Ao menos dez maternidades da rede pública estadual vão implantar um novo sistema de identificação digital neonatal. O objetivo é reforçar os protocolos de segurança e evitar trocas de recém-nascidos. O projeto Identificação Neonatal Goiás está sendo lançado nesta sexta-feira (10) pelo governador Ronaldo Caiado (UB) e faz parte das ações em celebração ao Dia da Criança, comemorado no domingo (12).
A iniciativa une esforços das Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP) e da Saúde (SES), por meio da Polícia Civil.
Pela primeira vez no Brasil, as impressões digitais dos bebês serão coletadas logo após o parto, ainda no centro cirúrgico. O procedimento garante o registro preciso da criança e vincula os dados à mãe, eliminando o risco de trocas. Nesta primeira fase, dez maternidades vão participar do programa.
As unidades que aderirem integralmente aos protocolos do projeto receberão o Selo Maternidade Segura. A certificação reconhece o compromisso com a proteção infantil e destaca o cuidado como diferencial de qualidade na rede pública.






