O Hemocentro de Goiás deu início à campanha Junho Vermelho, um movimento nacional de incentivo à doação de sangue. Com o lema “Doe sangue, salve vidas”, a iniciativa busca sensibilizar a população sobre a importância desse gesto solidário. O foco principal neste ano é a convocação de doadores com tipos sanguíneos negativos (A-, B-, O- e AB-), que estão com os estoques mais baixos.
Estoques em risco e aumento da demanda
A redução nas coletas ameaça o atendimento em 223 unidades de saúde atendidas pela Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo), em todo o estado. Ademais, o Hemocentro também alerta para o mês de julho, tradicionalmente marcado por queda nas doações devido às férias escolares. Por isso, reforça a necessidade de doações agora em junho, a fim de garantir a manutenção dos estoques.
Ações de mobilização em todo o estado
Durante o mês, as nove unidades da Rede Hemo – localizadas em Goiânia, Catalão, Rio Verde, Ceres, Jataí, Formosa, Iporá, Porangatu e Quirinópolis – irão promover atividades especiais para incentivar a doação voluntária. Além disso, a campanha será reforçada nas redes sociais do Hemocentro com histórias inspiradoras de doadores e receptores.
“Cada doação pode salvar até quatro vidas. É um ato simples, rápido e seguro, mas com um impacto imenso. Nosso objetivo é mobilizar a sociedade para esse gesto de amor ao próximo”, reforça Daynara Vilar, diretora de Captação e Atendimento a Doadores do Hemocentro de Goiás.
Quem pode doar?
Assim, para doar sangue, é necessário:
-
Estar saudável;
-
Ter mais de 50 kg;
-
Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização dos pais ou responsáveis);
-
Apresentar documento com foto válido em todo o território nacional.
Atenção:
-
Quem tomou vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para doar.
-
Já para a vacina da gripe, o intervalo é de 48 horas.
Agendamentos e coletas externas
O agendamento pode ser feito pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457. Além disso, empresas e instituições também podem solicitar a unidade móvel do Hemocentro. Para isso, é necessário reunir ao menos 120 interessados e enviar a solicitação pelo e-mail hemocentro.captacao@idtech.org.br ou telefone (62) 3231-7925.
Com informações da Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

