9 de abril de 2023

METABASE E MINERADORA CMOC AFIRMAM SEGURANÇA DE BARRAGEM APÓS TRANSBORDAMENTO DURANTE FORTE CHUVA EM CATALÃO

Mina de nióbio onde fica a barragem de rejeitos desativada. Foto: Divulgação/Sindicato Metabase

No último sábado (08), a cidade de Catalão foi atingida por uma forte chuva que gerou rumores sobre um possível colapso de uma das barragens de rejeitos da mina de nióbio, em Ouvidor. As informações se espalharam rapidamente pelas redes sociais, preocupando a população e os colaboradores da mineradora CMOC Brasil. Felizmente, a barragem não se rompeu e tudo não passou de um falso alarme.

A mineradora CMOC Brasil emitiu uma nota informando que a chuva intensa causou o acúmulo de água pluvial na barragem 1A da unidade de Nióbio, que está desativada e em processo de descaracterização. Isso resultou no transbordamento das leiras de proteção, levando as águas para o talude, mas sem comprometer a segurança da estrutura.

Especialistas em barragens da mineradora, acompanhados pelo presidente do Sindicato Metabase e consultores externos, avaliaram a situação e atestaram a estabilidade e segurança da barragem. Isso descartou a possibilidade de acionamento do plano de emergência. A mineradora CMOC Brasil informou que comunicou a ocorrência ao Corpo de Bombeiros e à Agência Nacional de Mineração (ANM).

Metabase e mineradora atestaram segurança da barragem. Foto: Divulgação/Sindicato Metabase

O Sindicato Metabase também divulgou uma nota informando que esteve no local para verificar a segurança dos trabalhadores após saber do ocorrido. Com as estimativas técnicas realizadas, foi constatado que não houve comprometimento da segurança da barragem e que a situação estava controlada.

Presidente do Sindicato Metabase durante visita técnica na mina de nióbio após boataria de rompimento de barragem de rejeitos. Foto: Divulgação/Sindicato Metabase


ASSISTA AOS VÍDEOS QUE FORAM COMPARTILHADOS NAS REDES SOCIAIS AFIRMANDO ROMPIMENTO DE BARRAGEM:

NOTA À IMPRENSA

Catalão, 8 de abril de 2023.

A CMOC Brasil informa que constatou que, em decorrência das intensas chuvas ocorridas hoje (8) na região, houve acúmulo de água pluvial na barragem 1A da unidade de Nióbio – que se encontra desativada e em processo de descaracterização –, ocasionando o transbordo das leiras de proteção onde ocorrem as obras. Com esse transbordo e com a falta de vegetação nessa fase de descaracterização, as águas fluíram para o talude, mas sem comprometer a segurança da estrutura.

A equipe especializada em barragens da CMOC, em conjunto com consultoria externa responsável pelos relatórios de estabilidade das barragens, avaliou as condições estruturais do local e atestou a total estabilidade e segurança do empreendimento, não sendo necessário acionamento do plano de emergência.

A companhia informa que o Corpo de Bombeiros e o Sindicato Metabase, representado pelo presidente Diego Hilário, também comprovaram que não há riscos para os trabalhadores e comunidade.

Toda a ocorrência foi registrada e informada para a Agência Nacional de Mineração (ANM).

A empresa ressalta ainda que esse tipo de caso é natural em períodos de grandes precipitações pluviométricas e que possui plano de contingência – já implementado para corrigir os danos causados pelas chuvas de hoje.

A CMOC também destaca que todas as barragens operam normalmente e de forma segura, atendendo aos critérios e requisitos nacionais e internacionais de segurança.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CMOC BRASIL

 

METABASE EM AÇÃO

Na tarde de sábado dia 08/04/2023 por volta das 16:15h recebemos mensagens e vídeos, de um transbordo de água na barragem de rejeitos da planta de Nióbio da Cmoc.

Imediatamente o nosso presidente e alguns diretores se deslocaram até a empresa afim de verificar as informações e entender o real acontecido.

Após conversar com alguns representantes da empresa e o pessoal do monitoramento de barragens fomos informados que a barragem está estável e com todos os índices de monitoramento dentro dos parâmetros normais, segundo a empresa o que ocorreu foi apenas um transbordo de material e água excedentes e acumulados na borda de contenção da barragem.

O Sindicato Metabase esta atuando sempre dentro das limitações legais que o sindicato possui para preservar a segurança e o ambiente de trabalho da categoria, diz o presidente do Metabase Diego Hilário.

 

Publicado por: Badiinho Moisés