6 de março de 2018

Mototaxistas de Catalão articulam criação de sindicato para defender a classe

Mototaxistas se reuniram para discutirem projeto que tramita no legislativo catalano. (Foto: Reprodução/TV Anhanguera).

Um assunto que está gerando muita discussão é um Projeto de Lei que regulamenta os serviços de mototaxistas, motofretistas e motoboys na cidade de Catalão. O Projeto de Lei criado pelo executivo, que tramita na Câmara e pode ser votado pelos vereadores de Catalão a qualquer momento. Antes da publicação da matéria, a produção do Blog do Badiinho teve acesso a pauta da sessão, dentre os projetos, o acima referido estava incluso na pauta da 6ª sessão ordinária desta terça-feira, 06 de março, para ser deliberado. 

No último dia 28 de fevereiro, uma audiência pública com a participação de representantes da Prefeitura Municipal, como SMTC, Comunicação, Vereadores e trabalhadores atuantes na categoria discutiu alguns pontos do Projeto de Lei. Entre os questionamentos feitos pelos mototaxistas está com relação ao tempo de uso das motocicletas. Cleiton César Superintende da Superintendência Municipal de Trânsito de Catalão (SMTC), disse que o projeto segue em apreciação pelos vereadores.

De acordo com a SMTC, a Lei que regulamenta a atividade é de 1999 e está defasada, e é por isso que é tão importante o projeto.

Na noite de ontem, terça-feira, 05 de março, uma reunião foi promovida no auditório do Centro Cultural Labib Faiad, com a participação de 50 mototaxistas, onde por aproximadamente uma hora, eles discutiram o Projeto de Lei que regulamenta a profissão na cidade de Catalão.

 “Um dos itens do projeto, é que para trabalhar como motoxistas, uma das exigências é que a moto terá que ter sido fabricada de 2010 para frente, e hoje, a grande maioria desses trabalhadores detém de motos com ano de fabricação abaixo do que está sendo exigido no projeto”, disse o mototaxista Rodolfo Willian, que lidera o movimento.

Mototaxista Rodolfo Willian. Foto: (Reprodução/TV Anhanguera)

Escrito por: Badiinho Filho

Fotos: Reprodução