Início Site Página 1667

Assembleia aprova licença prêmio para juízes

0
Foto: Reprodução

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (27), em segunda votação, um projeto de reestruturação organizacional do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) com emenda jabuti que estabeleceu a licença prêmio para juízes no Estado. O benefício foi incluído no texto por voto em separado do líder do Governo, Francisco Oliveira (PSDB), que acatou relatório de Jean Carlo (PSDB). Jean costurou seu parecer após negociação com juízes e desembargadores na Assembleia.

Na emenda aditiva de Francisco, no voto em separado, o texto diz que se aplicam, aos membros do Judiciário, dispositivos jurídicos constantes das leis complementares que regulamentam as carreiras do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO). Os artigos citados – 108 a 110 da Lei Complementar 25/98 e 138 a 141 da Lei Complementar 130/17 – tratam dos termos da concessão das licenças. 

Como o benefício não está previsto na Lei Orgânica da Magistratura (Loman), a emenda acrescenta ainda que “em casos e eventual conflito das normas previstas no caput, aplicar-se-á a regra mais favorável”.

Polêmico, o benefício já havia sido discutido mas foi suspenso em julho, durante autoconvocação da Casa no recesso parlamentar, depois de intenso debate entre a Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), o Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (Sindijustiça) e a Ordem dos Advogados do Brasil Seção Goiás (OAB-GO).

O Projeto de Lei 4816/18 foi aprovado em primeira votação na última quinta-feira (23), em sessões extraordinárias tanto da Comissão Mista quanto do Plenário, convocadas ao longo da tarde. No mesmo dia, recebeu emenda do deputado Paulo Cezar Martins e o voto em separado do líder, mas não estava disponível para consulta no Portal da Transparência da Casa. Desde então, apesar dos rumores de que a licença prêmio estaria na proposta, a Diretoria Legislativa não liberou os termos do relatório, da emenda e do voto em separado – a reportagem só conseguiu acesso ao texto na tarde desta terça-feira.

 

Escrito por: Redação/Jornal O Popular 

Campanha Novembro Azul faz alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata com a mensagem “a vida não é um jogo”

0

A campanha Novembro Azul, criada e desenvolvida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em 2011, a fim de conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, tem este ano o lema: “A vida não é um jogo”. “O slogan visa alertar a população masculina que não se pode deixar a saúde de lado, ao acaso”, explica a presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira. A campanha incorpora a temática dos campos de futebol e cria o cartão azul, que tem a função de alertar os homens para a necessidade de realizar os exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal para diagnosticar a doença o mais cedo possível. O cartão é o ícone das ações que acontecem durante o mês todo no Brasil, em diversos eventos e também em partidas de futebol.

A abertura oficial do Novembro Azul ocorreu em frente à sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) em 31 de outubro. Diversas ações serão realizadas por todo o país ao longo do mês. Além da distribuição de folhetos informativos sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata com uma chamada divertida – “Junte-se ao time da prevenção e marque um golaço pela sua saúde”, foram oferecidas à população masculina a aferição de pressão, peso e de circunferência abdominal. Para a presidente do Instituto Lado a Lado, o papel da entidade é oferecer informações confiáveis aos cidadãos, “sobretudo em termos de fake news”, reforça. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 13 mil mortes deverão ser registradas no Brasil em 2018 em função da doença, sendo a segunda maior causa de óbito por câncer entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pulmão.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), homens a partir de 50 anos devem procurar um médico para fazer o exame de próstata. Quem tem parentes de primeiro grau com a doença ou histórico da enfermidade, também, homens negros, devem começar a fazer o exame antes, aos 45, segundo a entidade2. O rastreamento é composto por um exame de sangue para determinar o nível de uma proteína, conhecida como PSA ou antígeno prostático específico, que em excesso na corrente sanguínea pode indicar alterações na próstata, e pelo exame de toque retal.

