8 de maio de 2019

MOSAIC FERTILIZANTES FAZ TESTE DE SIRENES EM CATALÃO NESTA QUINTA-FEIRA (09/05)

Mineradora Mosaic Fertilizantes testará sirenes nesta quinta-feira (09/05). Foto: Divulgação/Reprodução

Por meio de novata enviada ao Blog do Badiinho, a empresa mineradora Mosaic Fertilizantes, comunica que amanhã, quinta-feira (09/05), das 08h às 17h, realizará testes de funcionamento de suas sirenes do Complexo Mineroquímico de Catalão. A nota diz ainda que a medida faz parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens (PAEBM), a qual foi alinhada com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros do município. Leia o comunicado abaixo:


COMUNICADO MOSAIC FERTILIZANTES

A Mosaic Fertilizantes realizará testes de funcionamento das sirenes do Complexo Mineroquímico de Catalão e proximidades nesta quinta-feira (09.05). A medida faz parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens (PAEBM) e foi previamente alinhada com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

 A mensagem “Atenção! Este é um teste da sirene do sistema de alarme” poderá ser veiculada a qualquer momento no período entre 8h e 17h. As seis estruturas instaladas contemplam parte da comunidade Córrego Fundo, onde há aproximadamente seis propriedades na Zona de Autossalvamento.

 Não há qualquer risco iminente, portanto, as pessoas não precisarão deixar suas casas. O sistema de alerta sonoro é preventivo e visa garantir a segurança da comunidade em caso de emergência.

MINERADORA TEVE BARRAGEM INTERDITADA

No início do mês de abril, a Agência Nacional de Mineração (ANM) interditou a barragem de rejeitos dessa mesma mineradora, por ela não ter apresentado no tempo certo, os laudos técnicos que comprovam a instabilidade da barragem junto ao órgão. A Mosaic Fertilizantes, em um primeiro momento, afirmou que a barragem não oferecia riscos de rompimento e afirmou que pediu um novo prazo para apresentar a documentação, mas poucos dias depois, acionou o Plano de Ação de Emergência para Barragens (PAEBM) e paralisou parcialmente sua produção. Clique aqui e leia matérias relacionadas ao tema.

 

Escrito por: Badiinho Filho