15 de setembro de 2017

Hospital Nasr Faiad realiza palestra sobre depressão e prevenção ao suicídio para os colaboradores

O Hospital Nasr Faiad  aderiu à campanha do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio. Como parte da campanha, realizou uma palestra de conscientização para os colaboradores sobre a importância de falar sobre a depressão e o suicídio.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida em todo o mundo. A informação choca e alerta ao mesmo tempo. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, 32 pessoas cometem suicídio todos os dias. Para especialistas, nove em cada 10 casos poderiam ser evitados com encaminhamento correto ao tratamento.

O psiquiatra Dr. Héber Rosa e a psicóloga do Hospital Nasr Faiad, Dayane Braz, ministraram a palestra, onde abordaram aos colaboradores sobre o suicídio, como proceder com os pacientes que tentaram suicidar e também sobre a importância de cuidar da saúde mental.

Dr. Héber ainda falou sobre os motivos que levam as pessoas a cometer esse ato. “Não dá para especificar o motivo de uma pessoa cometer o suicídio, mas muitas causas do suicídio estão relacionadas a algum transtorno psiquiátrico, como mudanças repentinas de humor, a bipolaridade, depressão e também ansiedade”, destaca.

A psicóloga Dayane Braz ressalta que várias atitudes podem e devem ser tomadas para evitar esse comportamento e a primeira delas é não ter receio de falar sobre o suicídio. “A melhor maneira de ajudar uma pessoa que tem predisposição ao suicídio é falar sobre ele. Foi criado um tabu em cima desse problema que nos afasta de ajudar quem precisa, a pessoa que manifesta essa vontade, nunca deve ser ignorada”. A psicóloga destaca ainda que ao menor sinal que uma pessoa apresente de querer tirar a própria vida, deve-se procurar ajuda de profissionais da saúde.

 

Escrito por: Redação/Ascom HNF

Foto: Reprodução/Comunicação HNF