Dados da SBU mostram que cerca de 40% dos diagnósticos de câncer de próstata são feitos por meio do PSA, outros 40% pelo PSA e toque retal e o restante detectado apenas no exame de toque3. “Quem identifica precocemente o câncer de próstata possui chance de cura de até 90%, de modo que exames devem ser solicitados por um médico e, no caso de um diagnóstico positivo, é recomendável que o homem procure um oncologista para que possam decidir juntos pelo melhor tratamento”, reforça o oncologista Fernando Maluf, diretor associado do Centro de Oncologia da Beneficência Portuguesa de São Paulo, membro do Comitê Gestor do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein e do Comitê Científico do Instituto Lado a Lado pela Vida e um dos porta-vozes da campanha Novembro Azul no país. “Ter acima de 50 anos, ser sedentário, ter uma alimentação inadequada e fatores genéticos, como histórico familiar da doença, combinados, aumentam a chance de surgimento da doença, daí a importância dos exames anuais”, alerta o Dr. Maluf.

Arsenal terapêutico – Em agosto deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ampliou a indicação da enzalutamida para tratamento do câncer de próstata resistente à castração não metastático. Com a ampliação, a terapia passou a ser a primeira e única medicação oral aprovada para câncer de próstata resistente à castração tanto metastático quanto não metastático no Brasil. A aprovação teve como base os resultados do estudo clínico fase 3 PROSPER – pesquisa clínica que avaliou a segurança e a eficácia do medicamento. “Os resultados do estudo foram bem significativos. Um deles, por exemplo, foi o aumento em mais de 70% da sobrevida livre de metástase, em fases mais precoces da doença”, explica Machado Moura, diretor médico sênior para América Latina da Astellas Farma Brasil, farmacêutica japonesa responsável pelo medicamento.

Políticas públicas – Debater a importância de políticas públicas de prevenção e tratamentos eficazes para a saúde masculina é a proposta do IV Fórum Ser Homem no Brasil, evento realizado em 14 de novembro no Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília (DF). Promovido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, o encontro contou com a presença de parlamentares, representantes do Ministério da Saúde, profissionais e gestores de saúde; representantes de órgãos regulatórios como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), representantes de hospitais e de associações de pacientes. Para mais informações acesse: http://www.ladoaladopelavida.org.br/

Referências

1 Instituto Nacional de Câncer (Inca). Disponível no site. Acessado em 6/11/2018.

2 Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Disponível no site. Acessado em 6/11/2018.

3 Instituto Vencer o Câncer. Disponível no site. Acessado em 6/11/2018.

 

Escrito por: Redação

Moradores do Pontal Norte prometem se unir com população do Castelo Branco para nova manifestação

0
Moradores do Pontal Norte realizaram manifestação e impediram por mais de 1 hora trafego na BR 050 no último dia 14 de novembro. Foto: Badiinho

Os moradores do bairro Pontal Norte que em parceria com a Associação de Moradores, paralisaram a rodovia federal BR 050 por mais de 1 hora no último dia 14 de novembro, cobrando esclarecimentos da concessionária MGO Rodovias, detentora da concessão e responsável pelas obras de duplicação da BR 050, já concentradas no município de Catalão, prometem novo ato.

Desta vez, a promessa de nova ação de protesto será no trevo de acesso ao Castelo Branco e outros 10 setores adjacentes, os quais também sofrerão impactos com as obras de duplicação da rodovia federal.

Sem data prevista, moradores do Pontal Norte prometem se unir com população do bairro Castelo Branco e outros 10 setores adjacentes para novo ato de manifesto. Foto: Drone Super Catalão – Blog do Badiinho

Segundo o presidente da Associação de Moradores do bairro Pontal Norte, Ney Edvaldo, “eles estão aguardando a resposta da MGO e, dependendo dela, iremos fazer sim novas manifestações até que a comunidade seja ouvida”, disse ao Blog, Ney Edvaldo.

Cinco dias após o protesto dos moradores do Pontal Norte, a empresa disse que contratou uma empresa com anuência da Agência Nacional de Transportes Terrestres para a realização de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), para adequação das obras de duplicação da BR 050 de acordo com a realidade atual, pois segundo eles, o projeto original é de 2012, e não atende mais as necessidades da população de Catalão.

