13 de março de 2013

Habemus Papam! Argentino Jorge Mario Bergoglio é novo pontífice

Foto: DivulgaçãoFoto: Reprodução

O argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, é o novo Papa. Por volta das 16h10, seu nome foi anunciado pelo cardeal protodiácono Jean-Louis Tauran na sacada da Basílica de São Pedro. O pontífice foi apresentado ao público logo em seguida e recebido com euforia pela multidão que tomava a Praça de São Pedro. O novo Papa adotou o nome de Francisco I.

Os sinos tocaram por volta das 19h05 no Vaticano (15h05 de Brasília) desta quarta-feira, quando a fumaça branca finalmente saiu da chaminé. No segundo dia de conclave, os cardeais enfim chegaram a um consenso na Capela Sistina e escolheram quem será o novo Papa.

A multidão que aguardava o anúncio na noite fria da Praça de São Pedro comemorou a decisão com gritos de “Viva o Papa”. Foram necessárias cinco votações para que o novo pontífice fosse selecionado.

O carderal protodiácono, o mais velho dos cardeais diáconos, foi o responsável por anunciar o sucessor de Bento XVI. Jean-Louis Tauran fez o anúncio histórico, saudando a multidão com “irmãos e irmãs” em sete idiomas e em seguida o novo líder da Igreja Católica apareceu na sacada da Basílica de São Pedro. 

Jorge Mario Bergoglio nasceu em 17 de dezembro de 1936. Ele é arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires desde 28 de fevereiro de 1998. Em consistório em 21 de fevereiro de 2001, presidido por João Paulo II, Bergoglio recebeu o título de cardeal-presbítero de São Roberto Bellarmino.

O número de votos recebidos pelo candidato não será divulgado oficialmente, mas a quantidade mínima necessária era de dois terços dos 115 cardeias, ou seja, 77 votos. 

Bento XVI anunciou, no começo de fevereiro, que deixaria o cargo no dia 28 do mesmo mês. Alegando não estar mais disposto para as funções de Papa devido ao cansaço, ele foi o primeiro pontífice a renunciar nos últimos 600 anos. Desde sua renúncia, o agora Papa emérito vive em Castel Gandolfo, a 25 km do Vaticano.

Fonte: Sidney Rezende