muito grande, e o animal perdeu muito sangue. Então, o protocolo indicado é aliviar o sofrimento do animal, e esse sofrimento do animal, infelizmente não temos meios de cirurgias aqui, é um local em que não caberia cirurgia, até porque o animal para ser transportado para fazer algum procedimento, teria que ser em um hospital veterinário, ou em Brasília-DF, Goiânia-GO ou em Uberlândia-MG e Uberaba-MG, que são os locais mais próximos com hospitais veterinários com melhores suportes por serem de universidades. 

O fato é que por ser naquele momento, uma sexta-feira a noite, com universidades fechadas e a maioria não tinham plantonistas, até porque eu tenho contato com algumas universidades, e até comuniquei alguns, tentei ver se tinham algum modelo e muitos falaram por esse protocolo (eutanásia) para que o animal não viesse a sofrer muito em um novo transporte, já que era uma fratura que permitisse a realização de algum procedimento, então tivemos que fazer isso, e divergindo do que algumas protetoras falam de que é para se economizar custos, tanto é que fui chamado e a protetora pagou por todo o meu procedimento, por conta que teria um aporte legal, pois ela tinha até um lar para isso, e o protocolo de eutanásia não seria feito no mesmo dia, ele seria feito no sábado (20), após toda outra avaliação de todos nós veterinários, mas o animal teve uma piora em seu quadro clínico depois do agravamento na fratura no momento do transporte, então foi preconizado o protocolo de eutanásia. Essa suposição de que o animal teria anatasiado no lixão, isso não existiu, a chácara fica próxima ao aterro sanitário, e o animal foi descartado às 10h30 da manhã do sábado (20), então esses comentários não procedem, e o horário que eles começaram a surgir, o animal nem no aterro sanitário tinha chegado para ser enterrado. Essas conversas em redes sociais é muito ruim, pois segundo relatos de moradores próximos onde o animal estava (Alvino Albino), essa fratura e outras escoriações, ele sofreu devido um acidente com veículo de passeio na GO 330 saída para Ouvidor, próximo de um Haras, na curva de um motel, porém, não posso afirmar se realmente aconteceu, mas o animal tinha  escoriações por várias regiões do corpo, disse o Médico Veterinário, Brener Amadeu Marcelino Araújo cadastrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estados de Goiás (CRMV GO -8254). 

Zona de fratura do animal. Foto: Reprodução

Na manhã de hoje, segunda-feira (22), entramos em contato com o coordenador do Centro de Triagem de Animais Silvestres, Diogo Baldin, que explicou detalhadamente o suporte dado aos voluntários que socorreram o animal.

Segundo Baldin, o CETAS foi comunicado pelo Corpo de Bombeiros, e ao chegarem no local por volta das 15h da última sexta (19), um veterinário especialista em equinos já havia sido acionado pela voluntária. Diogo explicou também que o animal encontrava-se em estado de anemia grave, isso por decorrência da forte hemorragia provocado pelo ferimento, o qual desconfia-se que foi provocado por uma acidente, porém, não existe nenhuma ocorrência registrada pelas autoridades policiais.

O coordenador do CETAS, explicou para a nossa produção que o órgão trabalha com animais silvestres,  não sendo possível leva-lo para o órgão. Durante o suporte, eles conseguiram um trailer para que o animal fosse levado para um sítio localizado na saída para Goiandira, cedido ao veterinário, para que fosse feito os atendimentos ao animal, porém, no trajeto, devido à forte anemia, o animal deitou sobre a pata fraturada e agravou mais ainda o ferimento, e ao chegarem ao local foi necessário desmontar o trailer para a remoção do animal.

Diogo Baldin, também explicou que tudo foi acompanhado pela voluntária que se dispôs a ajudar o animal após os moradores fazerem a denúncia.

