As Polícias Civil e Militar de Goiás deflagraram, na manhã desta terça-feira (21), a Operação Integrada Sentinela, em Catalão e região. A ação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.
A operação foi conduzida pelo Grupo Especial de Investigações Criminais (GEIC) da 9ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Catalão, com apoio das 1ª e 2ª Delegacias Distritais de Polícia, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), além das delegacias de Ipameri, Goiandira, Pires do Rio e Orizona, e da 8ª Companhia de Policiamento Especializado (CPE) do 9º Comando Regional da PM.
Mandados e prisões
Dessa forma, durante a ação, as equipes cumpriram 18 mandados de busca e apreensão domiciliar e um mandado de prisão preventiva. Ao todo, seis pessoas foram presas, uma por prisão preventiva e cinco em flagrante, após os policiais encontrarem porções de drogas durante as buscas.
Os mandados foram cumpridos em diversos bairros de Catalão, incluindo Jardim Primavera, Jardim Paraíso, Jardim Florença, Vila Wilson Guimarães, Evelina Nour, Vila Chaud, Vila Cruzeiro, Nossa Senhora de Fátima, Teotônio Vilela, Bairro das Américas e Residencial dos Lucas. Além disso, também houve cumprimento de mandado em Goiandira.
Itens apreendidos
Assim, as equipes apreenderam porções de crack, cocaína e maconha, além de um simulacro de arma de fogo, uma motocicleta utilizada nas atividades criminosas, aparelhos celulares, anotações e outros materiais relacionados ao tráfico de entorpecentes.
Resultado da investigação
Segundo a Polícia Civil, a operação foi resultado de meses de investigação. Assim, as apurações revelaram uma cadeia de comando estruturada, com integrantes responsáveis pela aquisição, armazenamento e distribuição de drogas para revenda em “bocas de fumo” da cidade e região.
Dessa forma, após as formalidades legais no GEIC, todos os presos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição do Poder Judiciário.
Compromisso das forças de segurança
Portanto, as Polícias Civil e Militar reforçaram o compromisso conjunto no combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado. As instituições destacaram que a integração entre as forças de segurança foi fundamental para o êxito da operação.
Assista o vídeo disponível no perfil do Blog do Badiinho no Instagram:

