6 de abril de 2021

NA SANTA CASA DE CATALÃO, FALTA DO KIT INTUBAÇÃO PODE INTERROMPER ATENDIMENTO NA ALA COVID A PARTIR DA PRÓXIMA SEMANA; COMUNICADO FOI EMITIDO PELA DIREÇÃO DA UNIDADE NA MANHÃ DE HOJE

Falta de medicamentos (Kit Intubação) na Santa Casa de Catalão pode comprometer atendimento aos pacientes com Covid-19. Foto: Google Maps/Reprodução.

No final da manhã desta terça-feira (06/05), a direção da Santa Casa de Misericórdia de Catalão informou por meio de um comunicado publicado em suas redes sociais, que a unidade hospitalar poderá interromper os atendimentos da ala destinada aos pacientes com Covid-19, isso já na próxima semana, pois segundo a direção, a Santa Casa tem enfrentado dificuldades da admitir pacientes na Unidade de Terapia Intensiva da ala da Covid-19 em função da falta de medicamentos, os chamados Kits Intubação.

De acordo com a nota, os estoque que a Santa Casa de Catalão possui, são insuficientes para que continuem operando em sua capacidade máxima, e que a admissão de novos pacientes se dará gradualmente, conforme a chegada desses medicamentos.

De acordo com a nota, no dia 24 março deste ano, a unidade enviou ofícios para a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, Ministério Público (MPGO), Conselho Federal de Medicina, Conselho Regional de Medicina (CRM-GO), bem como demais gestores, os alertando para que interferissem na recomposição dos estoques de medicamentos necessários para a intubação e tratamento da Covid-19 em níveis normais.

A unidade hospitalar afirmou também que tenta diariamente a realização da compra desses medicamentos com fornecedores de todo o Brasil, vários deles estão em falta, além dos preços estarem superelevados, cintando como exemplos: (fevereiro de 2020, quando o medicamento Fenatinil 10ml custava em média R$ 3,40, já em março de 2021 está custando R$ 5,33. Outro medicamento que teve assustadora foi o Midazolam 50mg, que em fevereiro de 2020 era comprado R$ 2,66, mas atualmente está sendo vendido pelo preço de R$ 24,01.

Com a superelevação dos preços, a Santa Casa de Catalão não conseguiu realizar as compras desses medicamentos, bem como não conseguiu receber doações dos insumos necessários para que os pacientes continuem sendo tratados na UTI da unidade como: Fentanil (anestésico), Atracúrio (bloqueador neuromuscular), Midazolan (sedação), Cisatracúrio, Metilprednisolona, Propofol, Rocurónio, medicamentos que detém de estoques para atendimento por essa semana.

Até a publicação dessa matéria a Prefeitura de Catalão ainda não havia se posicionado.  O Badiinho ainda fará contato com a Secretaria de Estado da Saúde e com o Ministério Público ainda na tarde desta terça-feira (06).

Imagem: Reprodução/S. Casa de Catalão

Escrito por: Badiinho Filho