23 de outubro de 2021

Outubro registra quase 200 mm de chuva em Catalão; nova frente fria está a caminho de Goiás e promete mais chuva ainda neste final de semana

Um outubro chuvoso, é o que registrou Catalão e cidades da região sudeste de Goiás. Foto: Badiinho Filho

O professor e coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFAT), Rafael Ávila, emitiu ontem, sexta-feira (22), uma nova nota técnica, a qual informa a chegada de uma nova frente fria ao Estado de Goiás, e junto com ela, a previsão de mais chuva que deve cair ainda neste final de semana.

Ávila, ao Badiinho, pediu que alertássemos os nossos leitores e seguidores da possibilidade de chuvas fortes, que podem vir para a nossa região acompanhada de ventos fortes, raios e até mesmo granizo.

Outra relevante informação dada por Rafael Ávila, foi o volume de água que caiu somente neste mês de outubro, sendo registrados quase 200 mm de chuva em menos de 30 dias, correspondendo 65% da média histórica. Leia abaixo a nota técnica:

NOTA TÉCNICA – CLIMATOLOGIA DA UFCAT| Áreas de instabilidades perderam força e intensidade nos últimos dois dias e o tempo atmosférico voltou a ficar firme. Entretanto, o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO), apontam o avanço de uma frente fria pelo Brasil vinda da região sul, que vai propiciar a formação de áreas de instabilidade em nosso Estado e com isso teremos pancadas de chuvas isoladas que podem ser localmente fortes, vir acompanhadas de rajadas de vento, raios e eventualmente granizo.

Sexta-feira e sábado serão de sol com variação de nebulosidade, teremos a formação de áreas de instabilidade e consequentemente possíveis pancadas de chuvas isoladas. A previsão é que a partir de domingo teremos a chegada da frente e fria e mudança nas condições do tempo atmosférico.

Catalão já registrou até agora em outubro de 2021 o total de 191,8 mm, o que corresponde a 65% acima da média histórica.

Informações: Professor Rafael de Ávila Rodrigues

Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT

FONTE: CIMEHGO/INMET

 

Publicado por: Badiinho Filho