Quanto aos trevos de acesso, especificamente no trevo do Pontal Norte, alvo de protestos no último dia 14 de novembro, a MGO disse que o anteprojeto (projeto funcional) com as alterações propostas ao projeto original, elaborado pela MGO Rodovias, com a participação e concordância da Prefeitura Municipal de Catalão, contempla um acesso da rodovia ao bairro, o que não havia no projeto original. Leia nota:

Duplicação da BR-050 em Catalão – Nota complementar de esclarecimento

A MGO contratou uma empresa terceirizada, com anuência ANTT, para realizar um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA com o objetivo de adequar as obras de duplicação da BR-050 à realidade atual (o projeto original é de 2012) e assim atender melhor às necessidades atuais das comunidades locais. A MGO pediu e recebeu informações das secretarias municipais de planejamento sobre plano diretor dos municípios e projetos de desenvolvimento urbano para subsidiar o estudo. Assim, os projetos executivos de obras mais complexas, no perímetro urbano de municípios como Catalão e Cristalina, por exemplo, poderão ser alterados, caso seja aprovados pela ANTT, a quem já foi entregue o estudo.

Para tranquilizar os moradores do município e, particularmente do Bairro Pontal Norte, esclarecemos que o anteprojeto (projeto funcional) com as alterações propostas ao projeto original, elaborado pela MGO Rodovias, com a participação e concordância da Prefeitura Municipal de Catalão, contempla um acesso da rodovia ao bairro, o que não havia no projeto original. O estudo com as alterações propostas (não só essa) está sendo analisado pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, que regula e fiscaliza o contrato de concessão, a quem cabe aprovar ou não as mudanças propostas. Somente após o parecer da ANTT poderemos dar informações adicionais, inclusive sobre o prazo de execução da obra de duplicação nesse trecho da rodovia (início e fim).

O Blog do Badiinho solicitou nova atualização das informações referente ao tema, mas até a publicação desta matéria nossa solicitação não havia sido respondida pela assessoria da MGO Rodovias.

Leia também:

Moradores do bairro Pontal Norte realizam manifestação e interditam BR 050 por mais de 1 hora

Moradores do bairro Pontal Norte farão protesto na BR 050 nesta quarta-feira (14) para reivindicar construção de viaduto

Escrito por: Badiinho Filho

Casal ficam feridos em acidente de moto com carro na GO 330 entre Catalão e Ouvidor; usuários se queixam das condições da rodovia

0
Foto: Reprodução/De Olho na Cidade

Na tarde de ontem, um grave acidente foi registrado na GO 330 entre Catalão e Ouvidor, deixando um casal feridos, um homem de 45 anos e uma mulher de 54 anos de idade.

Segundo informações, o acidente foi registrado na conhecida baixada do alambique, no Km 27, onde uma motocicleta em que estava o casal e um carro de passeio se colidiram.

As vítimas foram encaminhadas ao Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão com vários ferimentos. O condutor do veículo não teve ferimentos.

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que esteve no local para registrar a ocorrência e sinalizar a rodovia até que os veículos envolvidos fossem retirados, não informou o que teria ocasionado o acidente, mas o motorista teria relatado que a motocicleta teria invadido a pista contrária.

Motoristas e demais usuários da rodovia entre Catalão e Ouvidor, fazem queixas da falta de manutenção na GO 330, única rodovia que liga Catalão a Ouvidor e Três Ranchos, que além ser sem acostamento, sofre com a falta de manutenção da malha asfáltica.

 

Escrito por: Badiinho Filho

Marconi Perillo muda para São Paulo e arruma novo emprego

0
 Foto: Reprodução

O ex-governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB), derrotado nas eleições deste ano na corrida para o Senado, está fora da política. No entanto, Marconi conseguiu um novo emprego na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que pertence à família de Benjamin Steinbruch. Perillo já está trabalhando como consultor da companhia há 15 dias.

Em julho deste ano, o ex-governador do Estado criou, ao lado de sua mulher Valéria Perillo, a MV Consultoria, que foi contratada pela CSN para prestar serviços. A contratação de Marconi, segundo as informações divulgadas, foi articulada pelo governador eleito de São Paulo, João Dória (PSDB).

No início do mês, o Diário Central de Goiânia levantou a possibilidade do ex-governador assumir um cargo na empresa. Segundo a publicação do veículo, uma conversa entre um empresário e um politico durante um voo, no final de outubro, trouxe o tema à baila.

Marconi Perillo chegou a ser preso na Operação Cash Delivery

Como a legislação eleitoral não permite a prisão de investigados durante o processo eleitoral, Marconi Perillo, compareceu na quarta-feira (10/10) na sede da PF, em Goiânia para prestar depoimento sobre o seu envolvimento na Operação Cash Delivery, deflagrada uma semana antes das eleições de 2018.

