25 de janeiro de 2024

Imprensa nacional destaca segurança em Goiás e Caiado pode alavancar candidatura ao Planalto

Queda nos índices de criminalidade contribuíram com a alta aprovação do governador Ronaldo Caiado. Foto: Reprodução

Sob a liderança do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), na presidência do Consórcio Brasil Central, a colunista Roseann Kennedy, do jornal O Estado de São Paulo, destacou sua posição como o governador mais bem avaliado do Brasil. Caiado, com uma aprovação de 72% da população goiana, segundo pesquisa Atlas/Intel, é também o líder no ranking entre os 27 chefes de executivos do país.

A colunista ressaltou que Caiado pretende unir os governadores em prol do avanço da política de segurança com foco na tolerância zero nos estados. Essa abordagem, aliada aos sucessos na segurança pública em Goiás, pode impulsionar as ambições do governador goiano de concorrer à Presidência em 2026. O Consórcio Brasil Central, agora liderado por Caiado desde 23 de janeiro, reúne gestores do Centro-Oeste, Tocantins, Maranhão e Rondônia.

O jornal apontou que a segurança é uma das principais fontes de insatisfação do eleitorado com o governo de Lula, mas observou que é exatamente nessa área que Ronaldo Caiado goza de grande popularidade. Desde que assumiu o governo em 2019, a segurança pública de Goiás passou por transformações significativas. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), Goiás registrou a maior redução nos índices de homicídios no Brasil e é atualmente considerado um dos estados mais seguros do país.

Ronaldo Caiado enfatizou seu compromisso com a tolerância zero e segurança plena: “Sei como recebi o Estado e sei como é ter tolerância zero e segurança plena. A população também. Em áreas do entorno, por exemplo, onde havia maior criminalidade, implementamos a política de tolerância zero e fui reeleito com mais de 70% dos votos em algumas dessas cidades”, declarou Caiado à Coluna do Estadão.

Além disso, o jornal destacou que o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), mencionou o sucesso de popularidade de Caiado para justificar medidas mais rígidas nas ações policiais em São Paulo em uma entrevista ao jornal.

Escrito e publicado por: Badiinho Moisés/Com informações Nos Opinando