Ícone do site Badiinho

Junho Vermelho: Hemocentro de Goiás reforça campanha por doação de sangue

Ao longo do mês, diversas atividades serão ofertadas aos interessados que comparecerem às nove unidades da rede em Goiânia, Catalão, Rio Verde, Ceres, Jataí, Formosa, Iporá, Porangatu e Quirinópolis - Foto: Suzana Meira

O Hemocentro de Goiás deu início à campanha Junho Vermelho, um movimento nacional de incentivo à doação de sangue. Com o lema “Doe sangue, salve vidas”, a iniciativa busca sensibilizar a população sobre a importância desse gesto solidário. O foco principal neste ano é a convocação de doadores com tipos sanguíneos negativos (A-, B-, O- e AB-), que estão com os estoques mais baixos.

Estoques em risco e aumento da demanda

A redução nas coletas ameaça o atendimento em 223 unidades de saúde atendidas pela Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo), em todo o estado. Ademais, o Hemocentro também alerta para o mês de julho, tradicionalmente marcado por queda nas doações devido às férias escolares. Por isso, reforça a necessidade de doações agora em junho, a fim de garantir a manutenção dos estoques.

Ações de mobilização em todo o estado

Durante o mês, as nove unidades da Rede Hemo – localizadas em Goiânia, Catalão, Rio Verde, Ceres, Jataí, Formosa, Iporá, Porangatu e Quirinópolis – irão promover atividades especiais para incentivar a doação voluntária. Além disso, a campanha será reforçada nas redes sociais do Hemocentro com histórias inspiradoras de doadores e receptores.

“Cada doação pode salvar até quatro vidas. É um ato simples, rápido e seguro, mas com um impacto imenso. Nosso objetivo é mobilizar a sociedade para esse gesto de amor ao próximo”, reforça Daynara Vilar, diretora de Captação e Atendimento a Doadores do Hemocentro de Goiás.

Quem pode doar?

Assim, para doar sangue, é necessário:

Atenção:

Agendamentos e coletas externas

O agendamento pode ser feito pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457. Além disso, empresas e instituições também podem solicitar a unidade móvel do Hemocentro. Para isso, é necessário reunir ao menos 120 interessados e enviar a solicitação pelo e-mail hemocentro.captacao@idtech.org.br ou telefone (62) 3231-7925.

 

Com informações da Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Sair da versão mobile