Durante o depoimento, o ex-governador foi preso preventivamente e passou a noite na sede da PF, em Goiânia. Marconi Perillo recebeu o habeas corpus no dia seguinte, e atualmente responde o processo em liberdade.

Operação Cash Delivery

A Operação Cash Delivery foi desencadeada a partir de investigação depois de delação de executivos da Odebrecht, que alcança empresários, agentes públicos e doleiros pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Ao todo, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão temporária, expedidos pela 11ª Vara da Justiça Federal de Goiás, nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Pirenópolis e Aruanã, Campinas e São Paulo.

Durante a ação, foram apreendidos R$ 940.260 na casa de Márcio Garcia de Moura, policial militar e motorista de Jayme Rincón. Outros R$ 79 mil foram apreendidos na casa de Jayme, além de 2,4 mil euros, 80 libras esterlinas, 101 dólares e 15 pesos argentinos.

 

Escrito por: Redação/Dia Online

Unidade móvel do Hemocentro de Catalão realiza blitz no centro para assegurar estoques de sangue para o final de ano

0
Unidade Móvel do Hemocentro Regional de Catalão ficará em frente a Praça Getúlio Vargas, na Avenida 20 de agosto, até às 16 horas de hoje. Foto: Reprodução/Redes Sociais

A unidade móvel do Hemocentro de Catalão, está desde o início da manhã desta terça-feira (27), estacionado na principal Avenida 20 de agosto, próximo à Praça Getúlio Vargas, a disposição das pessoas que queiram fazer a doação de sangue.

Segundo o Médico Neurologista e diretor do Hemocentro Regional de Catalão, Dr. Éder Cássio Ribeiro, a pessoa para doar, deve rogar de bom estado de saúde, ter mais de 50 quilos, ter tomado um lanche leve e estar com um documento oficial com foto em mãos.

O diretor do Hemocentro afirmou ainda ao Blog do Badiinho, que o objetivo desta campanha é assegurar o estoque das bolsas de sangue na regional de Catalão para essa época de fim ano, a qual fica sempre em estado alerta devido a possibilidade de aumento dos números de acidentes.

A Unidade Móvel do Hemocentro Regional de Catalão ficará em frente a Praça Getúlio Vargas, na Avenida 20 de agosto, até às 16 horas de hoje. 

 

Escrito por: Badiinho Filho 

PM prende três pessoas por tráfico de drogas; 700 gramas de crack foram apreendidos

0
700 gramas de crack foram apreendidos pela Polícia Militar na noite da última segunda-feira (26/11). Foto: Reprodução/Divulgação da PM

Na noite de ontem, segunda-feira (26), após denúncia anônima, a Polícia Militar realizou abordagens a suspeitos de associação criminosa para o tráfico de drogas no Bairro Maria Amélia em Catalão.

Após as buscas, os policiais localizaram três grandes porções de substâncias entorpecentes com forte odor e coloração de pasta base de cocaína (700 gramas de crack).

Três maiores de idade, de 22, 25 e 28 anos, e um menor, de 16, foram todos detidos e encaminhados ao DP para aplicação das providências cabíveis.

 

Escrito por: Redação-Texto: Reprodução/Comunicação 18º BPM 

Enel vai reinaugurar escritório em Catalão na próxima quarta-feira (28)

0
Foto: Alex Malheiros

A Enel Distribuição Goiás inaugura nesta quarta-feira (28), às 16h, a nova loja de atendimento de Catalão, localizada na Rua Americano do Brasil, 31, Centro. A agência passou por uma revitalização completa da estrutura e da forma de atendimento e agora terá um novo layout, baseado em um conceito chamado lado a lado, no qual os clientes ficam mais próximos dos atendentes, valorizando a agilidade e a satisfação dos consumidores. Além disso, as unidades também contam com equipamentos de autoatendimento, que aumentam a capacidade de operação das lojas e agilizam os serviços prestados aos clientes.

A Enel está revitalizando diversas lojas de atendimento no Estado. A mudança faz parte da nova identidade e posicionamento globais da Enel, baseados na plataforma Open Power, que se traduz na abertura para mais pessoas, novas tecnologias, novos usos da energia e novas parcerias como pilares da estratégia e enfoque operacional do Grupo. No total, serão 35 agências modernizadas até o final de 2018. As unidades de Goiânia, Senador Canedo, Rio Verde, Jataí, Porangatu, Planaltina de Goiás, Anicuns, Iporá, Aragarças, Jussara, Alexânia, Niquelândia, Piracanjuba e São Luís de Montes Belos foram as primeiras a serem remodeladas. Ainda serão inauguradas as lojas de Aparecida de Goiânia, Catalão, Itumbiara, Anápolis e Luziânia.

