4 de abril de 2018

Mortalidade de Peixes na Represa do Clube Povo; Secretário de Meio Ambiente de Catalão afirma que mudanças climáticas está provocando as mortes

Peixes estão morrendo na Represa do Clube do Povo. (Foto: Reprodução/TV Anhanguera).

Desde a semana passada, peixes estão morrendo na represa do Clube do Povo, os quais muitos deles também estão sendo avistados no Córrego Pirapitinga. A redação do Blog do Badiinho recebeu algumas imagens deste peixes mortos, posteriormente esses peixeis continuaram aparecendo, muitos deles, na Avenida Raulina Fonseca Paschoal, no centro da cidade, bem em frente a sede da ACIC/CDL. 

Os peixes que estão morrendo são da espécie tilápia. O Secretário de Meio Ambiente de Catalão, Idelvone Mendes, disse que a mortandade destes peixes estão acontecendo devido as variações na temperatura, afirmando ele, que mais peixes podem morrer nos próximos dias. 

Secretário de Meio Ambiente de Catalão, Idelvone Mendes. (Foto: Reprodução/TV Anhanguera). 

“Isso é um fenômeno natural que acontece nessa época do ano, durante a mudança do verão para o outono, ou seja, devido a inversão térmica nas madrugas, com a temperatura caindo até 5 graus em um período muito curto. Como a tilápia é um peixo exótico, ele é muito sensível, e isso provoca a sua mortandade, é o que está acontecendo no lago do Clube do Povo e consequentemente no Ribeirão Pirapitinga”, afirmou Idelvone Mendes, titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão. 

O Secretário disse ainda que mais peixes ainda podem morrer. “Se persistir o fenômeno das inversões térmicas durante as madrugadas nas madrugadas, a tendência é que isso vá continuar acontecendo por alguns dias e até muitas vezes acentuando mais a mortandade, pois estamos caminhando para um período mais frio do ano”

O Secretário de Meio Ambiente disse que não aconselha o consumo deste peixes que são encontrados mortos. 

 

Escrito por: Redação 

Fotos: Reprodução/TV Anhanguera