Assim que conseguiram descer o animal, foi feito uma sedação e com registro de alterações cardíacas. Mas o processo de eutanásia, começou por volta das 21h de sexta-feira, e o animal foi levado para o aterro sanitário somente na manhã do dia seguinte para que fosse enterrado.

O protocolo de eutanásia segue as determinações padrões da medicina veterinária, para impedir que o animal tenha morte lenta e agonizante após descartadas todas as hipóteses de tratamento.  

Leia também: 

Equino em situação de abandono é recolhido após caso ser relato pelo Blog do Badiinho

Internauta denuncia abandono de equino ferido no setor Maria Amélia

 


Escrito por: Badiinho Filho

NO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA, MAIS UMA IDOSA FOI VÍTIMA DE ATROPELAMENTO EM CATALÃO

0

Você que é internauta assíduo do Blog do Badiinho, com certeza já leu por diversas vezes as inúmeras matéria relacionadas aos crescentes casos de atropelamentos a pessoas idosas em nossa cidade, os quais a grande maioria são registrados em ruas e avenidas movimentadas de Catalão, como foi o caso de uma senhora de 74 anos de idade, a qual foi atropelada por um motociclista, no final da Avenida JK, já no início da GO 330 saída para Goiânia.

Idoso de 74 anos foi atropelada na Avenida JK, por volta das 22h do último sábado (20). Foto: Zap Catalão/Reprodução

A senhora que sofreu vários ferimentos, foi socorrida por dezenas de militares do Corpo de Bombeiros que chegavam de viagem naquele momento e passavam pelo local do acidente. Os militares prestaram os primeiros socorros a idosa e a encaminharam ao Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão. Já o condutor da moto sofreu apenas ferimentos leves.

Deixamos o alerta aos nossos motoristas e condutores de motocicletas, que ao avistarem alguma pessoa idosa, que reduzam a velocidade e redobre a atenção, pois essas pessoas com idade mais avançada não detém de um reflexo e nem de uma coordenação motora como a de pessoas jovens.

Releiam abaixo a matéria que o Blog do Badiinho produziu no mês de maio com relação aos casos de atropelamentos aos idosos:

MAIO AMARELO: cresce o número de mortes de idosos em Catalão vítimas de atropelamentos

 

Escrito por: Badiinho Filho 

OPORTUNIDADES DE EMPREGO: VAGAS DESTA SEGUNDA-FEIRA (22/10/2018)

0

Saibam quais são as oportunidades de trabalho ofertadas através do Sistema Nacional de Emprego (SINE) por meio da Secretaria de Trabalho e Renda de Catalão (SETRAER). As vagas desta segunda-feira (22/10) são:

-Carpinteiro, com experiência na CTPS, masculino;
– Eletricista de Manutenção em Eletromecânica, com Experiência na CTPS. Masculino;
– Empregado domestico, com experiência, feminino;
-Encarregado de obras civil, com experiência na CTPS, masculino;
-Manicure, com experiência, feminino;
– Moto taxista, que tenha moto própria. Ambos os Sexos;
– Mecânico industrial, com experiência na CTPS, bombas, válvulas e tubulações, curso técnico, masculino;
-Promotor de vendas, com experiência, ambos os sexos;
-Técnico instrumentista, com experiência na CTPS, em sistemas eletrônica e automação industrial, masculino;
– Torneiro Mecânico, com Experiência na CTPS, Conhecimento em Processos de Usinagem, Leitura e Interpretação de Desenhos Mecânicos. Masculino.


Informações sobre as vagas podem ser obtidas na sede da secretaria, na Avenida 20 de agosto, 1857, Centro, em frente a Caixa Econômica Federal.

Observação: Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio.

PRF REGISTRA ACIDENTES NOS TREVOS DE ACESSO AOS SETORES CASTELO BRANCO E PONTAL NORTE

0

Quem mora nos setores Pontal Norte ou Castelo Branco, sempre convivem com um problemão, atravessar a BR 050 para ir as demais partes da cidade e para voltar para a seus lares. O caso mais emblemático e que se agrava a cada ano, é o trevo do Posto JK, pois além do Castelo Branco, nas últimas décadas sugiram outros dez novos bairros, e por conta deste crescimento de setores, o número de pessoas que vão e vêm também teve elevada crescente.

