13 de março de 2022

OBRA DO CENTRO DE DEPENDENTES QUÍMICOS DE CATALÃO ESTÁ CONCLUÍDA, MAS AINDA SERÁ INAUGURADA, DIZ PREFEITURA

Fachada do Centro de Dependentes Químicos de Catalão Dona Joana Gomide Margon (CDQC), em Catalão. Foto: Foto: Secom – Pref. de Catalão/Reprodução.

A prefeitura apresentou à comunidade o Centro de Dependentes Químicos de Catalão Dona Joana Gomide Margon (CDQC), na última quinta-feira (10/03). A obra começou em julho do ano passado e só agora foi concluída. A inauguração, que ainda não tem data prevista, deve acontecer depois que a estrutura for equipada.

O complexo, que fica no Bairro Conquista, custou cerca de R$ 10 milhões aos cofres do município e tem 2.131 m2 de área construída, em uma área total de 15.000 m².

“Temos ainda que adquirir o mobiliário e contratar os profissionais que vão trabalhar aqui, seguindo as normas do Sistema Único de Saúde (SUS). Logo após esse processo, o Centro estará pronto para funcionar e será inaugurado”, disse Velomar.


Homenagem

Foto mais recente de Dona Joaninha, tirada ao lado do Senhor Haley Margon Vaz durante evento de inauguração do Instituto João Margon Vaz, ocorrido em agosto de 2019. Foto: Reprodução/Arquivo – Blog do Badiinho.

Joana Gomide Margon, esposa do ex-prefeito de Catalão Haley Margon, foi homenageada com o nome da unidade. Quando foi primeira dama do município, ela ajudou dependentes químicos, na década de 1980, e fundou uma casa de recuperação de alcoólatras.

Dona Joaninha não apoiava a ideia da primeira dama ser mera figura ilustrativa e ficou conhecida como “mãe dos catalanos” pelo trabalho social prestado à comunidade.

Durante a apresentação do CDQC, a família Margon anunciou que vai doar R$ 100 mil para que a clínica possa iniciar as atividades.

O local deve contar com 65 leitos masculinos e 29 femininos; consultórios (clínico geral, psicologia, psiquiatria, assistência social e terapia ocupacional) e salas de enfermaria; refeitório completo; piscina; quadra poliesportiva; campo de futebol e galpão para oficinas profissionalizantes.

CDQC vai contar com 65 leitos masculinos e 29 femininos. Foto: Secom – Pref. de Catalão/Reprodução.

 

Publicado por: Badiinho Moisés