anuncie

4 de janeiro de 2021

MORADORES DE CATALÃO REGISTRARAM CHUVA DE GRANIZO NA TARDE DO ÚLTIMO DOMINGO (03/01)

Leitora registrou chuva de granizo em Catalão. Foto: Leitora/Reprodução

Na tarde de ontem, uma chuva de granizo caiu sobre a cidade de Catalão, e foi registrada pelos moradores que enviaram vídeos ao Badiinho.

De acordo com o coordenador Rafael Ávila, coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), em cerca de duas horas, choveu 54,2, o que corresponde a 20% a média histórica para o mês de janeiro.


SOBRE A CHUVA DE GRANIZO

A chuva de granizo que ocorreu na cidade de Catalão na tarde deste domingo (03/01/2021), foi devido a formação e intensificação de fortes áreas de instabilidade na região Centro sul de Goiás, através de uma frente fria que se afasta do Brasil, na altura do litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

A Estação Convencional do INMET registrou 41,6mm e Automática 54,2 mm, Estação de Tratamento de Água (ETA-DIMIC) da Superintendência de Água e Esgoto (SAE) foi 26,4 mm Restaurante Comunitário (Avenida Raulina Fonseca) 39,4mm.

O granizo se formou através da nuvem cumulonimbus, responsável pela ocorrência também de trovões e relâmpagos. A água ao evaporar quando chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, viram gelo. Congelado, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode aguentar e cai, em forma de pedra de gelo, que chamamos de granizo.

As informações da matéria foram enviadas pelo professor Rafael Ávila, do Laboratório de Climatologia da UFCAT, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).


LEITORA REGISTROU A CHUVA DE GRANIZO EM CATALÃO E ENVIOU PARA O BADIINHO!

Escrito por: Badiinho Filho