Em horários de picos, atravessar o trevo do JK é um grande desafio de paciência, já que enormes filas se formam nos dois sentidos, ou seja, tanto para quem vai do Castelo Branco ao centro ou vice versa. O fim desse sofrimento virá com a duplicação da BR 050, mas enquanto isso, a situação se agrava e acidentes neste locais continuam crescendo dia após dia, como os dois que foram registrados no último final de semana, onde em um deles, uma mulher teve ferimentos graves: 


Carro de passeio e bicicleta se envolvem em acidente no trevo do Posto JK

Acidente entre carro de passeio e bicicleta foi registrado na manhã do último sábado (20). Foto: Arnaldo/Reprodução

O primeiro acidente aconteceu na manhã do último sábado, 20, por volta das 08h30, envolvendo um veículo de passeio e uma bicicleta. A PRF informou que o homem que conduzia a bicicleta foi encaminhado ao Pronto Socorro da Santa de Catalão por socorristas da concessionária que administra a rodovia.  

Carro e caminhão se envolvem em acidente no trevo de acesso do bairro Pontal Norte 

Duas pessoas ficaram feridas em acidente no trevo do bairro Pontal Norte. Foto: Redes Sociais/Reprodução

O Segundo acidente foi registrado na noite de ontem, domingo (21), no trevo de acesso ao bairro Pontal Norte, envolvendo um veículo de cargas e um carro de passeio.

Segundo informações da PRF, o condutor do veículo de passeio teria adentrado a rodovia e colidindo-se lateralmente no caminhão.

O carro de passeio era ocupado por duas pessoas, o motorista e uma passageira, os quais foram socorridos e encaminhados ao Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão por uma equipe de resgate da concessionária que administra a rodovia. A PRF informou que a passageira teve ferimentos graves, e o motorista do caminhão nada sofreu. 

Escrito por: Badiinho Filho/Com informações da PRF

Inscritos no Enem podem checar local de provas a partir de hoje

0
Foto: Reprodução

Os estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 podem acessar a partir de hoje (22) os cartões de confirmação da inscrição. Para consultar o documento, é necessário acessar a página do participante, onde deve ser colocado o CPF e senha ou baixar em seu celular o aplicativo Enem 2018. A primeira etapa do exame será aplicada no domingo, dia 4 de novembro.

O cartão reúne os dados do estudante, o endereço do local, a data e hora da aplicação da prova, além das informações sobre a língua estrangeira escolhida e recursos de acessibilidade, se tiverem sido solicitados. Caso tenha problema com as informações do cartão ou dificuldade de acesso ao documento, o estudante pode entrar em contato com o MEC pelo telefone 0800616161 ou pelo link Fale Conosco, no site do Enem.

Com a entrada em vigor do horário de verão no mesmo dia da primeira etapa do Exame, em 4 de novembro, o Ministério da Educação recomenda que os inscritos fiquem atentos aos horários de abertura e fechamento dos portões dos locais de prova em cada estado.

O MEC recomenda também que o estudante faça antes o trajeto até o local da prova, organizando o planejamento. A sugestão é que os participantes comecem a ajustar o horário de sono e dormir mais cedo uma semana antes do dia da prova.


Confira os horários do fechamento dos portões

No Distrito Federal e nos estados do Espírito Santo, de Goiás, Minas Gerais, do Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e São Paulo, os portões abrem às 12h e fecham às 13h.

Nos estados de Alagoas, do Amapá, da Bahia, do Ceará, Maranhão, de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, do Pará, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí, Rio Grande do Norte, de Sergipe, do Tocantins, os portões abrem às 11h e fecham às 12h.