A empresa também está ampliando os canais de atendimento não presenciais, como o Call Center, o site da distribuidora (www.eneldistribuicao.com.br), os perfis nas redes sociais Facebook (https://www.facebook.com/EnelClientesBR/)  e Twitter (https://twitter.com/enelclientesbr) e o aplicativo Enel Goiás, que pode ser baixado gratuitamente para iOS (https://apple.co/2MyhjVr) e Android (). Outra iniciativa para otimizar o atendimento é o projeto de atendimento móvel, iniciado em maio deste ano e que já atendeu mais de oito mil clientes em todo o Estado. As agências móveis contam com dois atendentes cada e disponibilizam, em uma van itinerante, todos os serviços que são prestados em uma agência fixa, encurtando distâncias e facilitando o atendimento aos clientes.

Foto: Alex Malheiros
Foto: Alex Malheiros

Escrito por: Badiinho Filho 

Oportunidade de emprego: vagas desta terça-feira (27/11)

0

Saibam quais são as oportunidades de trabalho ofertadas através do Sistema Nacional de Emprego (SINE) por meio da Secretaria de Trabalho e Renda de Catalão (SETRAER). As vagas desta terça-feira (27/11) são:

1-Auxiliar administrativo com experiência na CTPS, CNH A, Excel ambos sexo;
2-Auxiliar de secagem de grãos, com disponibilidade para alojar, masculino, Temporária;
3-Auxiliar de limpeza com experiência, feminino;
4-Classificador de grãos com experiência, informática básica disponibilidade para alojar masculino, Temporária;
5-Operador de secador com experiência disponibilidade para alojar masculino, temporária;
6-Tratorista agrícola com experiência na CTPS, CNH B, masculino com disponibilidade para alojar, temporária;

 

Informações sobre as vagas podem ser obtidas na sede da secretaria, na Avenida 20 de agosto, 1857, Centro, em frente a Caixa Econômica Federal.

Observação: Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio.

Carro-forte é explodido por criminosos na BR-040

0
Bandidos explodiram carro-forte na 040 próximo de Cristalina-GO. Foto: Reprodução/Redes Sociais

A explosão de um carro-forte assustou condutores que passavam pela BR-040, próximo à Cristalina (GO), na tarde de ontem segunda-feira (26/11). A ação, orquestrada por um bando criminoso, ocorreu por volta das 15h30. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), quatro pessoas estavam dentro do veículo, mas, por sorte, ninguém se feriu.

Segundo a PRF, o carro-forte se deslocava de Paracatu (MG) sentido Brasília. Em uma subida o caminhão perdeu força e um veículo dos criminosos se aproximou, atirando contra pára brisa. Os seguranças tentaram retornar mas não conseguiram, assim, abandonaram o veículo e se esconderam entre os matos na margem na pista. Eles afirmam que ouviram quatro explosões e acreditam que os assaltantes levaram menos de R$100 mil. O automóvel só tinha feito uma coleta em um mercado até aquele momento. 

Após o ocorrido, a pista foi interditada no sentido Paracatu (MG). Até a última atualização desta reportagem, ninguém havia sido preso. Os suspeitos fugiram em direção à cidade mineira e a polícia segue à caça do bando, de acordo com a PRF. 

Em um primeiro momento, a PRF informou que teria havido troca de tiros entre policiais e os bandidos. Mas a declaração foi retificada por volta das 18h50 desta segunda. Não há informações sobre a dinâmica do ataque. 

Um veículo Nissa Livina foi encontrado por volta das 18h20 desta segunda, na entrada de uma das fazendas próximas ao local do ataque ao carro-forte. A suspeita é que o carro tenha sido usado pelos assaltantes, mas a informação não foi confirmada. 

Veículo Nissa Livina foi encontrado por volta das 18h20 desta segunda, na entrada de uma das fazendas próximas ao local do ataque ao carro-forte. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais

 

Escrito por: Redação/Correio Braziliense