16 de outubro de 2020

MDMA: NOVA DROGA EM CATALÃO É APREENDIDA E HOMEM É PRESO

A Polícia Civil, por meio do Genarc (Grupo Especializado no combate à drogas) apreendeu hoje, em Catalão 175 comprimidos de Ecstasy, 48 pontos de LCD, tabletes de maconha “in natura” (um inteiro e outros fracionados), além de porções de MDMA, uma droga sintética que começou a circular agora na cidade. Um homem de 29 anos foi preso.

Segundo a Polícia, essa apreensão, não tem a ver com a de Ecstasy apreendida em Três Ranchos, no início do mês. Os policiais chegaram ao homem por meio de investigação que envolveu também a Polícia Civil de Minas Gerais. Com ele foi apreendida também uma arma, um revólver calibre .38 e cinco munições intactas.

Foto: Polícia Civil

De acordo com informações, a droga conhecida com MDMA (sigla para 3,4-metilenodioximetanfetamina), é uma espécie de Ecstasy melhorada, provoca distúrbios importantes no organismo e, em casos extremos, leva à morte por falência hepática, hipotermia ou parada cardíaca. Segundo as autoridades, a droga começou a circular no Brasil há 10 anos e a mistura com outras substâncias como bicarbonato de sódio, causando vômito e diarreias nos usuários. Descoberta por jovens e adultos de classe média, a droga é absorvida em pó colocado diretamente na língua. O seu consumo leva menos de 30 segundos e leva de 10 a 20 minutos para percorrer a corrente sanguínea e chegar ao cérebro. Provoca efeitos alucinógenos e estimulantes, porém altera a regulação dos neurotransmissores, o organismo fica em estado de hipersensibilidade, o que amplia percepções como o sentimento de prazer.

Foto de capa: ilustrativa

Escrito por: Cristina de Mesquita