29 de março de 2013

Morre aos 93 anos ex-governador Mauro Borges

Foto: Reprodução

Morreu nesta manhã, aos 93 anos de idade, no hospital Anis Rassi, em Goiânia, o ex-governador de Goiás, Mauro Borges Teixeira, que estava internado desde o dia 16 de março, para tratamento de uma pneumonia, o ex-governador respirava com ajuda de aparelhos.

Trajetória

Foto: Reprodução

Mauro Borges iniciou sua carreira política em 1958, ano em que conseguiu se eleger deputado federal, já na década de 60, ou seja, dois anos depois venceu as eleições e se consagrou govenador de Goiás. Em 1964 foi derrubado do cargo pela ditadura militar e no ano seguinte, foram cassados os seus direitos políticos.

Mauro Borges foi preso em 1966 no Rio Grande do Sul, e teve seus direitos políticos cassado. O ex-governador só foi anistiado 13 anos depois, em 1979 no termino da década de 70, onde veio a assumir a presidência regional do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o qual, se tornou posteriormente o PMDB.

Em 1982 voltou novamente a assumir um cargo público, onde foi eleito Senador. Depois de quatro anos e após romper com o PMDB, do ex-governador Ires Rezende, disputou novamente o governo do estado de Goiás, desta vez pelo PDC, e em uma eleição disputadíssima, foi derrotado na época por Henrique Santillo. Em 1990 conseguiu uma cadeira na Câmara dos deputados, onde encerrou sua carreira.

O velório do ex-governador está marcado para iniciar as 10h da manhã, no cemitério Jardim das Palmeiras e o sepultamento será realizado no final da tarde.

(Matéria feita com informações do Goiás 247)