No Amazonas, em Rondônia e Roraima, os portões abrem às 10h e fecham às 11h. No Acre, os portões abrem às 9h e fecham às 10h, no horário local.

Escrito por: Redação/Agência Brasil 

10ª CAVALGADA COMITIVA COWBOYS DO LAÇO DE TRÊS RANCHOS

0

Acontece amanhã, dia 21 de Outubro, a 10ª Cavalgada Comitiva Cowboys do Laço de Três Ranchos. O evento tem a parceria da Prefeitura de Três Ranchos.

A concentração será as 10 horas, na Praça da Estação, em frente ao posto de gasolina, entrada da cidade, e a chegada será no ranchão Lago Azul, onde será servido um delicioso almoço para todos. Logo após terá show com Bruno Vilassa.

Segundo a organização do evento, são esperado mais de 250 cavaleiros e um almoço para mil pessoas será preparado. 


Escrito por: Badiinho Filho

65 anos de Ouvidor e Três Ranchos; cidades de diferentes realidades financeiras

0
Três Ranchos, cidade do Lago Azul e do mito da política do Estado de Goiás, ex-prefeito Eurípides Pereira. Foto: Vinícius Martins/Reprodução

Dia 19 de outubro as cidades de Ouvidor e Três Ranchos comemoram 65 anos de emancipação política. Distantes cerca de 15 Km uma da outra, as realidades são bem diferentes. Ouvidor, devido as mineradoras tem uma das maiores arrecadações proporcional do Estado de Goiás, enquanto Três Ranchos tem apenas o royalty da Usina da Emborcação e Fundo de Participação dos Municípios (FPM), comum a todos os outros mais de 5 mil municípios do Brasil.

Em Três Ranchos, o turismo na cidade do Lago Azul é uma das bandeiras que o jovem, humilde e popular, Hugo Deleon tenta a cada dia solidificar mais e assim elevar o nível de empregabilidade, diferente do município vizinho rico, que faz a política do pão e circo. 

Escrito por: Badiinho Filho/Com informações do Jornal O Catalão 

Prefeito de Três Ranchos, Hugo Deleon (PSDB), é flertado pelo vice-prefeito de Catalão, João Sebba (MDB)

0
Foto: Jornal O Catalão/Reprodução

Reafirmando que a política é muito dinâmica e constantemente pode mudar de cenário, foi que o vice-prefeito de Catalão, Dr. João Sebba (MDB), jogou um flerte diretamente ao atual prefeito da cidade de Três Ranchos, Hugo Deleon de Carvalho (PSDB), político de destaque em nossa região por sua competência e humildade, virtudes essas que lhe rendem alta popularidade não somente no município de Três Ranchos, quanto nas cidades circunvizinhas.

A declaração de João Sebba (MDB) que foi destacada somente agora pelo jornalista José Pedro Júnior ‘Pidim, foi dada na cerimônia de transmissão de cargo, ocorrida no dia 27 de agosto deste ano, quando Sebba assumiu a prefeitura da cidade a pedido de Adib Elias, para que ele pudesse dedicar todo seu tempo a coordenação da campanha do Governador eleito, Senador Ronaldo Caiado (DEM).

O que levou Hugo a prestigiar a transmissão de cargo a João Sebba (MDB) naquele dia? Foi sua grande amizade com o Haroldo Calaça, ex-vice-prefeito de Três Ranchos, e atual atual chefe de gabinete de Hugo. Haroldo Calaça é genro de João Sebba, e claro, o prefeito da cidade do Lago Azul, a participação de Deleon naquele evento, mostrou que é um político moderno, estadista e diferenciado. Sobre a reação desse flerte, o jeito é esperar o futuro chegar.

Prefeito da cidade turística de Três Ranchos, Hugo Deleon (PSDB) e Dr. João Sebba, vice-prefeito de Catalão. Foto: Internet/Reprodução

Escrito por: Badiinho Filho